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segunda-feira, 24 de maio de 2021

PROJETO DE VIDA - 7ºs anos A e C - Profªs Mirley e Regina

 

ATIVIDADE 2 – 2º BIMESTRE

PROJETO DE VIDA – 7º ANO 

(Data da entrega: 04/06/2021)

 

Olá, alunos dos sétimos anos!

Esperamos que todos estejam bem!

Aqui está a segunda atividade (segundo bimestre) da disciplina de Projeto de Vida.

Esta atividade também está no Google Classroom.

Vocês assistiram à aula do CMSP da última quarta-feira, 19/05/2021?

Segue o link da aula se você não assistiu ou gostaria de revê-la:

 

https://www.youtube.com/watch?v=RjXtQ37Qv8Q

 

O tema da aula foi “Assembleia em ação”.

Revendo os conceitos apresentados, faça a leitura do texto abaixo:

 

ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, se exercita a capacidade de argumentar oralmente e se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. 

Há assembleias nos vários lugares em que as pessoas atuam: na vida política, nos condomínios, nos clubes, nas igrejas, nas escolas...

Nas escolas, as assembleias podem discutir assuntos variados, que vão desde a melhoria ou implementação de algo que irá beneficiar a comunidade escolar, até sobre regras de conduta dentro da instituição.

Os participantes da assembleia devem seguir a regras, como por exemplo, aguardar sua vez de falar, respeitar as opiniões dos outros e acatar o que a maioria decidir.

Muitas vezes temos a figura do moderador, que é a pessoa que vai conduzir a assembleia, dando o direito de palavra a quem quiser se pronunciar, respeitando determinado tempo de fala dos participantes etc.

As decisões das assembleias devem ser soluções possíveis de serem realizadas. De nada adianta ter soluções que não estão de acordo com a realidade apresentada.

 

Para ilustrar bem o sentido de uma assembleia, vamos à literatura.

Monteiro Lobato, grande escritor nacional, escreveu o livro infantil “Fábulas” em 1922, do qual fazem parte alguns contos de Esopo e de La Fontaine. Um deles – “A Assembleia dos Ratos” – é uma analogia de Lobato à história “A Reunião Geral dos Ratos” atribuída a Esopo, escritor da Grécia Antiga.

A narrativa do autor brasileiro é a seguinte:

 

 

Assembleia dos Ratos

 

Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome.

Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos mios pelo telhado, fazendo sonetos à lua.

– Acho - disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra, um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:

 – Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?

Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.

Guizo: Objeto oco de metal ou feito de um pequeno fruto seco, aproximadamente esférico, no seu interior possui uma ou mais bolinhas maciças, que ao ser agitado produz um som, como de chocalho.

Casmurro: Que não desiste, teimoso.

 

 

Agora, vamos lá!

Refletindo sobre o conceito de Assembleia e sobre o que aconteceu na fábula, copie e responda no seu caderno:

 

 

1)     Qual foi o propósito dos ratos em se reunirem em Assembleia?

 

2)     A Assembleia dos Ratos teve seu processo democrático, ou seja, todos que quiseram expor suas ideias e opiniões foram atendidos? Explique.

 

3)     Os participantes (exceto um) aprovou uma ideia, considerada luminosa. Qual foi essa ideia?

 

4)     A ideia era viável, ou seja, poderia ser executada para a resolução do problema enfrentado? Por quê?

 

5)     O que indica o silêncio geral que pairou sobre o ambiente?

 

6)     Faça uma moral para a fábula.

 

7)     Como os ensinamentos da fábula podem ser transportados para a nossa realidade, ou seja, o que aprendemos com a leitura dessa história? (Reflita sobre a organização da assembleia, respeito à vez de falar de cada participante, solução encontrada...)

 

 

 

Ao terminar, envie foto da atividade para sua professora até o dia 04/06/2021.

 

7º ano A – Profª Mirley: mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br

 

7º ano C – Profª Regina: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Bom trabalho!

 

Profªs Mirley e Regina

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