foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sexta-feira, 22 de maio de 2020

1° anos, 2 °anos, 3° anos – BIOLOGIA Profª Elisana REPOSTANDO ATIVIDADE 3 - 2º BIMESTRE



ATENÇÃO: O 2º Bimestre já se iniciou e muitos alunos ainda não enviaram a atividade 3 referente ao 2º Bimestre, com data de entrega para 31/5/20.  
Estou colocando novamente e peço que enviem com urgência, pois já coloquei a atividade 4 e aconselho que vocês não acumulem as atividades. Um abraço carinhoso. 

OBS:  Esta atividade será avaliada para o 2º BIMESTRE e poderá ser realizada em dupla. 


Enviar para o email: elisanamendes20@gmail.com


Em caso de dúvidas, encaminhem os questionamentos para este email. 

                       Colocar a identificação na folha:


 
  NOME: __________________________Nº __________ Série: ______
  DATA:____/____/2020                                         PROFª ELISANA
  ATIVIDADE Nº ____ DE BIOLOGIA– NÃO PRESENCIAL


Atividade para a semana de 22 a 31 de maio.



ATIVIDADE 3: Epidemiologia e a pandemia de COVID19


-Objetivos :  Interpretar um texto e conhecer os conceitos básicos da Epidemiologia.
                      Interpretar as informações obtidas através de um gráfico.                                                        Relacionar os conceitos de Epidemiologia com dados obtidos da  
                      COVID19 na atualidade.                
                   
Aqui também segue dois links de aulas bem interessantes sobre esses conteúdos.


Leia o texto abaixo e responda as questões: ( Copiar as questões ou imprimir e colar numa folha)

Epidemiologia: definição, objetivos e conceitos

Enquanto a Clínica dedica-se ao estudo da doença no indivíduo, analisando caso a caso, a epidemiologia estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas.

Epidemiologia  surgiu a partir da consolidação de um tripé de elementos conceituais, metodológicos e ideológicos: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social.

O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo.

Numerosas doenças cujas origens até recentemente não encontravam explicações vêm sendo estudadas em suas associações causais pela metodologia epidemiológica . A título de exemplo pode-se citar a associação entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão, leucemias e exposição aos raios-X ou ao benzeno, mortalidade infantil e classes sociais, AIDS e hábitos sexuais, entre outras.

Portanto, a Epidemiologia mantém seu caráter essencialmente coletivo e social assim como vem ampliando o seu importante papel na consolidação de um saber científico sobre a saúde humana. Fornecendo subsídios para o planejamento e a organização das ações de saúde e para a avaliação de programas, atividades e procedimentos preventivos e terapêuticos.
Rouquayrol (2003) define epidemiologia como a ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração, e avaliação das ações de saúde.

Convém ressaltar que, devido ao seu caráter eminentemente observacional, a moderna Epidemiologia estrutura-se em torno de um conceito fundamental denominado risco.

Portanto, risco pode ser definido como a probabilidade dos membros de uma determinada população desenvolver uma dada doença ou evento relacionado à saúde em um período de tempo.

Em outras palavras, o risco é o correspondente epidemiológico do conceito matemático de probabilidade e se operacionaliza quantitativamente sob forma de uma proporção, levando em conta três dimensões: ocorrência de doença, denominador de base populacional e tempo.

Operacionalmente, as medidas típicas do risco são chamadas de incidência e prevalência.

A incidência é a proporção de casos novos de uma dada patologia em uma população delimitada, durante um período determinado de tempo. Já, a prevalência é a proporção de casos (novos e antigos) de certa doença em uma população delimitada, em um tempo determinado.

Cumpre destacar que a prevalência é uma medida de risco de grande utilidade para os estudos epidemiológicos relacionados com a inspeção do trabalho na área de segurança e saúde no trabalho.

Por outro lado, para o estudo de determinantes de doença e subsequente proposição de ações preventivas, outro conceito torna-se mais útil: o fator de risco.

Um fator de risco pode ser definido como o atributo de um grupo que apresenta maior incidência de uma dada patologia, em comparação com outros grupos populacionais, definidos pela ausência ou menor dosagem de tal característica.

A partir do conhecimento e do domínio desses conceitos básicos, a investigação epidemiológica deve seguir um roteiro básico: a construção da questão e formulação das hipóteses de pesquisa, a definição da estratégia de investigação, a seleção de técnicas de produção de dados, o trabalho de campo e a sistematização e análise dos dados coletados.

A formulação da hipótese resulta inicialmente da construção de um quadro teórico baseado em um estudo cuidadoso da literatura científica específica sobre um dado assunto.

Sua formulação propriamente dita deverá ser feita em termos probabilísticos, de modo à antecipadamente indicar com precisão e objetividade a natureza das medidas e a direção das associações em estudo.

Em relação à definição da estratégia de investigação, o instrumental da Epidemiologia engloba quatro estratégias básicas de pesquisa: estudos ecológicos, estudos do caso-controle, estudos de coorte, e estudos seccionais (ou de prevalência).

Os estudos ecológicos abordam áreas geográficas, analisando comparativamente indicadores globais, quase sempre por meio de correlação entre variáveis ambientais ou sócio-econômicas e indicadores de saúde. Um exemplo de estudo ecológico é a investigação da ocorrência de correlação entre concentração populacional e níveis de sintomatologia.

Os estudos de caso-controle iniciam-se pelos doentes identificados (casos), estabelecem controles (sujeitos comparáveis aos casos, porém não-doentes) para eles, e retrospectivamente procura conhecer os níveis de exposição ao suposto fator de risco. Esse tipo de estudo é de grande utilidade para se abordar associações etiológicas com doenças de baixa incidência. Um exemplo típico de
estudo de caso - controle é aquele que demonstrou a associação entre rubéola durante a gestação e malformações congênitas a partir de casos de crianças portadoras de catarata congênita.

Os estudos de corte consistem no inverso dos estudos de caso-controle, pois partem da observação de grupos comprovadamente expostos a um fator de risco suposto como causa de doença e prospectivamente observa o aparecimento de doentes. Esse tipo de estudo é o único capaz de abordar hipóteses etiológicas produzindo medidas de incidência. Exemplos clássicos de estudo de coorte são o da associação entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão e, entre o nível de colesterol no sangue e doenças cardiovasculares. Miranda (1998)

Finalmente, os estudos seccionais (ou de prevalência) observam o fator de risco e o efeito num mesmo momento histórico e em populações de referência precisamente delimitadas. Esse tipo de estudo tem sido o mais empregado na Epidemiologia moderna e é o desenho de investigação mais útil para a inspeção do trabalho na área de segurança e saúde. Um exemplo típico de estudo seccional é o estudo da prevalência de certa doença profissional entre trabalhadores de certa empresa ou de certo ramo de atividade econômica. Após definir a estratégia de investigação mais adequada em relação aos objetivos da pesquisa, devem-se selecionar as técnicas de produção de dados. As fontes desses dados podem ser secundárias (por exemplo, o arquivo do serviço médico da empresa) ou podem-se obter dados primários através da utilização de entrevistas ou aplicação de questionários.

A fase seguinte da investigação consiste no trabalho de campo, que na verdade constitui-se no próprio processo de produção de dados referentes às variáveis estudadas, através do emprego criterioso das técnicas de coleta dentro da estratégia de investigação selecionada. Na última fase, realiza-se a sistematização e a análise dos dados coletados de modo a abordar efetivamente o problema da investigação, finalmente transformando dados em informação útil, através do teste das hipóteses da investigação.

Gráfico 1 




Gráfico 2





Com base no texto  e nos gráficos 1 e 2 e também no que já foi pesquisado sobre a COVID19 na Atividade 1 de Biologia, interprete e relacione os textos:


1) O que estuda a Epidemiologia ?

2) Qual é o objetivo do estudo epidemiológico de uma doença para as secretarias de saúde regionais?

3) Alguns termos são comumente divulgados com relação a epidemiologia da COVID19, como incidência e prevalência. Explique o significado de cada um deles.

4) Em relação à definição da estratégia de investigação, o instrumental da Epidemiologia engloba quatro estratégias básicas de pesquisa: estudos ecológicos, estudos do caso-controle, estudos de coorte, e estudos seccionais (ou de prevalência). Explique a diferença principal existente entre esses estudos.

5) Defina o conceito de  fatores de risco na epidemiologia e dê alguns exemplos com  relação ao coronavírus.

6) Qual gráfico está relacionado com a incidência da COVID19? Por quê?

7) Qual gráfico está relacionado com a prevalência da COVID19? Por quê? 


8) Leia a notícia abaixo e escolha as palavras que correspondem à área em destaque.

 

transmissão -  epidemia  - COVID-19  - pandemia   -  prevalência   novocoronavírus  - critérios  -   infecção   - incidência

 

Após quarentena rigorosa, Índia tem 2 casos a cada 100 mil habitantes; Brasil tem 35. País asiático adotou as medidas de isolamento mais rígidas entre todas as nações afetadas pela pandemia 

Praveen S. Brasil de Fato | Nova Delhi (Índia)  29 de Abril de 2020

O pais asiático contabiliza 2,32 casos do novo coronavírus para cada cem mil habitantes. Para se ter uma ideia, o índice no Brasil é de 34,8. Ou seja, a incidência proporcional do vírus é 15 vezes maior do que na Índia.O número de mortes por covid-19 também parece refletir a eficácia das medidas de distanciamento social, consideradas as mais restritivas entre todas as nações afetadas pela pandemia. Até o momento, a doença matou 1.008 indianos — um quinto do número registrado no Brasil, que tem uma população seis vezes menor.
Países adotam diferentes critérios para definir quem será testado, que tipo de testes serão feitos e com qual intensidade. Por isso, as comparações com base em números absolutos nem sempre são ideais.
É preciso sempre considerar as diferenças populacionais e as políticas de testes adotadas. Mas é claro que qualquer medida que reduza a chance de as pessoas se encontrarem e conviverem, como fez a Índia, tende a funcionar, porque desacelera a transmissão.


9) De acordo com o texto acima, para que um país possa sair da quarentena implantada no país, qual conceito epidemiológico deve ser levado em consideração? Por quê?

10) Com base em tudo o que já foi falado sobre essa pandemia de COVID-19, o que é abordado diariamente em todas as mídias (TV, Internet, Rádio), qual é a sua opinião sobre tudo isso que estamos vivendo?


  Bom estudo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário