foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


domingo, 24 de maio de 2020


PROJETO DE VIDA
3ºs ANOS A/B/C
PROFª REGINA

Olá!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Vou deixar aqui uma atividade para vocês realizarem após a leitura do texto que vai falar um pouco de  Autovalorização.
Você tem ideia do que seria isso?
Tem tudo a ver com a autoestima, querer-se a si mesmo.
Vamos ler o texto, então?


5 atitudes para você se valorizar

Quando falamos em valorizar-se, falamos essencialmente sobre autoestima. O indivíduo que reconhece suas qualidades, que não precisa da aprovação de ninguém pra ser feliz, que é seguro de si, este se valoriza, tem a autoestima elevada.
Mas, nem todas as pessoas são assim, algumas são demasiadamente insatisfeitas com a vida, seja pelas dificuldades, pelos defeitos, perdas e outros fatores que influenciam. Problemas que fazem parte da vida de qualquer um, sem exceção.
Como anda sua autoestima?
O que faz alguém ter a autoestima elevada mais do que o outro, é a atitude e forma de lidar com os problemas. A autoestima é a base do poder pessoal de cada um. Quem não se valoriza, aceita qualquer situação, não acredita que pode alcançar objetivos e é suscetível à opinião alheia, ou seja, se te disserem que você não irá conquistar o que deseja, você acredita, pois, você mesmo não consegue enxergar sua capacidade.

Veja abaixo atitudes que te ajudarão a valorizar-se

1)    Autoconhecimento:

Conhecer você mesmo é a primeira atitude. Todo sucesso está relacionado ao autoconhecimento. Conhecer a si próprio é evoluir pessoalmente. Mas é preciso buscar conhecer não somente suas qualidades, mas seus defeitos também. Quando você aprende a identificar o que causa seus sentimentos negativos, fica muito mais fácil lidar com eles. Se pergunte: o que me perturba? O que me faz mal? O que me deixa insatisfeito? Essas e outras perguntas te abrirão as portas do entendimento e capacidade para resolvê-los.
A partir do momento que você compreender a si mesmo, você terá mais segurança para enfrentar qualquer situação. Logo, terá mais equilíbrio na sua vida emocional e profissional. Mas, não se desespere, na verdade o autoconhecimento é um processo contínuo que exige paciência e perseverança, todos nós estamos sempre nos conhecendo a cada dia. Se você não sabe o que é, será o que os outros quiserem!

2)    Deixe a necessidade de aprovação de lado

Ser aprovado e elogiado pelos outros é muito bom, mas algumas pessoas necessitam da aprovação de outrem o tempo todo. Toda sua vida, todos seus comportamentos são direcionados de modo que sejam admirados pelos outros, ou seja, para serem felizes precisam ser aprovados pelas pessoas. Quando essa aprovação não acontece, a pessoa se angustia, sente-se triste e pode até entrar em depressão. Mesmo com bons resultados a pessoa nunca está satisfeita. Faz parte do ser humano querer melhorar sempre, mas se cobrar o tempo todo para isso faz mal, é aí que entra o perfeccionismo e a desvalorização de si mesmo.
Você não precisa viver para fazer os outros felizes, sua felicidade tem que vir de dentro pra fora, tem que ser feliz pelo que você é e consegue fazer. Se você não está prejudicando ninguém, mas as pessoas não aprovam o que você é ou faz, o problema é deles, eles que lidem com as expectativas que criaram a seu respeito e não você. Tome esta atitude por você!

3)    Deixe a insegurança de lado

A insegurança é o medo de algo dar errado, das pessoas não gostarem de alguma coisa. Insegurança é normal, todos nós sentimos em algum momento da vida. Mas quando você deixa de viver, de fazer o que gosta por causa da insegurança, então isto passa a ser um problema. Saiba que você tem seus limites, que você sempre vai errar, mas também vai acertar. Algumas pessoas se destacam mais que as outras em determinadas situações e em outras nem aparecem. Somos todos assim, temos nossos pontos fortes e fracos, mas não somos melhores que ninguém. Enfrente as situações, os riscos, não tenha medo do que os outros estão pensando ou vão achar. O importante é que você fez o que queria e foi feliz.

4)    Deixe o perfeccionismo de lado

Exigir demais de si mesmo leva à frustração. Algumas pessoas querem executar tudo de forma perfeita, sem erros. Mas, jamais conseguimos agradar a todos, portanto, desenvolver alguma coisa com perfeição é impossível. Algumas pessoas não conseguem entender isso, por isso toda vez que alguém lhes critica, sentem-se desvalorizadas por não terem correspondido às suas próprias expectativas. Daí a importância da atitude e do autoconhecimento. Você tem qualidades, mas também tem defeitos.

5)    Cuide da sua aparência

A aparência externa tem muito a ver com o que estamos sentindo por dentro. Se você acha que não tem nenhum valor, que não tem capacidade para nada, que não merece um elogio, também não terá ânimo nem para se arrumar. Estes sentimentos negativos irão influenciar na sua aparência, pois o desânimo toma conta de um jeito, que você passa a achar que nada que faz tem importância. Dar aquela arrumada no cabelo antes de sair ou sair com o cabelo desleixado, pra você não faz diferença nenhuma? Acredite, faz sim. Quanto mais você se desvaloriza, mais as pessoas te veem como qualquer um.  Cuidar da aparência é gostar de si mesmo. Não é questão de aprovação, mas uma pessoa bem cuidada é bem vista em qualquer lugar. Ame-se!

Você acredita em si mesmo? Acredita no seu potencial? Você se valoriza?
Marque abaixo seu grau de valorização para cada questão, e, no final, some toda a pontuação e veja como está seu nível de autovalorização.
(Registre esta atividade no seu caderno de Projeto de Vida)

MARQUE SUA ESCOLHA    
1
2
3
4
5
Costumo gostar de mim





Tenho confiança em mim





Estou feliz com minha aparência





Consigo superar comentários grosseiros





Tenho boas habilidades e talentos





Termino o que começo





Fico feliz com o sucesso alheio, mesmo o do mais próximos





Com frequência, me obrigo a procurar a expandir minha zona de conforto





Eu me considero um (a) vencedor (a)





Realizei algumas coisas importantes na vida





                                                                             TOTAL






Se você fez de 40 a 50 pontos, você está no caminho certo!
Se você fez de 30 a 39 pontos, você precisa reforçar sua confiança em você mesmo!
Se você fez de 10 a 29 pontos, você precisa confiar mais em você mesmo. VOCÊ PODE, VOCÊ É CAPAZ, ACREDITE EM VOCÊ!

FONTE: Covey, Sean. As 6 decisões mais importantes que você vai tomar na vida. Editora BestSeller. Rio de Janeiro, 2007.

Até a próxima, queridos alunos!
Cuidem-se!





Nenhum comentário:

Postar um comentário