foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


domingo, 27 de setembro de 2020

Atividade de Aprofundamento- segundos anos do Ensino Médio- Professora Roberta- Língua Portuguesa

Prezados alunos:

Saudações.

Esta atividade de Aprofundamento deverá ser realizada por todos os alunos (2A e 2B),  que deverão obedecer  ao seguintes critérios:

1) Aquele estudante que não entregou atividade alguma no SEGUNDO bimestre deverá escrever, no título:   Segundo bimestre- Habilidade: reconhecer características básicas do poema lírico.

2) Os demais alunos deverão  escrever, no título: "Atividade de Aprofundamento- Habilidade: reconhecer características básicas do poema lírico."

3) Após escrever o título e realizar a atividade, favor enviar a um dos endereços eletrônicos  (robertashinkansen@yahoo.com.br ou robertashinkansen@gmail.com ou robertaguim@prof.educacao.sp.gov.br) até o dia 03/10.

4) Havendo dúvidas, por gentileza, queira entrar em contato comigo.

Muito obrigada, 

Professora Roberta

 


                                                 Atividade de Aprofundamento


Habilidade: Reconhecer características básicas do poema lírico.

Antes de responder à questão, leia atentamente o poema de Castro Alves, escritor do Romantismo Brasileiro:

O adeus de Teresa, Castro Alves 

A vez primeira que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus
E amamos juntos... E depois na sala
“Adeus” eu disse-lhe a tremer co’a fala
E ela, corando, murmurou-me: “adeus.”
Uma noite entreabriu-se um reposteiro. . .
E da alcova saía um cavaleiro
Inda beijando uma mulher sem véus...
Era eu... Era a pálida Teresa!
“Adeus” lhe disse conservando-a presa
E ela, entre beijos, murmurou-me: “adeus!”
Passaram tempos... sec’los de delírio
Prazeres divinais... gozos do Empíreo...
... Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse - “Voltarei! descansa!. . .”
Ela, chorando mais que uma criança,
Ela, em soluços, murmurou-me: “adeus!”

Glossário3:
Reposteiro: Espécie de cortina utilizada normalmente para substituir uma porta.
Alcova: Cômodo pequeno que pode servir de quarto de dormir.
Empíreo: Mitologia - a parte mais elevada do céu, habitada pelos deuses.
Arquejar: Respirar com dificuldade; ofegar, ansiar, arfar: arquejar após um grande esforço.


(Aprender sempre, 2a série do Ensino Médio, 2020, p. 5)



 

A palavra “valsa” designa um certo gênero musical, mas aqui está significando a própria música.
Isso é possível por haver uma relação direta de sentido. A esse recurso estilístico damos o nome de metonímia, uma figura de linguagem. Podermos encontrar o mesmo recurso em:

a. O talento de Machado de Assis é mundialmente reconhecido.
b. Machado de Assis fundou a Academia Brasileira de Letras.
c. “Dom Casmurro” foi escrito por Machado de Assis.
d. Sempre gostei dos livros de Machado de Assis.
e. Leio Machado de Assis desde o Ensino Médio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário