foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sexta-feira, 4 de junho de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 9ºs anos A/B/C/D - Profªs Regina e Izabel

 Olá, alunos dos nonos anos!

Esperamos que todos estejam bem.

Aqui está a terceira atividade de Língua Portuguesa do 2º Bimestre.

Lembramos que ela também está no Google Classroom. 

Façam a atividade, até 18/06/2021, conforme as orientações, e enviem fotos da lição no caderno para o e.mail de sua professora:

9º ano A - reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br

9ºs anos B/C/D - lugui@prof.educacao.sp.gov.br

Bom trabalho!


Atividade 3 – 2º Bimestre

 

Com atenção, leia o texto abaixo e responda às questões em seu caderno.

 

Aprendendo o Brasil

 

Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil estão, o tempo todo, surpreendendo-se com a diversidade de nossos tesouros naturais e culturais. É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato, de envergadura nacional, capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.

Pense-se nos empregos que se poderiam gerar com a instalação de equipamentos capazes de oferecer toda a infraestrutura de apoio para uma efetiva internacionalização do nosso turismo. Ao lado disso, imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer essa diversidade, identificar de modo concreto a pluralidade dos nossos costumes, das nossas linguagens, dos nossos climas, da nossa geografia, da nossa culinária, da nossa arte popular.

Entre outras vantagens, o turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo: pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências, a considerar as especificidades dos modos de viver, a reconhecer a grande variação de valores culturais. Sem falar numa intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado não apenas expõe as riquezas naturais, mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.

Não é nenhum exagero afirmar que o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.

 

(Abelardo Junqueira)

Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido:

(     ) crônica

(     ) reportagem

   ) artigo de opinião

 

Questão 2 – O autor do texto dialoga diretamente com o leitor na passagem:

(     ) “Os brasileiros que têm o privilégio de viajar bastante pelo Brasil [...]”

(     ) “[...] imagine-se o quanto seria importante, para nós mesmos, podermos reconhecer [...]”

(     ) “[...] capaz ao mesmo tempo de explorar e preservar esses polos de atração.”

 

Questão 3 – Na parte “É pena que a maioria dessas riquezas ainda não esteja integrada a um planejamento turístico eficaz e sensato [...]”, o autor do texto:

(     ) expõe uma opinião.

(     ) emite um alerta.

(     ) faz uma comparação.

 

Questão 4 – O trecho “[...] o turismo pode representar um dos mais objetivos caminhos para o Brasil se fazer conhecer e para os brasileiros se conhecerem a si mesmos.” consiste:

(     ) na tese defendida pelo autor ao longo do texto.

(     ) no paralelo estabelecido pelo autor ao longo do texto.

(     ) no principal argumento apresentado pelo autor ao longo do texto.

 

Questão 5 – Em “[...] a pluralidade dos nossos costumes [...]”, o pronome “nossos” exprime:

(     ) lugar

(     ) posse

(     ) tempo

 

Questão 6 – Em “Sem falar numa intensificação da consciência ecológica: todo turismo bem planejado [...]”, os dois-pontos introduzem:

(     ) uma conclusão sobre a expressão “consciência ecológica”.

(     ) uma explicação sobre a expressão “consciência ecológica”.

(     ) um comentário avaliativo sobre a expressão “consciência ecológica”.

 

Questão 7 – No segmento “[...] mas ensina a valorizá-las e a conservá-las.”, o termo “las” retoma:

(     ) “diferentes regiões”

(     ) “as especificidades dos modos de viver”

(     ) “as riquezas naturais”

 

Questão 8 – Levando-se em consideração a ideia presente no texto, assinale a conjunção que se encaixaria na lacuna indicada no fragmento a seguir:

 

“O turismo bem empreendido atua como um fator de autoconsciência e integração de um povo, ________ pessoas de diferentes regiões passam a trocar experiências [...]”

 

(     ) pois

(     ) por isso

(     ) contudo

 

Questão 9 – Preencha o quadro com os dados solicitados:

 

 

Na introdução, qual é a ideia central/tese apresentada?

 

 

 

No desenvolvimento, quais são os argumentos apresentados?

 

 

 

Na conclusão, qual é o posicionamento do autor em relação ao tema desenvolvido? Ele apresenta algum tipo de sugestão para resolução do problema?

 

 

 

Questão 10 – O autor do texto, na conclusão, não apresenta sugestão de ações para resolver a questão levantada.  Que proposições/ações você proporia para resolver este problema?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário