Prezados alunos:
Saudações.
Esta atividade de Aprofundamento deverá ser realizada por todos os alunos (2A e 2B), que deverão obedecer ao seguintes critérios:
1) Aquele estudante que não entregou atividade alguma no SEGUNDO bimestre deverá escrever, no título: Segundo bimestre- Habilidade: reconhecer características básicas do poema lírico.
2) Os demais alunos deverão escrever, no título: "Atividade de Aprofundamento- Habilidade: reconhecer características básicas do poema lírico."
3) Após escrever o título e realizar a atividade, favor enviar a um dos endereços eletrônicos (robertashinkansen@yahoo.com.br ou robertashinkansen@gmail.com ou robertaguim@prof.educacao.sp.gov.br) até o dia 03/10.
4) Havendo dúvidas, por gentileza, queira entrar em contato comigo.
Muito obrigada,
Professora Roberta
Atividade de Aprofundamento
Habilidade: Reconhecer características básicas do poema lírico.
Antes de responder à questão, leia atentamente o poema de Castro Alves, escritor do Romantismo Brasileiro:
O adeus de Teresa, Castro Alves
A vez primeira que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus
E amamos juntos... E depois na sala
“Adeus” eu disse-lhe a tremer co’a fala
E ela, corando, murmurou-me: “adeus.”
Uma noite entreabriu-se um reposteiro. . .
E da alcova saía um cavaleiro
Inda beijando uma mulher sem véus...
Era eu... Era a pálida Teresa!
“Adeus” lhe disse conservando-a presa
E ela, entre beijos, murmurou-me: “adeus!”
Passaram tempos... sec’los de delírio
Prazeres divinais... gozos do Empíreo...
... Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse - “Voltarei! descansa!. . .”
Ela, chorando mais que uma criança,
Ela, em soluços, murmurou-me: “adeus!”
Glossário3:
Reposteiro: Espécie de cortina utilizada normalmente para substituir uma porta.
Alcova: Cômodo pequeno que pode servir de quarto de dormir.
Empíreo: Mitologia - a parte mais elevada do céu, habitada pelos deuses.
Arquejar: Respirar com dificuldade; ofegar, ansiar, arfar: arquejar após um grande esforço.
(Aprender sempre, 2a série do Ensino Médio, 2020, p. 5)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário