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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sexta-feira, 10 de julho de 2020

8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD

Matemática
Professora Simone e professor Ricardo 

Boa tarde!
Espero que estejam bem. 
Estamos com saudades. 

1- Segue a  correção das atividades 1.1, 1.2, 1.3, 1.6 e 1.7,do caderno do aluno, volume 2,parte 1, páginas 68, 69 e 70.

2- Seguem alguns exercícios para realizarem até o dia 17/7/2020.

Bom final de semana.

Correção

1.1    a) P= perímetro   e    l = lado

                                           P =  4·  l 
   
Exemplo:     Se l = 1 cm  P = 4 · 1 = 4 cm

                    Se l = 2 cm  P = 4 · 2 = 8 cm   

Assim, se a medida do lado dobrar, a medida do perímetro também dobra. Quando aumenta o lado do quadrado, seu perímetro aumenta na mesma proporção. São grandezas diretamente proporcionais.


b) Se a velocidade média dobrar, o tempo que um automóvel levará para percorrer uma certa distância cairá pela metade.Quanto maior a velocidade média, o tempo de percurso será proporcionalmente menor. São grandezas inversamente proporcionais.


 c) Se todos os funcionários tem o mesmo ritmo de trabalho, se dobrarmos a quantidade de funcionários de uma fábrica, o número de produtos fabricados dobrará. Quanto mais funcionários, a produtividade é proporcionalmente maior, considerando que todos trabalhem no mesmo ritmo.  São grandezas diretamente proporcionais.


 d) Se dobrarmos a distância percorrida por um veículo, a quantidade de combustível usado dobrará. Quanto maior à distância, o consumo de combustível será proporcionalmente maior. São grandezas diretamente proporcionais.


e) Se todos os trabalhadores tem o mesmo ritmo de trabalho, se dobrarmos a quantidade de trabalhadores, a construção do muro dobrará. Quanto maior a quantidade de trabalhadores, a quantidade de muro construído será proporcionalmente maior, sendo mantido o mesmo ritmo de trabalho. São grandezas diretamente proporcionais.


1.2   São inversamente proporcionais. Ao dobrarmos a velocidade, o tempo é reduzido pela metade.


1.3   a) Porque ao dobrar a quantidade de produtos, o valor a ser pago também dobra.


b)  P = 70 n, onde P representa o valor pago e n representa a quantidade de produtos.


c)  P = 70 n
     P = 70 x 18
     P = 1 260
Logo, caso essa pessoa compre as 18 unidades, ela irá pagar R$ 1 260,00.


d) P = 70 n       P = 3360
360 = 70 n
3360 : 70 = n
48 = n                   
 Logo, a quantidade de produtos comprados com R$ 3 360,00 é de 48 unidades.

e)  Substituindo o valor de n por 1, temos:
 P = 70n
 P = 70 x 1
 P = 70
 Um produto custará R$ 70,00.


1.6  a) C · x = 36 , sendo C o comprimento e x a largura.

 b) . Inversamente proporcionais. Se dobrar a medida da largura, a medida do comprimento cairá pela metade, para manter a área do retângulo. 

1.7 a) 1 kg de tomates= R$ 1,50
           2 kg de tomates = 2 x 1,50 = R$ 3,00

      b) 1 kg de tomates= R$ 1,50
          5 kg de tomates = 5 x 1,50 = R$ 7,50

      c) 1 kg de tomates= R$ 1,50
          7 kg de tomates = 7 x 1,50 = R$ 10,50

      d) São grandezas diretamente proporcionais. Se dobrar os quilos de tomates, dobrará o    preço.  

Exercícios

1- Calcule a área de um retângulo cujo comprimento é 45 metros e a largura é 38 metros.

2- Qual é o comprimento de um retângulo cuja largura mede 118 metros e a área total é de 472 m?
.
3- Calcule a área  da figura abaixo:
                         10 cm
12cm12 cm
                           
5cm
                     
                                       


 4- Determine a área das seguintes figuras (em cm):
a)exercicio_geometria.GIF (2258 bytes)







b)   exercicio_geometria1.GIF (2219 bytes)




 exercicio_geometria2.GIF (1930 bytes)
d) exercicio_geometria4.GIF (1801 bytes)

 


Segue os links da aulas do centro de mídias: 




Fórmula das Áreas das Figuras Planas

Confira abaixo as fórmulas para os cálculos de área:
Áreas de Figuras Planas





















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