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quinta-feira, 3 de junho de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 6ºs anos A,B,C - Profª Regina

 

Olá, alunos dos sextos anos!

Espero que todos estejam bem.

Aqui está a terceira atividade de Língua Portuguesa do 2º Bimestre.

Lembro que ela também está no Google Classroom. 

Se você ainda não acessa o Classroom, deixo abaixo o link/convite de cada sala, lembrando que o acesso só acontece se você estiver "logado" com seu e.mail institucional e sua senha.

6º ano A -https://classroom.google.com/c/Mjg4MDMwNjQ5MTA5?cjc=dsh2qoh

6º ano B - https://classroom.google.com/c/Mjk2NDMxNTY2MTAx?cjc=uzqhs64

6º ano C - https://classroom.google.com/c/Mjg1NjkzNjc5OTU2?cjc=n5ieb6b


Bom trabalho!

Profª Regina


Atividade 3 – 2º Bimestre

(enviar foto da lição realizada até 18/06/2021 para o e.mail: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br)


CARTA DE RECLAMAÇÃO


Durante as aulas do CMSP estudamos “Carta de Reclamação”.

Vimos que é um documento usado para expor um problema, descrevendo o ocorrido e argumentando, isto é, convencendo o destinatário (o responsável ou empresa) de que deve resolver o problema.

A carta é composta por algumas partes essenciais, que são:

 

1)      Local e data

2)      Destinatário (para quem a carta é enviada – nome da empresa, instituição etc)

3)      Saudação/vocativo

4)      Mensagem/Motivo da reclamação

5)      Pedido e Argumentos

6)      Saudação Final

7)      Identificação do remetente (quem envia a reclamação)

 

 

Leia com atenção a carta de reclamação abaixo.

No seu caderno, copie as perguntas e responda-as com base no conteúdo da carta.

 

 

Santo André, 31 de maio de 2021

À

Empresa Motorola

 

Prezados Senhores,

 

Sou cliente da Motorola há muitos anos e sempre estive satisfeito com a eficiência dos serviços prestados e com a qualidade dos produtos oferecidos.  No entanto, ao adquirir um novo celular, observei que este apresenta grave falha técnica, pois sua bateria descarrega em menos de 12 horas de uso.

A Assistência Técnica Autorizada informou-me que não há como solucionar o problema. Como o celular ainda está em período de garantia, peço a troca do aparelho o mais rápido possível.

Certo de poder contar com a eficiência e seriedade da empresa, desde já agradeço.

 

Atenciosamente

 

João Carlos Santos

CPF 123.456.789-00

Rua das Flores, 1 – Santo André

Telefone (11) 9111.1111

 

 

 

Responda:

 

Responda:

 

1)      Quem é o remetente da carta?

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2)      E o destinatário, quem é?

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3)      A carta tem vocativo? Qual é?

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4)      Qual é o problema enfrentado pelo remetente?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5)      Você acha justa a reclamação? Por quê?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     6)      Qual é a solicitação do remetente?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     7)      Você tomaria a mesma decisão do autor da carta? Por quê?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8)      Ao final o remetente se identifica, colocando seus dados (nome, número de documento, endereço, telefone).  Por que é importante essa identificação na carta de reclamação?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

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