MATEMÁTICA - 6ºs ANOS A/B/C - PROFª MIRLEY
2ª ATIVIDADE – 2º BIMESTRE
Olá, alunos! Espero que todos estejam bem.
UNIDADE TEMÁTICA: GEOMETRIA
HABILIDADE DO CURRÍCULO PAULISTA: EF05MA18: Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e/ou com o uso de tecnologias digitais.
Caso vocês não tenham assistido às videoaulas no CMSP, ou queiram assisti-las novamente, cliquem nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Nv-v-Bw8ekM
https://www.youtube.com/watch?v=aldDh1pt52M
https://www.youtube.com/watch?v=wQxW3ygLoYE
https://www.youtube.com/watch?v=xtAfRQoR88w
https://www.youtube.com/watch?v=x9gNpAghJkc
https://www.youtube.com/watch?v=XIhzZlspsIc
QUESTÕES:
1º) Utilizando a notação para nomear segmentos, nomeie os três lados do triângulo FGH a seguir, lembrando que os lados são segmentos.
2º) Observe os triângulos ABC e DEF a seguir:
Complete as sentenças:
A) O lado AB corresponde ao lado ______.
B) O lado AC corresponde ao lado ______.
C) Os lados BC e _______ são correspondentes.
3º) O pentágono MNPQR é uma ampliação do pentágono HIJKL, conforme representados a seguir:
Complete as sentenças:
A) O lado HL corresponde ao lado ______.
B) Os lados IJ e ______ são correspondentes.
4º) Represente com um desenho o que se pede:
a) um ângulo reto
b) um ângulo agudo
c) um ângulo obtuso
5º) Relacione a primeira coluna com a segunda.
a) ângulo reto ( ) menor que 90°
b) ângulo agudo ( ) igual a 90°
c) ângulo obtuso ( ) maior a 90°
6º) Identifique os ângulos abaixo:
7º) Observe, na malha quadriculada a seguir, o quadrilátero BETO e sua ampliação MILA.
a) Qual o ângulo correspondente ao ângulo BÊT? Qual a medida deles?
b) Na ampliação do quadrilátero BETO, as medidas dos ângulos correspondentes sofreram alguma alteração?
8º) Assinale a alternativa correta:
Quando um polígono é reduzido, podemos afirmar que:
(A) As medidas de seus ângulos não se alteram.
(B) As medidas de seus ângulos e de seus lados se alteram
(C) As medidas de seus lados não se alteram.
9º) Observe as figuras na malha quadriculada abaixo:
Elas são proporcionais em sua forma e tamanho? Quais figuras são proporcionais?
10º) O pai de Enzo quer construir uma piscina no sítio onde mora, então resolveu pegar uma malha quadriculada e produzir o modelo para a construção da piscina. Observe o desenho feito por ele:
Porém, sugeriu que o filho fizesse uma redução da figura de modo que suas dimensões se tornassem duas vezes menores. Enzo não compreendeu as especificações dadas pelo pai, então reproduziu de diferentes formas. Analise as reduções das figuras feitas por Enzo e ajude escolher qual a redução correta.
👉Data de entrega: até 04/06/2021
👉Resolvam as questões em seu caderno de Matemática. Peço que ao final da atividade tirem as fotos no sentido vertical, e me enviem.
Qualquer dúvida entrem em contato através do e-mail:
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Bons estudos!
Profª Mirley
ATENÇÃO Esta atividade também está postada no Google Classroom.
Seguem o links/convites de cada sala, lembrando que o acesso só acontece se você estiver "logado" com seu e-mail institucional e sua senha.
6º ano A - https://classroom.google.com/c/MjY1MTY4NzM4Nzgx?cjc=4yavltu
6º ano B - https://classroom.google.com/c/MjY0MDIzNjI2MTQ4?cjc=owzoh7m
6º ano C - https://classroom.google.com/c/Mjk2NzYzMDc1Mjg1?cjc=sqwnsqt
Bons estudos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário