Olá, alunos dos sextos anos!
Espero que todos estejam bem.
Aqui está a segunda atividade de Língua Portuguesa do 2º Bimestre.
Lembro que ela também está no Google Classroom.
Se você ainda não acessa o Classroom, deixo abaixo o link/convite de cada sala, lembrando que o acesso só acontece se você estiver "logado" com seu e.mail institucional e sua senha.
6º ano A - https://classroom.google.com/c/Mjg4MDMwNjQ5MTA5?cjc=dsh2qoh
6º ano B - https://classroom.google.com/c/Mjk2NDMxNTY2MTAx?cjc=uzqhs64
6º ano C - https://classroom.google.com/c/Mjg1NjkzNjc5OTU2?cjc=n5ieb6b
Bom trabalho!
Profª Regina
Atividade 2 - 2º Bimestre
(enviar foto da lição realizada até 04/06/2021 para o e.mail: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br)
Substantivos - Classificação (parte 1)
Leia com bastante atenção:
Como já vimos, substantivo é a palavra que dá
nome às pessoas, aos animais, aos lugares, aos sentimentos, aos objetos, enfim,
a todos os seres reais ou imaginários.
Os substantivos, de acordo com aquilo que nomeiam, possuem
classificações.
Hoje vamos estudar algumas dessas classificações do substantivo.
1) Comuns e Próprios
Comuns são os substantivos que servem para nomear
todos os seres da mesma espécie. Não particulariza o substantivo.
Exemplos: cidade, menino, cachorro, carro.
Próprios são os substantivos que nomeiam um ser
particular dentro da espécie, destaca dentro da espécie ou do grupo, por isso
são escritos com letra inicial maiúscula.
Exemplos: Santo André, Felipe, Totó, Jeep.
2) Simples e Composto
Simples são os substantivos formados por apenas uma
palavra.
Exemplos: vento, pé, roda, flor.
Compostos são os substantivos
formados por mais de uma palavra. Pode ser separado por hífen ou não.
Exemplos: cata-vento, pé-de-moleque, roda-gigante, couve-flor,
autoestima, parachoque.
Exercícios
(copie as questões e responda-as)
1) Copie o poema.
O doce mais doce
O doce mais doce
não é o de batata-doce
é o seu nome - flor de açúcar -
que em silêncio despetalo
bem no céu da minha boca.
Elza Beatriz. Caderno
de Segredos.
São Paulo.
FTD, 1992
Agora, retire do poema, os substantivos simples e o composto (só há um)
e escreva-os no quadro. Depois, complete a coluna da direita com outros
substantivos compostos.
Substantivos
simples |
Substantivos compostos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2) Copie o texto.
Chulé psicológico
Uma equipe japonesa do Centro de Pesquisa Shisedo, de Yokohama,
foi premiada pelas valiosas pesquisas sobre as causas do chulé.
De fato, a pesquisa, em si, é séria. O engraçado foi a conclusão
do trabalho, que parece não concluir nada: "Quem acha que tem chulé,
sempre tem, e quem acha que não, não tem mesmo."
(Superinteressante, abril 1995).
Retire do texto:
a) dois substantivos
próprios: _____________________________________________________
b) três substantivos
comuns: ______________________________________________________
3) Separe os
substantivos abaixo, colocando-o nas colunas adequadas.
girassol ** para-raios ** blusa **
autoescola ** passatempo ** vira-lata
presente ** pássaro ** bicho-da-seda
**chuva ** peixe ** bate-papo
sabão ** bem-te-vi ** planta ** arco-íris
Substantivo simples |
Substantivo
composto com hífen (-) |
Substantivo
composto sem hífen |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário