foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


domingo, 6 de setembro de 2020

8º A e 8ºB – PROJETO DE VIDA PROFª MIRLEY e PROFª KAREN ATIVIDADE 2 – 3º BIMESTRE


8º A e 8ºB – PROJETO DE VIDA
PROFª MIRLEY e PROFª KAREN
ATIVIDADE 2 – 3º BIMESTRE
Referente ao período de 07 à 11/09/2020.
Olá meus queridos, como vocês estão? Estamos com saudades de todos!
Com tranquilidade e atenção, dedique um tempo do seu dia para assistir às aulas no aplicativo CMSP, pelo Facebook e Youtube, ou pelos canais de TV, Cultura 2.3 e TV Univesp.
Caso vocês não tenham assistido à vídeoaula do dia 02/09/2020, ou queiram assistí-la novamente, clique no link abaixo:

Material necessário:
Caderno Diário de Práticas e Vivências /  Pasta  / Portfólio
Lápis ou caneta
Caderno do Aluno – Volume 3

TEMA: UM MAIS UM É SEMPRE MAIS QUE DOIS
 Objetivos da aula:
Visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes de forma sistêmica para melhorar os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
Competências em foco:
Curiosidade para aprender e iniciativa social
1º) Nessa atividade, vamos relembrar a aula anterior, que se tratava de sustentabilidade e consumo consciente.
Quando falamos em sustentabilidade e consumo consciente, o que você lembra? Escreva nos quadros abaixo suas ideias:






Mais ideias de como consumir de forma consciente.
Dicas: Consumo Consciente.
Livros usados
Em diversas cidades, encontramos lojas chamadas "Sebo" (lojas especializadas em comercializar livros usados, muitas vezes bem antigos). Essa é uma ótima opção para economizar e ainda trocar livros que você não queira mais utilizar, além de garantir um consumo inteligente sem agredir o meio ambiente.

Materiais reciclados
Na nossa casa, na escola, na comunidade e em outros espaços, é possível fazer o uso de materiais reciclados. Algumas cooperativas produzem objetos a partir de sobras da produção automobilística, como, por exemplo, mochilas. Também há várias empresas de móveis que recorrem à madeira de demolição, ou a outros materiais que são reaproveitados.
Sustentabilidade e consumo consciente é coisa séria! Pratique e incentive seus amigos e familiares à essa prática.

 


Brechó
Um brechó ou adelo  é uma loja de artigos usados, principalmente roupas, calçados, louças, objetos de arte, bijuterias e objetos de uso doméstico.


 Horta coletiva
Existem muitas atividades sustentáveis e de consumo consciente que podemos colocar em nosso dia-a-dia, de forma criativa e produtiva. Você já pensou na criação e manutenção de uma horta comunitária? É um longo processo: fazer a escolhas das sementes e das mudas, aprender a trabalhar com a terra, regar, cuidar do cultivo, saber a hora certa para a colheita, e concluir com os resultados do trabalho coletivo que nos traz grandes aprendizagens alinhadas com as práticas de agricultura. Além de todos os benefícios dessa iniciativa, ainda podemos produzir o próprio alimento sem agrotóxico e elementos prejudiciais à saúde.


Produção de conteúdo
Uma forma de exercer o protagonismo é estar disposto a participar de forma autônoma e solidária. A escola é um ambiente favorável para produção e compartilhamento de conhecimentos, pois todos nós temos algo para ensinar e aprender. Assim, vocês  podem produzir seus próprios materiais sobre sustentabilidade e consumo consciente, com a colaboração do seu(a) professor(a), para ajudá-los na linguagem e abordagem escolhida. Uma opção é produzir conteúdos para o jornal da escola, notícias para as rádios comunitárias, blogs ou páginas e perfil em redes sociais (da sua própria escola), para postarem suas produções de texto, imagens, áudios ou vídeos. Isso estimula a criação e o desenvolvimento de resolução de problemas que poderão ocorrer no caminho, além de ser uma boa forma de alinhar a tecnologia aos estudos.

DISSEMINANDO IDEIAS.
2º) Após ter vivenciado diversas atividades sobre sustentabilidade e consumo consciente, escreva as respostas para as perguntas abaixo no seu Diário de Práticas e Vivências:
a) Qual é a necessidade de um consumo consciente para a melhoria de nossa comunidade?

b) O trabalho colaborativo pode ser feito pelos estudantes nesta temática? De qual maneira?

c) O que você aprendeu e pode pôr em prática sobre a temática estudada na sua casa, escola ou comunidade?

d) Qual é a mensagem que você pode passar para seus colegas sobre o que você aprendeu?

 Ao final, tirem as fotos da atividade e enviem para:
Alunos do 8ºA - Profª Mirley
👉professoramirley@gmail.com

Alunos do 8ºB - Profª Karen
👉karenzaremba@prof.educacao.sp.gov.br

Boas reflexões, bons estudos!
Fique em casa, pelo bem de sua saúde e pelo bem da saúde de todos!

Saudades de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário