1º ANO –
ATIVIDADE 3 – 2BIMESTRE
INTERPRETAÇÃO
DO POEMA AUGUSTO DOS ANJOS.
Galera,
olá!!
Vamos
dar continuidade aos estudos referentes às últimas quatro aulas de Língua e
Literatura exibidas pelo CMSP e a sequência 3 de atividades da
apostila Aprender Sempre, volume 2, páginas 28 à 38. Para quem deixou de
acompanhar às videoaulas ou precisar revê-las, poderão acessá-las pelo
repositório ou pelo Youtube, através dos links sugeridos:
https://www.youtube.com/watch?v=DOvv8c2tlM8&t=533s
08/06 – Ser pássaro
https://www.youtube.com/watch?v=rTaJ0JJnxwg
10/08 – Ser poeta
https://www.youtube.com/watch?v=zHjfgY-Vv6E
15/06 – Figuras de linguagem
https://www.youtube.com/watch?v=_OtUbLhNsgQ
17/06 Emergência literária
ATENÇÃO:
Lembre-se de que estamos dividindo estas atividades para nota em duas etapas de
publicação e respectiva avaliação.
1ª
etapa - LINGUAGEM LITERÁRIA (já publicada)
2ª
etapa - INTREPRETAÇÃO DE POEMA (atual publicação)
Nesta
segunda parte, vamos interpretar um poema.
Nas
vídeoaulas, pudemos acompanhar a vida e obra do poeta simbolista Cruz e Souza,
bem como ouvir a interpretação de seu poema “Ser pássaro”, em que se percebe as
características da escola literária que introduziu no Brasil, o Simbolismo.
Cruz
e Sousa ![]()
|
João
da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis,
Santa Catarina, no dia 24 de novembro de 1861. Filho de escravos alforriados
nasceu livre. Foi criado como filho adotivo do Marechal de Campo, Guilherme
Xavier de Sousa e Clarinda Fagundes de Sousa. Por ter nascido no dia de São
João da Cruz, recebeu o nome do santo, e o sobrenome da família que o criou. Em
1865, começou a aprender as primeiras letras com sua protetora. Com sete
anos, Cruz e Souza escreveu seus primeiros versos. Em 1869 entrou para uma
escola pública, onde se destacava. Nessa época já declamava em salões e
teatrinhos. Em 1871, com dez anos, matriculou-se no colégio Ateneu Provincial
Catarinense, onde estudou francês, latim, matemática e ciências naturais. Amante
das letras, em 1877, Cruz e Sousa dedicou-se ao magistério e começou a
publicar seus versos em jornais da província. Empenhado na campanha
abolicionista, com o amigo Virgílio Várzea, durante vários anos redige para o
jornal Tribuna Popular. Passa a sofrer perseguições por ser negro. Em
1885, Cruz e Sousa estreia na literatura com o livro de poemas em
prosa: "Tropos e Fantasias", em parceria com Virgílio Várzea, em
que já se reconhecem algumas características marcantes do Simbolismo. Nesse
mesmo ano assumiu a direção do jornal "O Moleque", cujo título se
deve à sua rebeldia contra o preconceito de cor, de que sempre foi alvo. Em 1890, o poeta vai para o Rio de Janeiro e passa a
colaborar no jornal Cidade do Rio, de José do Patrocínio, e trabalha como
arquivista na Central do Brasil. Em 1893, casa-se com Gavita Rosa Gonçalves. Conhecido como o “poeta negro”, Cruz e Sousa viveu seus
últimos anos numa luta contra a miséria e a infelicidade, quando poucos reconheceram
seu valor como poeta. Sua esposa tem crises nervosas. Dos seus quatro filhos
apenas dois sobreviveram. Vítima da tuberculose, em 1898, muda-se para a
cidade de Sítio, em Minas Gerais, à procura de alívio para o mal, mas falece
logo depois. Seu corpo foi transladado para o Rio, num vagão de transporte de
animais. |
Cruz
e Sousa (1861-1898) foi o mais importante
poeta simbolista brasileiro. Com os
livros: Missal (poemas em prosa) e Broquéis
(versos) inaugurou oficialmente o Simbolismo no Brasil. Culto,
inteligente e sensível, teve sua vida e arte prejudicadas pelo preconceito
racial. |
(https://www.ebiografia.com/cruz_e_sousa/)
Uma
escola literária classifica escritores de acordo com a época em que escrevem, o
contexto social e histórico que representam e que os influenciam, os temas, os
valores estéticos e a linguagem que têm em comum.
Por exemplo, o Simbolismo foi um movimento Literário que teve sua origem na França em
1870. Verlaine, Mallarmé e Rimbaud formam a famosa tríade do Simbolismo
francês. No Brasil, Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens são os dois nomes
mais significativos do Simbolismo. O simbolismo apresenta uma linguagem
carregada de símbolos, em clara oposição à literatura de linguagem mais impessoal.
Suas características são:
· Musicalidade – onde as palavras
têm um valor sonoro, fazendo uma comparação da poesia com a música.
Nestes versos de Cruz e
Sousa, podemos ver o emprego da aliteração (repetição do som da consoantes /v/)
para criar o efeito musical:
“Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
· Subjetividade – a
valorização do inconsciente e do subconsciente, do estado da alma, da busca do
vago e do sonho.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo Espaço da Pureza (Cruz e Sousa)
· Espiritualidade –
apresenta uma atmosfera de delírio, o caráter ideológico do verso e o mistério
são constantes, traduzidas pelos temas da morte, desencanto pela vida, fé
cristã e transcendentalismo.
“Abandonar
os lânguidos rugidos
O infinito gemido dos
gemidos
Que vai no lodo a
carne chafurdando.(Cruz e Sousa)
· Sugestão – afastando a
descrição, criam-se novas imagens, novos símbolos que acentuam a carga emotiva
das palavras, na tentativa de expressar o vago, o incorpóreo e o não concreto.
Chegado é o tempo em que,
vibrando o caule virgem,
Cada flor se evapora igual a um incensório;
Sons e perfumes pulsam no ar quase incorpóreo;
Melancólica valsa e lânguida vertigem!
(Charles Baudelaire)
(https://www.ebiografia.com/cruz_e_sousa/) adaptado
É natural que cada época tenha suas características
literárias, pois um escritor de hoje não escreverá como Camões escrevia em
1.500, no Classicismo, como José de Alencar, em 1800, no Romantismo e, assim
por diante.
Por outro lado, quando falamos no “belo” em termos de poesia,
não significa só representar a beleza, pois, também faz parte da arte, romper
com os padrões. Poderemos constatar isso no poema que será interpretado.
|
ATIVIDADE PARA NOTA – 3
Leia o poema de outro poeta, Augusto dos Anjos (1884-1914),
que vai se inserir no pré-modernismo, já que ele escreve em uma época que vem
do simbolismo e se encaminha para o modernismo do século XX. Observe como a
temática, o trato com as palavras vai se modificando, assim como o mundo e o
homem estão mudando.
![]() |
Versos Íntimos (quimera = fantasia, ilusão,
esperança que não se alcança) Vil = desprezível |
Augusto
dos Anjos (1884-1914) foi um poeta brasileiro, considerado um dos poetas
mais críticos de sua época. Foi identificado como o mais importante poeta do
pré-modernismo, embora revele em sua poesia, raízes do simbolismo, retratando
o gosto pela morte, a angústia e o uso de metáforas. https://www.ebiografia.com/augusto_anjos/ |
Acompanhe o vídeo com declamação do poema no link:
https://www.youtube.com/watch?v=MQ-ETt3h7ro
Após a leitura deste poema, podemos questionar: o que é o
belo em relação à poesia? São versos fortes e carregados de imagens e
sugestões.
Para realizar a atividade, copie as perguntas e as responda
em seu caderno.
Questão 1:
“Vês!” – O eu-lírico está falando com alguém. A quem ele se
dirige? Assinale a melhor opção.
a) ( ) ao leitor que está a
ler o poema.
b) ( ) às feras, à pantera.
c) ( ) ao ser amado que o
abandonou.
d) ( ) pode ser que se dirija
ao leitor, mas, provavelmente, converse consigo mesmo, fazendo uma auto
reflexão.
Questão
2:
“Vês!
Ninguém assistiu ao formidável/Enterro de tua última quimera” – os versos
destacados exprimem:
a) ( ) uma constatação.
b) ( ) um questionamento.
c) ( ) uma solução.
d) ( ) uma hipótese.
(http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/)
Questão 3:
De acordo com a primeira estrofe do poema,
a) ( ) o ser humano só pode contar com
a lealdade dos animais.
b) ( ) O ser humano abandona os outros em momentos
difíceis.
c) ( ) O ser humano tem
amigos que o acompanham por toda a vida.
d) ( ) O ser humano é solidário nos
momentos difíceis.
(http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/)
Questão 4:
“Acostuma-te
à lama que te espera!” – o tom imperativo no verso expressa:
a) Um desejo.
b) Um pedido.
c) Uma ordem.
d) Um conselho.
e) (http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/)
Questão
5:
O
poema cria imagens e símbolos que acentuam
a carga emotiva das palavras, na tentativa de expressar o desencanto e visão
pessimista pela vida.
a- ( )
verdadeiro b-
( ) falso
Questão
6:
Percebe-se
no poema, por parte do eu-lírico, um sentimento de:
a) ( ) angústia.
b) ( ) decepção.
c) ( ) inveja.
d) ( ) culpa.
(http://naslinhaseentrelinhasdostextos-cris.blogspot.com/)
Questão
7:
Comparando
o título “Versos íntimos” com o conteúdo do poema, percebemos que o título
sugere um poema subjetivo, sentimental, quando, na realidade, temos um conteúdo
agressivo, quase grotesco. Qual figura de linguagem foi empregada?
a) ( )A sinestesia que
provoca os sentidos.
b) ( )A metonímia que trata
parte pelo todo.
c) ( )A personificação
que humaniza os versos.
d) ( )A ironia que consiste
em dizer o contrário do que se pensa.
(adaptado de
armazemdetexto.blogspot.com/2018/04/poesia-versos-intimos-augusto-dos-anjos.html)
Questão
8-
“O
autor aconselha a acabar em definitivo com o problema, para precaver a aflição
do amanhã, uma decepção futura. Para isso, ele precisa escarrar na
boca de quem o beija e ferir a mão de quem o acaricia. Tudo porque acredita
que, cedo ou tarde, as pessoas o irão frustrar e ferir”. Essa afirmação sobre o
poema é:
a) ( )
verdadeira b)
( ) falsa
(adaptado de
armazemdetexto.blogspot.com/2018/04/poesia-versos-intimos-augusto-dos-anjos.html)
Questão
9-
O vocabulário do poema escandaliza o leitor acostumado com o belo na
poesia, incluindo expressões que, do seu ponto de vista, podem ser consideradas
“não poéticas”.
a) Identifique expressões desse tipo na terceira e quarta estrofes.
b) Explique por que não poderiam ser consideradas poéticas, no contexto da
poesia tradicional dos séculos anteriores ao XX.
Questão
10-
Qual é a sua impressão sobre este poema?
ORIENTAÇÕES:
Não envie apenas as respostas, mas copie as questões
e as responda.
Fotografe a atividade realizada e envie pelo classroom ou pelo
e-mail de sua professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário