foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quinta-feira, 17 de setembro de 2020

PROJETO DE VIDA - 3ºs ANOS A/B/C - Profª Regina

 

ATIVIDADE 3 – 3º BIMESTRE

Olá, queridos alunos!

Tudo bem? Espero que sim!

Deixarei a terceira atividade do 3º bimestre.

É uma atividade que consta no Caderno do Aluno SP Faz Escola – 3º Bimestre (páginas 148/149 – Situação de Aprendizagem 2 – Qual é a sua história?)

Vou expor aqui a atividade caso vocês ainda não retiraram na escola o Caderninho.

Façam no caderno, tirem foto da atividade realizada e enviem para um dos e.mails:

 

profreginaaguirre@gmail.com

ou

reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Qual é a sua história?

 

            A decisão da carreira a ser seguida precisa estar alinhada aos valores do indivíduo, que deverão estar mapeados na contextualização do Projeto de Vida.  Essa contextualização, feita a partir da sua história de vida, pode ser feita utilizando-se técnicas como a “contação de histórias”.

            Contar uma história por meio dessa técnica envolve uma “jornada”, ou seja, trata-se de uma narrativa com ideias estruturadas e bem elaboradas. Como é a história de vida contada por seu protagonista, a emoção pode fazer parte dessa narrativa, tornando-a mais interessante ao leitor ou ao expectador.

            Além disso, contar uma história de vida com a qual outras pessoas se identifiquem pode prender o leitor.  Quantas vezes você leu ou ouviu histórias e, mesmo que não se lembre do autor ou do nome da personagem, você se lembra de sua jornada? Isso acontece por conta da identificação que teve com a história.

 

 

 

ATIVIDADE: VALORES EM CONTEXTO – CRIE A SUA HISTÓRIA!

 

            Uma boa referência para ajudar você a contar sua trajetória de vida é pensar no gênero literário narrativo “romance”.  Surgido no século XVIII, na Europa, especificamente na Inglaterra e na França, esse gênero tem algumas características que valem o destaque para se pensar no romance da própria vida:

 

·       Personagens: Em geral, há um protagonista (o personagem principal) e outros personagens de menor destaque, mas todos complexos.

·         Enredo: Trata-se da trama, ou seja, dos acontecimentos da história.

·        Temporalidade: Quando a história ocorreu – em geral , trata-se de uma narrativa de algo que já aconteceu (passado).

·         Ambientação: Espaço (físico) onde a história aconteceu.

 

Desse modo, não se esqueça de inserir na sua história:

 

·         Protagonista: É a personagem principal da história, que a transforma a partir de suas atitudes. Nessa história, o (a) protagonista é você!

·         Personagens secundários: Todos aqueles que fazem parte de sua história.  Podem ser seus familiares, amigos, professores, colegas etc.

·         Ambiente: Onde a sua história acontece? Na cidade? No campo? Em que município? Em algum lugar específico da cidade/campo? É importante identifica-los e apresenta-los.

·         Trama: Quais foram os acontecimentos mais importantes na sua vida pessoal e profissional? Por meio de sua história, o que você gostaria de apresentar?

 

Conte a sua história!

            Faz parte de uma boa narrativa contar a história com emoção para envolver o público. 

            Então, conte quais são os seus planos para seu futuro profissional, resgatando elementos de sua vida até este momento.

            Vamos lá! Capriche na sua história!!

 

 

            Até mais!!

 

Profª Regina

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário