foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 27 de julho de 2020

6ºs A/ B /C / D - MATEMÁTICA - PROFª MIRLEY CORREÇÃO DA ATIVIDADE 5 - 2º BIMESTRE


6º ANOS A/ B /C / D - MATEMÁTICA - PROFª MIRLEY

CORREÇÃO DA ATIVIDADE 5  - 2º BIMESTRE

EXPLORANDO TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS

Caderno do Aluno - Volume 2 - Parte 1

Páginas 70 e 71

Em grupo, pesquise sobre o tema “Triângulos escalenos, isósceles, equiláteros, agudos, retos e obtusos”. Em seguida, preencha o quadro com as características dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos. Em seguida, socialize com o grupo sua tabela.

                                                  Retângulo        Quando apresenta a medida de um

                                                                 ângulo igual a 90º.


 Página 72


a) Organize no quadro abaixo os triângulos quanto aos lados:

Triângulos

Indicar as cores

Justifique sua escolha

Equilátero

Vermelho, azul claro, marrom e roxo

Possui todas as medidas dos lados iguais

Isósceles

Verde, bege e rosa

Possui a medida de dois lados iguais e um lado de medida diferente

Escaleno

Azul, amarelo e laranja.

Possui todas as medidas dos lados diferentes.

 

b) Organize no quadro abaixo os triângulos quanto aos ângulos:


3.1- O triângulo é a figura geométrica mais utilizada em construções e estruturas que necessitam de rigidez. Um carpinteiro utilizou algumas vigas e fez a construção da estrutura de um telhado, conforme o esquema abaixo: Observe os triângulos formados na estrutura e classifique-os quanto à medida de seus lados e às medidas de seus ângulos.


Triângulos

Classificação quanto às medidas dos lados

Classificação quanto às medidas dos ângulos

AED

Isósceles

Obtusângulo

ECD

Equilátero

Acutângulo

ADC

Escaleno

Retângulo

DFB

Isósceles

Obtusângulo

FCD

Equilátero

Acutângulo

BDC

Escaleno

Retângulo

ACB

Isósceles

Obtusângulo

 Página 73

3.2- Com o auxílio de uma régua e transferidor, construa um triângulo que, de acordo com as medidas de seus lados, seja isóscele e, quanto, às medidas de seus ângulos, seja retângulo.

O triângulo precisará ter dois lados de mesma medida e um ângulo de 90°.

3.3- Como vimos, os triângulos podem ser classificados quanto às medidas de seus lados ou quanto às medidas de seus ângulos. Observe os triângulos abaixo e classifique-os quanto aos lados e quanto aos ângulos.

3.4- Sr. José quer construir dois canteiros em formato de triângulos para plantar flores e hortaliças. O canteiro de flores será um triângulo com um ângulo medindo 110º e o canteiro das hortaliças será um triângulo com todos os lados de medidas iguais. Quais são os tipos de cada um desses triângulos? Como podemos classificá-los?

Canteiro de flores - Triângulo obtusângulo.

Canteiro das hortaliças - Triângulo equilátero.

 

Página 74

4.1- Na parede de um Museu, foi construído um mosaico composto por quadriláteros.

Paralelogramos e Trapézios


4.2- Complete o quadro com o nome e as características que podem ser observadas nesses quadriláteros.

 

Página 75

5.1- Análise os quadriláteros a seguir:

a) Dos quadriláteros desenhados, quais não têm lados paralelos?

IV

b) Indique qual deles tem apenas um par de lados paralelos.

I

c) Indique quais deles têm dois pares de lados paralelos.

II e III

 

5.2- Os quadriláteros a seguir, foram organizados segundo um critério. Descubra qual foi esse critério. Escreva um pequeno texto, explicando essa organização.

Página 76

5.4- No polígono abaixo, mantendo as medidas dos lados e alterando apenas o ângulo de 75º para 90º, qual será o novo polígono formado?

Resposta:  O novo polígono formado é o retângulo.

 

 O novo polígono formado é o retângulo.

 

5.5- Construa na malha quadriculada abaixo os seguintes quadriláteros:

 a) Um trapézio com dois ângulos retos.

b) Um losango que não seja um quadrado.

c) Um retângulo que não seja um quadrado.

Bons estudos!!

Saudades de vocês! 😊 ❤














Nenhum comentário:

Postar um comentário