6º ANOS A/ B /C / D - MATEMÁTICA - PROFª MIRLEY
CORREÇÃO DA ATIVIDADE 5 - 2º BIMESTRE
EXPLORANDO TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS
Caderno do Aluno - Volume 2 - Parte 1
Páginas 70 e 71
Em grupo, pesquise sobre o tema “Triângulos escalenos, isósceles, equiláteros, agudos, retos e obtusos”. Em seguida, preencha o quadro com as características dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos. Em seguida, socialize com o grupo sua tabela.
ângulo igual a 90º.
Página 72
a) Organize no quadro abaixo os triângulos quanto aos lados:
b) Organize no quadro abaixo os triângulos quanto aos ângulos:
3.1- O triângulo é a figura geométrica mais utilizada em construções e estruturas que necessitam de rigidez. Um carpinteiro utilizou algumas vigas e fez a construção da estrutura de um telhado, conforme o esquema abaixo: Observe os triângulos formados na estrutura e classifique-os quanto à medida de seus lados e às medidas de seus ângulos.
Página 73
3.2- Com o auxílio de uma régua e transferidor, construa um triângulo que, de acordo com as medidas de seus lados, seja isóscele e, quanto, às medidas de seus ângulos, seja retângulo.
O triângulo precisará ter dois lados de mesma medida e um ângulo de 90°.
3.3- Como vimos, os triângulos podem ser classificados quanto às medidas de seus lados ou quanto às medidas de seus ângulos. Observe os triângulos abaixo e classifique-os quanto aos lados e quanto aos ângulos.
3.4- Sr. José quer construir dois canteiros em formato de triângulos para plantar flores e hortaliças. O canteiro de flores será um triângulo com um ângulo medindo 110º e o canteiro das hortaliças será um triângulo com todos os lados de medidas iguais. Quais são os tipos de cada um desses triângulos? Como podemos classificá-los?
Canteiro de flores - Triângulo obtusângulo.
Canteiro das hortaliças - Triângulo equilátero.
Página 74
4.1- Na parede de um Museu, foi construído um mosaico composto por quadriláteros.
Paralelogramos e Trapézios
4.2- Complete o quadro com o nome e as características que podem ser observadas nesses quadriláteros.
Página 75
5.1- Análise os quadriláteros a seguir:
a) Dos quadriláteros desenhados, quais não têm lados paralelos?
IV
b) Indique qual deles tem apenas um par de lados paralelos.
I
c) Indique quais deles têm dois pares de lados paralelos.
II e III
5.2- Os quadriláteros a seguir, foram organizados segundo um critério. Descubra qual foi esse critério. Escreva um pequeno texto, explicando essa organização.
Página 76
5.4- No polígono abaixo, mantendo as medidas dos lados e alterando apenas o ângulo de 75º para 90º, qual será o novo polígono formado?
Resposta: O novo polígono formado é o retângulo.
O novo polígono formado é o retângulo.
5.5- Construa na malha quadriculada abaixo os seguintes quadriláteros:
a) Um trapézio com dois ângulos retos.
b) Um losango que não seja um quadrado.
c) Um retângulo que não seja um quadrado.
Bons estudos!!
Saudades de vocês! 😊 ❤
Nenhum comentário:
Postar um comentário