Olá, alunos. A atividade desta semana é baseada na aula do dia 20/05 do CMSP: A Desconstrução do Sujeito. Nesta aula, o professor nos traz os pensadores franceses Paul Ricoeur e Michel Foucault para tratar da desconstrução do conceito iluminista de "Sujeito", ou seja, aquele indivíduo cuja principal característica é a razão e que, após ser educado, poderia deixar para trás os preconceitos e andar guiado pela luz do pensamento racional.
Paul Ricoeur denomina Marx, Nietzsche e Freud como "Mestres da suspeita", pois são estes os filósofos que desafiam este pensamento iluminista.
Para Marx, a realidade material da sociedade determina as ideias. Uma ideia não é defendida por estar mais ou menos certa, mas como reflexo do modo como ele vive, do modo como o trabalho é organizado, de acordo com interesses das diferentes classes sociais e assim por diante.
Para Nietzsche, inspirado por outro filósofo alemão chamado Arthur Schopenhauer, a razão, por diversas vezes, apenas mascara os instintos. É comum, inclusive, que a razão exista não como modo de iluminar e trazer a verdade, mas para criar desculpas para os instintos. A pessoa age por irracionalidade, por um conjunto de forças que ele não consegue explicar ou controlar, e então inventa uma razão para ter agido daquele modo.
Seguindo estes pensadores, Freud desenvolve uma teoria do inconsciente, ou seja, de tudo aquilo que guia nossos atos e que nós não percebemos e, portanto, em grande medida, não controlamos. Assim, uma grande parte de nosso "Eu", de nossa personalidade e dos motivos dos nossos atos, estão escondidos, ocultos e ainda por cima, quando estes desejos se contrariam demais à imagem que criamos de nós mesmos, é comum reprimi-los, jogá-los, assim por dizer, para o inconsciente, de modo que eles continuam nos afetando, mas ainda mais descontrolados.
Nesta redação buscaremos, então, falar sobre este lado escuro da mente humana, sobre estas forças - materiais, biológicas, inconscientes - que guiam nosso "Eu".
É um assunto naturalmente difícil falar sobre aquilo que, justamente, esconde-se sob a percepção, mas não esqueça de manter seu argumento coerente e estruturado, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Favor enviar a atividade ao google classroom ou pelo e-mail: Rodrigobraga@prof.educacao.sp.gov.br
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário