Professora Vitória e Professora Karen - Projeto de Vida - 9 A B C D
Olá, 9º anos!
Tudo bem, pessoal!
Pois é, dias atípicos, mas a vida segue com seus
compromissos!
Nesta publicação, nossa orientação é sobre a vídeo aula exibida em 20/05/2020. Segue o link abaixo:
PROJETO
DE VIDA:
IDENTIFICANDO
COMPETÊNCIAS
Definição de competência:
A
palavra “competência” está associada à qualidade de quem é capaz de apreciar e
resolver determinado assunto ou realizar determinada tarefa. Na prática, a
competência diz respeito à aptidão, habilidade e capacidade de resolver
problemas. A competência pressupõe uma ação que agrega valor diante de novas
situações.
Aparentemente,
houve uma edição do vídeo original, mas vejamos os assuntos tratados que se
concentram, principalmente, nas páginas 71 a 79 do caderno do aluno.
No
início da aula, há uma retomada da aula anterior que refletia sobre os sonhos e
projetos pessoais para, em seguida, trabalhar o conceito de competência que são
necessárias para se concretizar um
projeto.
Nós
temos a competência profissional, a competência de liderança, de comunicação, a
competência linguística, enfim, vários níveis de competências. No caso, a aula
trabalha com alguns aspectos da competência sócio emocionais. Abaixo, as
competências mencionadas:
- entusiasmo
- determinação
- organização
- foco
- persistência
- responsabilidade
- assertividade
- empatia
Dê
atenção especial para as explicações sobre as competências de assertividade e empatia,
palavras muito usadas no momento atual.
Em
seguida, outra palavra ganha destaque: fragilidade.
Quando
refletimos sobre nossas competências, devemos analisar quais são aquelas que
mostram nossos pontos mais fortes e quais são aquelas em que nos sentimos mais
frágeis, que precisamos melhorar.
Esta
é a atividade desta semana: página 71 a 79, do caderno do aluno, que você
recebeu no inicio de nossas aulas.
Orientações:
Reflita
como você se sente frente às competências assinaladas. Quais são seus pontos
mais fortes? O que é satisfatório? Quais são seus pontos mais frágeis?
Concentração? Responsabilidade? Foco?
Em
que as competências mais frágeis atrapalham a sua vida? Como melhorar essas
competências? O que será necessário para fortalecê-las?
Pensando
nisso, abra seu caderno de aluno na página 69, onde você encontrará as
orientações de como responder as perguntas. A partir da página 71, faça uma
auto avaliação de cada uma das competências trabalhadas e você deverá pontuá-la
do nível mais fraco para o mais forte.
Observe
que em cada item há a explicação do que é foco, persistência, etc.. Você deverá
assinalar em qual degrau sua resposta se adequa melhor. Após esta auto
avaliação, faça um plano de desenvolvimento pessoal. Vamos explicar o passo a
passo da atividade.
1º
- responder às questões das páginas 71 à 79.
|
2º
- plano de desenvolvimento pessoal:
(no
diário/caderno de práticas e vivências)
- O que você deve fazer para superar esta fragilidade? Quais ações? Pense em
uma prática diária para você exercitar e melhorar a fragilidade,
transformando- a em ação satisfatória.
|
LEMBRETE
Aluno da Professora Vitória:
Não
se esqueça de fotografar seu diário/caderno de práticas e vivências de forma
nítida, com as atividades solicitadas. A entrega poderá
ser feita pelo Google Classroom ou ser enviada pelo e.mail:
provitoriacalvitti@gmail.com
Aluno da Professora Karen:
Fotografe e envie para o email: karenzaremba@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário