ATIVIDADE 2 – 2º
BIMESTRE
PROJETO DE VIDA –
7º ANO
(Data da entrega: 04/06/2021)
Olá, alunos dos sétimos anos!
Esperamos que todos estejam bem!
Aqui está a segunda atividade (segundo bimestre) da
disciplina de Projeto de Vida.
Esta atividade também está no Google Classroom.
Vocês assistiram à aula do CMSP da última quarta-feira,
19/05/2021?
Segue o link da aula se você não assistiu ou
gostaria de revê-la:
https://www.youtube.com/watch?v=RjXtQ37Qv8Q
O tema da aula foi “Assembleia
em ação”.
Revendo os conceitos apresentados, faça a
leitura do texto abaixo:
ASSEMBLEIA é um espaço em que se
valoriza o diálogo na resolução de problemas, se exercita a capacidade de
argumentar oralmente e se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com
apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores
de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são
reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de
uma comunidade.
Há assembleias nos
vários lugares em que as pessoas atuam: na vida política, nos condomínios, nos
clubes, nas igrejas, nas escolas...
Nas escolas, as
assembleias podem discutir assuntos variados, que vão desde a melhoria ou
implementação de algo que irá beneficiar a comunidade escolar, até sobre regras
de conduta dentro da instituição.
Os participantes da
assembleia devem seguir a regras, como por exemplo, aguardar sua vez de falar,
respeitar as opiniões dos outros e acatar o que a maioria decidir.
Muitas vezes temos a
figura do moderador, que é a pessoa que vai conduzir a assembleia, dando o
direito de palavra a quem quiser se pronunciar, respeitando determinado tempo
de fala dos participantes etc.
As decisões das
assembleias devem ser soluções possíveis de serem realizadas. De nada adianta
ter soluções que não estão de acordo com a realidade apresentada.
Para ilustrar bem o
sentido de uma assembleia, vamos à literatura.
Monteiro
Lobato, grande escritor nacional, escreveu o livro infantil “Fábulas” em 1922,
do qual fazem parte alguns contos de Esopo e de La Fontaine. Um deles – “A
Assembleia dos Ratos” – é uma analogia de Lobato à história “A Reunião Geral
dos Ratos” atribuída a Esopo, escritor da Grécia Antiga.
A narrativa
do autor brasileiro é a seguinte:
Assembleia dos Ratos Um
gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha
que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer
de fome. Tornando-se
muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da
questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos mios
pelo telhado, fazendo sonetos à lua. –
Acho - disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos
um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos
ao fresco a tempo. Palmas
e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só
votou contra, um rato casmurro, que pediu a palavra e disse: –
Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de
Faro-Fino? Silêncio
geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo.
Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de
geral consternação. Guizo: Objeto
oco de metal ou feito de um pequeno fruto seco, aproximadamente esférico, no
seu interior possui uma ou mais bolinhas maciças, que ao ser agitado produz
um som, como de chocalho. Casmurro:
Que não desiste, teimoso. |
Agora, vamos lá!
Refletindo sobre o conceito de Assembleia e sobre o
que aconteceu na fábula, copie e responda no seu caderno:
1) Qual foi o propósito dos
ratos em se reunirem em Assembleia? 2) A Assembleia dos Ratos
teve seu processo democrático, ou seja, todos que quiseram expor suas ideias
e opiniões foram atendidos? Explique. 3) Os participantes (exceto
um) aprovou uma ideia, considerada luminosa. Qual foi essa ideia? 4) A ideia era viável, ou
seja, poderia ser executada para a resolução do problema enfrentado? Por quê? 5) O que indica o silêncio
geral que pairou sobre o ambiente? 6) Faça uma moral para a
fábula. 7) Como os ensinamentos da
fábula podem ser transportados para a nossa realidade, ou seja, o que
aprendemos com a leitura dessa história? (Reflita sobre a organização da assembleia,
respeito à vez de falar de cada participante, solução encontrada...) |
Ao terminar, envie foto da atividade para sua
professora até o dia 04/06/2021. 7º ano A – Profª Mirley: mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br 7º ano C – Profª Regina: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br |
Bom trabalho!
Profªs Mirley e Regina
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