Olá, alunos dos nonos anos!
Esperamos que todos estejam bem.
Aqui está a terceira atividade de Língua Portuguesa do 2º Bimestre.
Lembramos que ela também está no Google Classroom.
Façam a atividade, até 18/06/2021, conforme as orientações, e enviem fotos da lição no caderno para o e.mail de sua professora:
9º ano A - reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br
9ºs anos B/C/D - lugui@prof.educacao.sp.gov.br
Bom trabalho!
Atividade 3 – 2º Bimestre
Com atenção, leia o texto abaixo e responda às
questões em seu caderno.
Aprendendo o Brasil
Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil estão,
o tempo todo, surpreendendo-se com a diversidade de nossos tesouros naturais e
culturais. É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um
planejamento turístico eficaz e sensato, de envergadura nacional, capaz ao
mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.
Pense-se nos empregos que se poderiam gerar com a instalação de
equipamentos capazes de oferecer toda a infraestrutura de apoio para uma
efetiva internacionalização do nosso turismo. Ao lado disso, imagine-se o
quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer essa diversidade,
identificar de modo concreto a pluralidade dos nossos costumes, das nossas
linguagens, dos nossos climas, da nossa geografia, da nossa culinária, da nossa
arte popular.
Entre outras vantagens, o turismo bem empreendido atua como um fator de
autoconsciência e integração de um povo: pessoas de diferentes regiões passam a
trocar experiências, a considerar as especificidades dos modos de viver, a
reconhecer a grande variação de valores culturais. Sem falar numa
intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado não apenas
expõe as riquezas naturais, mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.
Não é nenhum exagero afirmar que o turismo pode representar um dos mais
objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se
conhecerem a si mesmos.
(Abelardo
Junqueira)
Questão 1 – Identifique o gênero do
texto lido:
( ) crônica
( ) reportagem
( )
artigo de opinião
Questão 2 – O autor do texto dialoga
diretamente com o leitor na passagem:
( ) “Os brasileiros que têm o privilégio de
viajar bastante pelo Brasil [...]”
( ) “[...] imagine-se o quanto seria
importante, para nós mesmos, podermos reconhecer [...]”
( ) “[...] capaz ao mesmo tempo de explorar
e preservar esses polos de atração.”
Questão 3 – Na parte “É pena que a
maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico
eficaz e sensato [...]”, o autor do texto:
( ) expõe uma opinião.
( ) emite um alerta.
( ) faz uma comparação.
Questão 4 – O trecho “[...] o turismo
pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer
e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.” consiste:
( ) na tese defendida pelo autor ao longo do
texto.
( ) no paralelo estabelecido pelo autor ao longo
do texto.
( ) no principal argumento apresentado pelo
autor ao longo do texto.
Questão 5 – Em “[...] a pluralidade dos
nossos costumes [...]”, o pronome “nossos” exprime:
( ) lugar
( ) posse
( ) tempo
Questão 6 – Em “Sem falar numa
intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado [...]”, os
dois-pontos introduzem:
( ) uma conclusão sobre a expressão
“consciência ecológica”.
( ) uma explicação sobre a expressão
“consciência ecológica”.
( ) um comentário avaliativo sobre a
expressão “consciência ecológica”.
Questão 7 – No segmento “[...] mas
ensina a valorizá-las e a conservá-las.”, o termo “las” retoma:
( ) “diferentes regiões”
( ) “as especificidades dos modos de viver”
( ) “as riquezas naturais”
Questão 8 – Levando-se em consideração
a ideia presente no texto, assinale a conjunção que se encaixaria na lacuna
indicada no fragmento a seguir:
“O turismo bem
empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo,
________ pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências [...]”
( ) pois
( ) por isso
( ) contudo
Questão 9 – Preencha o quadro com os dados
solicitados:
Na introdução, qual é a ideia central/tese apresentada? |
|
No desenvolvimento, quais são os argumentos apresentados? |
|
Na conclusão, qual é o posicionamento do autor em relação
ao tema desenvolvido? Ele apresenta algum tipo de sugestão para resolução do
problema? |
|
Questão 10 – O autor do texto, na conclusão, não
apresenta sugestão de ações para resolver a questão levantada. Que proposições/ações você proporia para
resolver este problema?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário