Olá, alunos. A atividade deste semana será baseada na aula do CMSP de 10/06/2021 intitulada “Esclarecimento e Barbárie”.
Com a ascensão do nazismo e a instauração de regimes totalitários pelo mundo, diversos pensadores começam a questionar a promessa fundamental do iluminismo: que com o avanço da razão e da ciência, seríamos capazes de derrotar as trevas, os preconceitos, as superstições e o pensamento irracional. Em vez disso, o que se observou foi a razão sendo utilizada para fins irracionais, mais notadamente no modo industrial e metódico pelo qual o nazismo realizou o extermínio sistemático de milhões de indivíduos. Diversas teorias foram formuladas para explicar o fenômeno do obscurantismo se desenvolvendo em nações pretensamente desenvolvidas intelectualmente.Um conceito formulado por membros da chamada escola de Frankfurt, em especial os pensadores Horkheimer e Adorno nas obras Eclipse da Razão e Dialética do Esclarecimento é o de razão instrumental.
A razão instrumental não se preocupa com os fins, não é crítica ou reflexiva, ela apenas age como meio. A razão instrumental se pergunta: "como fazer?" sem se perguntar "o que fazer?" ou "é correto fazer?" ou mesmo "quais as consequências em longo prazo de fazê-lo?".
Esse tipo de razão instrumental, relacionada ao conceito de razão subjetiva, frequentemente é apenas acessório de uma ideologia que lhe dá os fins (a ideologia em si, portanto, não sendo racional) ou então pensa em fins imediatos e individuais, o que gera consequências inesperadas quando milhões de indivíduos agem deste mesmo modo.
Um exemplo é o trânsito: comprar um carro é bem racional e razoável: é um modo confortável e prático de se locomover. O problema é que quando milhões de pessoas na mesma cidade tomam essa decisão que, individualmente, é racional, o que acontece são longas filas de trânsito e, de repente, ninguém está confortável e todos estão demorando muito mais para chegar em casa do que seria se houvessem menos carros.
O tema de nossa redação então é, justamente, uma reflexão sobre atos que, individualmente são racionais, mas cujas consequências em larga escala são imprevisíveis ou irracionais.
Não esqueça de fazer um texto argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão, que defenda um ponto de vista com argumentos.
Favor enviar a atividade ao google classroom ou pelo e-mail: Rodrigobraga@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário