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terça-feira, 1 de setembro de 2020

6ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA - Profª Mirley ATIVIDADE 2 - 3º BIMESTRE



6ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA -  Profª Mirley
 ATIVIDADE 2 - 3º BIMESTRE
Período de 31/08 à 04/09/2020

Olá meus queridos, como vocês estão?  Espero que todos estejam bem.

FRAÇÃO: PARTE-TODO

Para essa  ATIVIDADE  vamos utilizar o CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 3 – Parte 1.

Caso vocês não tenham assistido as videoaulas, ou queiram assistí-las novamente, clique nos links abaixo:




Habilidade: EF06MA15 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Realizem os exercícios das páginas 62, 63 e 64. 
Página 62
1.1 Nas representações a seguir, cada inteiro foi dividido em partes iguais. Escreva as frações que correspondem a cada cor.
1.2 O pai do Hugo está terminando a construção de uma casa. Ele está colocando o piso e ilustrou seu terreno com o quanto já foi colocado no 1º e 2º dias, conforme a imagem: 
a) Utilizando a representação fracionária, indique as partes do piso que foram colocadas no 1º e no 2º dias. 
Represente também a parte que falta para terminar de colocar o piso. 
b) Qual é a área em que já foi colocado o piso? Qual é a área que ainda falta colocar?
Página 63
1.3- Os 30 estudantes do 6º ano A elegeram seu representante de turma. Os candidatos que concorreram foram Júlio e Anderson. Júlio recebeu 2/5 dos votos da turma e Anderson recebeu os demais. 
a) Quantos estudantes votaram em Júlio? 
b) Quantos estudantes votaram em Anderson? Represente, por meio de uma fração, a quantidade de votos que o Anderson recebeu. 
c) Qual dos dois candidatos foi eleito como representante dos estudantes do 6º ano A?

1.2-  Em uma escola, duas turmas participaram de uma gincana. Como prêmio de participação, o organizador tinha 140 bombons para dividir entre o 6º ano A e o 6º ano B. Essa divisão está apresentada no quadro a seguir, porém, alguns números não foram preenchidos. 
Complete a tabela utilizando a mesma representação em cada divisão. Explique como você fez para completar a tabela.
Distribuição de Bombons:
a) Das divisões apresentadas, existe alguma em que as duas turmas receberiam a mesma quantidade? Justifique. 
b) A partir da distribuição apresentada na tabela, determine a quantidade de bombons distribuídos em cada situação. 
Página 64
1.3- Resolva as situações-problema abaixo: 
a) Carlos, Mariana e Cláudia têm, juntos, 144 figurinhas. Carlos tem o dobro de figurinhas de Mariana e Claudia tem o triplo da quantidade de Mariana. Quantas figurinhas tem cada um? 
b) Cláudio e Marcelo receberão R$ 2.000,00 para colocar piso num terreno retangular e combinaram que o valor seria dividido proporcionalmente de acordo com a área do piso que cada um assentar. A imagem a seguir mostra a quantidade de piso que cada um colocou. A área em azul foi executada por Cláudio e a verde por Marcelo.
c) Considerando um quadradinho como unidade de medida, indique a área total do terreno.
 d) Utilizando a representação fracionária, indique a área que cada um assentou. 
e) Quanto irá ganhar cada um?


Ao final, tirem as fotos e enviem para:
 professoramirley@gmail.com
 ou
 mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br

Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.

Bons estudos!!



Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade.


O que é fração?
Fração é, basicamente, uma representação das partes iguais de um todo. Isso quer dizer que a fração determina a divisão de partes iguais sendo que cada uma integra um número inteiro.
Para exemplificar de forma mais didática, pense em uma pizza dividida em 6 partes iguais. Cada fatia da pizza corresponde a 1/6 (um sexto), ou seja, se uma pessoa come 3 fatias de pizza, ela estará comendo 3/6 (três sextos) da pizza.
 
Nas frações, o número que fica embaixo – ou seja, aquele que representa o total – é chamado de denominador. Já o número que fica em cima – que representa a porcentagem do todo – é chamado de numerador.

 Frações e Porcentagem
As frações são utilizadas para representar partes de um todo, de alguma coisa. A origem das frações está relacionada à necessidade de se representar, numericamente, valores não inteiros, menores que 1.
A palavra porcentagem apresenta ligações estreitas com a ideia de fração, uma vez que significa partes de 100. Ora, se é parte de um todo então é uma fração. Vamos compreender melhor a relação entre porcentagem e as frações.

Definição de porcentagem:

Se x é um número real, então x% representa a fração x/100.

Isso significa que:

Como a porcentagem pode ser escrita na forma de fração, podemos realizar facilmente cálculos que envolvam essas ideias. Veremos alguns exemplos de como isso pode ser feito.

Exemplo 1. 
Sabe-se que 55% dos estudantes de uma sala são do sexo feminino. Como na classe há 40 estudantes, quantas meninas há nessa sala?

Solução: Vamos fazer uma interpretação simples do problema. Foi dito que:

55% dos alunos são do sexo feminino. Ou seja:

Número de meninas = 55% de 40

Nesse tipo de problema, a palavra “de” representa a operação de multiplicação.

Assim, teremos:

55% de 40=55% ∙40
Dessa forma não é possível realizar o cálculo. Devemos, então, escrever a porcentagem na forma de fração.

Assim, podemos afirmar que nessa sala há 22 alunos do sexo feminino.

Exemplo 2. 
Calcule:
a) 36% de 125
Solução:

b) 42% de 80
Solução:

c) 70% de 200
Solução:

d) 99% de 52
Solução:

Para facilitar os cálculos, as frações que representam a porcentagem podem ser simplificadas. Veja:

Além disso, podemos escrever a porcentagem na forma decimal, também a fim de facilitar os cálculos na resolução de problemas.

Frações equivalentes
As frações equivalentes são frações que representam a mesma quantidade. As frações 1/2, 2/4 e 4/8 são equivalentes, por exemplo. Para encontrar frações equivalentes, é necessário multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número natural, diferente de zero.


Simplificação de frações

A simplificação de frações consiste em reduzir o numerador e o denominador por meio da divisão pelo máximo divisor comum (MDC) aos dois números. 
Uma fração está totalmente simplificada quando verificamos que seus termos estão totalmente reduzidos a números que não possuem termos divisíveis entre si. Quando isso acontece, ela é chamada de fração irredutível.


Bons estudos!!
Saudades de vocês… Beijos :)
































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