Olá, alunos dos sextos anos!
Espero que todos estejam bem.
Aqui está a terceira atividade de Língua Portuguesa do 2º Bimestre.
Lembro que ela também está no Google Classroom.
Se você ainda não acessa o Classroom, deixo abaixo o link/convite de cada sala, lembrando que o acesso só acontece se você estiver "logado" com seu e.mail institucional e sua senha.
6º ano A -https://classroom.google.com/c/Mjg4MDMwNjQ5MTA5?cjc=dsh2qoh
6º ano B - https://classroom.google.com/c/Mjk2NDMxNTY2MTAx?cjc=uzqhs64
6º ano C - https://classroom.google.com/c/Mjg1NjkzNjc5OTU2?cjc=n5ieb6b
Bom trabalho!
Profª Regina
Atividade 3 – 2º Bimestre
(enviar foto da lição realizada até 18/06/2021 para o e.mail: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br)
CARTA DE RECLAMAÇÃO
Durante as aulas do CMSP estudamos “Carta de Reclamação”.
Vimos que é um documento usado para expor um problema,
descrevendo o ocorrido e argumentando, isto é, convencendo o destinatário (o responsável
ou empresa) de que deve resolver o problema.
A carta é composta por algumas partes essenciais, que
são:
1) Local
e data
2) Destinatário
(para quem a carta é enviada – nome da empresa, instituição etc)
3) Saudação/vocativo
4) Mensagem/Motivo
da reclamação
5) Pedido
e Argumentos
6) Saudação
Final
7) Identificação
do remetente (quem envia a reclamação)
Leia com atenção a carta de
reclamação abaixo.
No seu caderno, copie as
perguntas e responda-as com base no conteúdo da carta.
Santo
André, 31 de maio de 2021 À Empresa Motorola Prezados Senhores, Sou cliente da Motorola há muitos anos e
sempre estive satisfeito com a eficiência dos serviços prestados e com a
qualidade dos produtos oferecidos. No
entanto, ao adquirir um novo celular, observei que este apresenta grave falha
técnica, pois sua bateria descarrega em menos de 12 horas de uso. A Assistência Técnica Autorizada
informou-me que não há como solucionar o problema. Como o celular ainda está
em período de garantia, peço a troca do aparelho o mais rápido possível. Certo de poder contar com a eficiência e
seriedade da empresa, desde já agradeço. Atenciosamente João Carlos Santos CPF 123.456.789-00 Rua das Flores, 1 – Santo André Telefone (11) 9111.1111 |
Responda:
Responda:
1) Quem é o remetente da carta?
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2) E o destinatário, quem é?
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3) A carta tem vocativo? Qual é?
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4) Qual é o problema enfrentado pelo remetente?
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5) Você acha justa a reclamação? Por quê?
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6) Qual é a solicitação do remetente?
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7) Você tomaria a mesma decisão do autor da carta? Por quê?
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8) Ao final o remetente se identifica, colocando seus
dados (nome, número de documento, endereço, telefone). Por que é importante essa identificação na
carta de reclamação?
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