foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quinta-feira, 16 de julho de 2020

2º bimestre-Inteligência Emocional-Recapitulação



Olá...
Considerando algumas dificuldades que alguns alunos tiveram para responderem as atividade,estou reenviando alguns textos para que façam as considerações.Gostaria de ver o que cada um pensou sobre o assunto. 
Aguardo retorno o mais breve possível para a avaliação e fechamento das notas bimestrais.

Todas as atividades do 2° bimestre respondam no

A atividade deverá ser respondida com data.
Obs.: não é um resumo.Quero a sua opinião tendo como referência os textos a seguir:    
        ____
  Atividades postadas no Blog *Recapitulação 
                                                                              Eletivas 2A e 9B   
 De forma a compreender melhor o impacto psicológico da quarentena, Brooks e Cols (2020) realizaram uma revisão sistemática sobre o assunto incluindo estudos relacionados a surtos ou epidemia.
Os fatores estressores observados incluem: o próprio estado de quarentena, o qual implica em modificação da rotina e limitação da mobilidade, duração prolongada da quarentena, medo de infecções, frustração, tédio, suprimentos inadequados, informação limitada e perdas financeiras
E como os indivíduos respondem a essas restrições? Quais os efeitos psicológicos à mudança da rotina e restrição da mobilidade frente a quarentena?                                    

                                                                                                                      https://pebmed.com.br/

Observando as informações do texto e pensando quais são seus sentimentos relacionados ao distanciamento escolar, respondam as questões abaixo:

1)    O que você tem feito desde o início da quarentena?
Pontos positivos
Pontos negativos
2)    Com relação a organização do tempo de estudo em casa...
Pontos positivos
Pontos negativos
3)    Com relação as aulas presenciais não estarem acontecendo...
Pontos positivos
Pontos negativos
4)    Com relação à organização do conteúdo escolar à distância...

Pontos positivo




Pontos negativos

                                Lembrem que toda atividade deverá ser anotada com data.
_________________

Após a leitura, anote a sua opinião.

Covid-19: confinamento e distanciamento social preocupam psicólogos.
Publicado em 05/04/2020 - 08:05 Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil - Brasília
A situação inédita de confinamento em casa e distanciamento social entre as pessoas por causa de um vírus em pleno século 21 cabe no enredo de romances distópicos ou de filmes apocalípticos de ficção científica. Na realidade, entretanto, essa trama pode vir recheada de desconfortos, situação de stress, desequilíbrio emocional e até alguma neurose, alertam psicólogos. Em tempo de novo coronavírus é preciso prestar atenção e cuidar da saúde mental no dia a dia.
De acordo com Lydiane Streapco, professora de Psicologia do Centro Universitário São Camilo em São Paulo, a situação vivida em todo o planeta era impensável há poucos meses por causa do domínio absoluto da ciência e da disponibilidade de tecnologia para inclusive deter doenças.
“Nossa geração estava muito vaidosa de que não experimentaria riscos de morte em massa, como ocorreu no passado. A natureza, agora, impõe nova realidade.” Para ela, a situação nos desequilibra, “mexe a fundo com o bem-estar e abala as relações entre as pessoas.”
Somado a isso, para  evitar mais estresse e ansiedade, é importante manter fontes de informação confiáveis.
Fontes credenciadas : Organização Mundial da Saúde (OMS)https://www.paho.org/bra/covid19/), Ministério da Saúde (https://coronavirus.saude.gov.br/) e autoridades de saúde locais.
Disque Saúde - 136Centro de Valorização da Vida - 188Central de Atendimento à Mulher - 180Psicólogos que atendem online: https://e-psi.cfp.org.br/psicologas-cadastradas/?action=pesquisar&nome=&regiao=&registro=&uf
________________________________________

Na atual situação de pandemia da COVID-19, é comum ter sentimentos e emoções negativas, como medo, tristeza, raiva e solidão, além de ansiedade e estresse.                   
Após a leitura, anote a sua opinião.  
                 
Covid-19: confinamento e distanciamento social preocupam psicólogos.
Publicado em 05/04/2020 - 08:05 Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil - Brasília
A situação inédita de confinamento em casa e distanciamento social entre as pessoas por causa de um vírus em pleno século 21 cabe no enredo de romances distópicos ou de filmes apocalípticos de ficção científica. Na realidade, entretanto, essa trama pode vir recheada de desconfortos, situação de stress, desequilíbrio emocional e até alguma neurose, alertam psicólogos. Em tempo de novo coronavírus é preciso prestar atenção e cuidar da saúde mental no dia a dia.
De acordo com Lydiane Streapco, professora de Psicologia do Centro Universitário São Camilo em São Paulo, a situação vivida em todo o planeta era impensável há poucos meses por causa do domínio absoluto da ciência e da disponibilidade de tecnologia para inclusive deter doenças.
“Nossa geração estava muito vaidosa de que não experimentaria riscos de morte em massa, como ocorreu no passado. A natureza, agora, impõe nova realidade.” Para ela, a situação nos desequilibra, “mexe a fundo com o bem-estar e abala as relações entre as pessoas.”
Somado a isso, para  evitar mais estresse e ansiedade, é importante manter fontes de informação confiáveis.
Fontes credenciadas : Organização Mundial da Saúde (OMS)https://www.paho.org/bra/covid19/), Ministério da Saúde (https://coronavirus.saude.gov.br/) e autoridades de saúde locais.
Disque Saúde - 136Centro de Valorização da Vida - 188Central de Atendimento à Mulher - 180Psicólogos que atendem online: https://e-psi.cfp.org.br/psicologas-cadastradas/?action=pesquisar&nome=&regiao=&registro=&uf
                                                                                                                                                                                                    

Professora Margarete                                                              margaretesuzano@gmail.com 
 __________________________________________

Inteligência Emocional  

1. Salovey e Mayer definiram Inteligência Emocional como:
"...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).
                                                                                              
Os cinco pilares da Inteligência Emocional

" O tempo livre possibilita o florescimento do espírito criativo, enquanto que as agendas muito estritas, pelo contrário , o sufocam."
Daniel Goleman

2. Goleman, jornalista científico especializado nessa área, destaca:

1 – Conhecer as próprias emoções
O primeiro passo é se conhecer, analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos.
Essa é a chave da inteligência emocional!
Mas você deve estar ciente de que a Inteligência Emocional é um processo gradual e que varia de pessoa para pessoa.
Não apresse as coisas, não se desespere. A nossa dica para você conhecer melhor as suas próprias emoções é colocar seus sentimentos e suas ações em um papel e, depois, refletir profundamente sobre isso.

2 – Controlar as emoções
Tenha em mente que todos nós passamos por momentos estressantes na vida, ou nos sentimos ansiosos por algum motivo. Aprender a lidar com as emoções e controlá-las te colocará na direção certa conforme cada situação, e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção.
Você deve evitar pensar de imediato em um resultado negativo. Seja otimista, tente enxergar sempre o lado positivo das coisas e lembre-se que cada situação possui diversas saídas, basta você procurá-las.
E quando estiver sob pressão, a coisa mais importante é tentar manter a calma. Encontre uma distração, realize uma atividade prazerosa e canalize sua ansiedade.

3 – Automotivação
Lembre-se que pensar antes de tomar as decisões lhe trará diversos benefícios e evitará o conflito com os seus pares e o arrependimento de seus atos.
Ao saber utilizar adequadamente suas emoções você chegará aos seus objetivos.
Nunca perca a esperança! Tudo é possível, desde que você corra atrás daquilo que você quer de maneira consciente e sem passar por cima do outro!
Assim, você deve aprender a responder aos seus estímulos, um processo consciente que envolve analisar como você se sente, para depois decidir como você quer se comportar para atingir suas metas.
Em contrapartida, temos o processo inconsciente de reagir, onde experimentamos um gatilho emocional, expressando essa emoção de maneira instantânea, o que gera arrependimentos e desvios de nossas metas.

4 – Empatia
Aprender a se colocar no lugar do outro, de reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos, nos torna mais sensíveis e abertos.

5 – Saber se relacionar interpessoalmente
Saber ter boas relações. Isso criará um ambiente positivo a sua volta, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando aqueles ao seu redor.

Cabe agora a reflexão para o entendimento do nosso comportamento e do outro.

Referências:
1.Salovey era um professor da Universidade de Yale, enquanto Mayer era um estudante de pós-doutorado na época. Eles pesquisaram juntos e publicaram vários artigos sobre o tema. Apesar disso, muita gente atribui o conceito ao seu melhor divulgador, Daniel Goleman.29 de mar. de 2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário