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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

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sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atividades 1, 2 e 3 (1°Anos A,B,C,D e E ) História 2° Bimestre Professor Eduardo Guerreiro

 

mandar a atividades p/ e-mail eduardoguerreiro@prof.educacao.sp.gov.br


Ativ. 1 

1. Observe a gravura:



A partir dessa imagem, estabeleça a relação presente entre o assassinato de Francisco Ferdinando e o começo da Primeira Guerra Mundial.



2 .Observe a foto destes soldados britânicos entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial.



Com base nessas informações, responda:

a) Identifique as duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.
b) Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.


3.   (Ufmg 2002) Observe esta figura:





As imagens reunidas nessa figura expressam dois
momentos significativos da vida econômica e social norte-americana: a riqueza dos anos 20 do século XX, traduzida
pela crença otimista no modo de vida americano - "o
american way of life" -, popularizado durante o "New Deal",
e a depressão econômica dos anos 30 do mesmo século,
com suas enormes filas de pobres e desempregados.
Esses dois momentos estiveram relacionados à 
*Observe a foto Anexada 
a) alta crescente dos preços agrícolas, que impediram o
deslocamento do poder aquisitivo para a compra de bens
industriais e serviços.
 b) decisão norte-americana de reduzir o ritmo da produção
industrial e agrícola alcançado no período da Guerra de
1914-1918. 
c) expansão da oferta de mercadorias, da publicidade e da
indústria do lazer favorecidas pelo crédito fácil e aliadas à
especulação com ações. 
d) onda puritana que fortaleceu o espírito de poupança,
contendo os investimentos da classe média e do
operariado.



Ativ. 2 

1Muitos estudiosos de textos míticos e religiosos, como o romeno Mircea Eliade, assinalam que há uma diferença crucial entre o modo como a tradição clássica, greco-romana, e a tradição judaico-cristã veem o tempo humano. Essa diferença consiste no fato de que, na cultura clássica e na cultura judaico-cristã, prevalecerem, respectivamente, as concepções:
a) do tempo reencarnado e do eterno retorno.
b) do desenvolvimento linear e da eternidade cíclica.
c) do eterno retorno e do tempo cíclico.
d) do desenvolvimento linear e do eterno retorno.
e) do eterno retorno e do desenvolvimento linear.


2Leia o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta:
No século XIX não é mais o poder despótico dos reis que tem que ser derrubado, é essa nova instância onipotente, a força da necessidade histórica, que se levanta para determinar o curso dos acontecimentos. Contrariando a ideia humanista da Iluminação que postulava o poder glorioso da razão humana, o que anuncia a filosofia de Hegel é um novo Absoluto: do Bon Plaisir do rei ao Ukase inelutável da lei histórica – um processo imanente e irrevogável que os novos profetas procuraram interpretar e predizer como autênticos sacerdotes do mistério divino. (PENNA, José Oswaldo de Meira. O Espírito das Revoluções: da Revolução Gloriosa à Revolução Liberal. Campinas, SP: Vide Editorial, 2016. p. 161).
Levando-se em consideração os principais acontecimentos que caracterizam o século XIX, é possível dizer que Meira Penna em “derrubar a força da necessidade histórica” faz referência:
a) à concepção de tempo dos reis absolutistas, que pregavam a demolição dos privilégios aristocráticos e clericais.
b) à concepção de tempo clássica, que vigorava nas antigas civilizações grega e romana e que teve seu retorno no século XIX.
c) à concepção de tempo revolucionário, nascida com a Revolução Francesa e que se disseminou no século XIX.
d) à concepção de tempo na Idade Média, na qual os sacerdotes esperavam pelo Juízo Final, pelo fim dos tempos e pela reintegração do Homem com a Eternidade.
e) à concepção de tempo cíclico, herdada da cultura indiana pelos intelectuais europeus do século XIX.


3Leia o texto e, a seguir, assinale a alternativa correta:
O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo. Um vapor, uma gota d' água, é o bastante para matá-lo. Mas, quando o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que o que o mata, porque sabe que morre; e a vantagem que o universo tem sobre ele, o universo a ignora. (PASCAL, Blaise. Pensamentos, XI).
O texto do matemático e filósofo Pascal diz que o homem é nobre porque sabe que morre. “Saber que se morre”, do ponto de vista da temporalidade humana, do tempo propriamente histórico, quer dizer:
a) ser meramente animal, como todos os outros.
b) não ser consciente da morte, como é o universo.
c) ser inteligente é ser imortal.
d) ter consciência da própria finitude.
e) não conseguir dominar o universo.


4(Aprender – adaptado) Em 1932, o governo estadunidense de Franklin Roosevelt empreendeu um plano econômico para controlar a crise econômica iniciada com a quebra da bolsa de valores em 1929. Como esse plano ficou conhecido e qual sua principal característica?
a) New Deal, propôs a intervenção do Estado na economia.
b) Plano Marshall, desenvolveu a economia investindo na recuperação europeia pós-Primeira Guerra.
c) Doutrina Monroe, expandiu o mercado para a América Latina.
d) Doutrina Truman, evitou a expansão do comunismo.
e) Macartismo, promoveu uma reforma política no país.


Ativ. 3 

1(Pucsp) "O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve acreditar-se que ele vê melhor..." (Jacques Bossuet.).
Essas afirmações de Bossuet referem-se ao contexto:
a) do século XII, na França, no qual ocorria uma profunda ruptura entre Igreja e Estado pelo fato de o Papa almejar o exercício do poder monárquico por ser representante de Deus.
b) do século X, na Inglaterra, no qual a Igreja Católica atuava em total acordo com a nobreza feudal.
c) do século XVIII, na Inglaterra, no qual foi desenvolvida a concepção iluminista de governo, como está exposta.
d) do século XVII, na França, no qual se consolidavam as monarquias nacionais.
e) do século XVI, na Espanha, no momento da união dos tronos de Aragão e Castela.


2Luiz XIV, da França, foi considerado o modelo de monarca absolutista. Sua expressão “O Estado sou Eu” traduz uma premissa básica da formação do Estado Moderno, que é:
a) o rei como aquele que não intervém no Estado.
b) o rei como o primeiro cidadão do Estado.
c) o rei como aquele que apenas simbolicamente tem poder político.
d) a generosidade do monarca para com os seus súditos.
e) o rei como fonte da soberania nacional.


3Os Estados Nacionais Português e Espanhol só se consolidaram efetivamente a partir do século XV. A formação desses dois Estados, que se localizam na Península Ibérica, está relacionada diretamente:
a) à aliança com holandeses, que venderam os seus domínios para ambos os Estados.
b) à expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica.
c) ao acordo com o califado de Córdoba, que cedeu territórios para a criação desses Estados.
d) ao acordo com o Império Romano, que até então dominava a região.
e) à Reforma Protestante, que mudou completamente os hábitos religiosos da Península Ibérica.


4“Significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de ligação entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.”
Esse fragmento explica um conceito importante da análise espacial. Que conceito é esse?
a) Estado
b) povo
c) território
d) nação
e) país








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