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segunda-feira, 7 de junho de 2021

3ºANOS- BIOLOGIA - PROF ª ELISANA - ATIVIDADE 4 2º BIMESTRE

 

Oi queridos, tudo bem? 

Estou postando a segunda atividade de biologia do  Bimestre. 

Também contarei a  participação de cada um nas aulas do CMSP que ocorrem

 toda segunda feira às 19:30hs e a entrega das atividades do CMSP!! 


ENVIAR ATÉ 21/6


 no google classroom ou através do email



EMAIL: elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br

ATENÇÂO: O meu email mudou!! Não enviem para o antigo, de 2020!! 


Esta quarta atividade refere-se a uma compilação (junção) de duas aulas do 

CMSP e por este motivo valerá uma nota de 0 a10!!

Assistam com bastante atenção às aulas do CMSP nos LINKs abaixo, caso não

 tiver assistido !!! Se já assistiu, revise suas anotações para utilizar na atividade

 abaixo!! 


LINKS: 

https://youtu.be/picx3f80paI

https://youtu.be/Mcb-_2LRqak

https://youtu.be/RNq1eBSTJmM



Assuntos: Classificação dos seres vivos

                   Regras de nomenclatura científica

           Os Reinos dos seres vivos


A partir das vídeoaulas, copie e responda às questões abaixo:



1) Elabore uma Tabela dos 5 Reinos com base na explicação da aula abordando os seguintes ítens: ( valor 7,0 pontos) 


- Características principais : organização celular, tipo de célula, nutrição.

- Habitat ( terrestre, aquático, terrestre úmido, etc)

- Importância ecológica ( meio ambiente)

- Importância para o homem  ( alimentação, indústria, etc)

- Representantes ( exemplos de seres vivos de cada reino) * não precisa ser o nome científico. 


Instruções: Fazer numa folha de sulfite, na horizontal e não esqueça que não podemos dividir tabela. ( começar numa folha e terminar em outra) . Pode fazer manuscrita ou digitada. 


2) Leptodactylus labyrinthicus é o nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do estado de São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de identificar o anfíbio como “rã pimenta”, como fazem os  pescadores. (0,5)



3) Qual foi a importância do sistema de classificação proposto por Lineu no início do séculoXVIII?” (0,5)



4) Explique como devem ser escritos os nomes científicos dos seres vivos. (0,5)


4) Ao andar por uma área de Cerrado, um rapaz avistou algumas árvores típicas da região. Dentre elas, o Pequi (Caryocar brasiliense), árvore muito conhecida em virtude da utilização do seu fruto na culinária; uma linda palmeira chamada de Buriti (Mauritia flexuosa) e um florido Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus).
A respeito dessas três espécies, é possível concluir que: (0,5)

a) Essas árvores possuem o mesmo gênero.
b) Essas árvores são da mesma espécie.
c) Essas árvores apresentam o mesmo epíteto específico.
d) Essas árvores não pertencem ao mesmo gênero e, consequentemente, à mesma espécie.
e) Essas árvores não pertencem ao mesmo reino.

5) Observe o esquema abaixo e responda: (1,0)



a)  Os animais abaixo, pertencem às mesmas categorias taxonômicas até_________________.

b) Felidae, Canidae e Ursidae, correspondem à categoria taxonômica conhecida como__________________.

c) Quais são os gêneros mostrados no esquema?


d) Quantas espécies existem no esquema? 



Bom estudo!!

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