foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


sexta-feira, 29 de maio de 2020




8º A – PROJETO DE VIDA – PROFª MIRLEY

ATIVIDADE  4

#DIA DO DESAFIO
#JUNTOS NO DIA DO DESAFIO

 Referente ao período de 29/05 à 12/06/2020.

Olá meus queridos, como vocês estão? Espero que todos estejam bem.
Estou com saudades de todos!

Com tranquilidade e atenção, dedique um tempo do seu dia para assistir às aulas no aplicativo CMSP, pelo Facebook e Youtube, ou pelos canais de TV, Cultura 2.3 e TV Univesp. 

Caso vocês não tenham assistido à vídeoaula do dia 27/05/2020, ou queiram assisti-la novamente, clique no link abaixo:



Devido ao isolamento social, vocês farão a atividade individualmente ou com algum familiar.

DICAS PARA TURBINAR O SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO
Sabe aquela pessoa que fica doente diversas vezes seguidas, seja um simples resfriado ou uma gripe?  Pois é bem provável que ela esteja com o sistema imunológico enfraquecido. Então, é possível fortalecê-lo?
A resposta é: sim. Com apenas algumas mudanças nos hábitos de vida você consegue turbinar a imunidade do seu corpo e ficar mais resistente aos problemas de saúde

Afinal, o que é o sistema imunológico?

Também chamado de sistema imune, ele é um conjunto de órgãos, tecidos e células que fazem a defesa do organismo contra os patógenos. Isso é: ele combate vírus, bactérias e agentes infecciosos, e, assim, previne o desenvolvimento de doenças.
Ele também tem a função de promover o equilíbrio no nosso corpo a partir de respostas moduladas das células e moléculas em resposta ao invasor do organismo. Sendo assim, ele é fundamental para a nossa sobrevivência.

O que pode atrapalhar o seu funcionamento?

Alguns fatores podem atrapalhar o funcionamento do sistema imunológico e enfraquecê-lo. Muitas vezes, nós passamos por eles e nem nos damos conta de que podem nos prejudicar.
O estresse, por exemplo, é um deles. Isso porque essa condição aumenta a produção de cortisol — um hormônio responsável por diminuir a defesa do organismo para evitar que o sistema imune ataque as células do corpo.
Outras causas do enfraquecimento da imunidade são: má alimentação, insônia ou sono insuficiente, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e problemas emocionais. Se você fica doente com facilidade, preste atenção nos seus hábitos.

Quais são as dicas para turbinar o sistema imunológico?

1. Alimente-se bem

Uma alimentação saudável deve conter.
·         vegetais variados (frutas, verduras e legumes), pois fornecem vitaminas, minerais e fibras;
·         carboidratos: eles dão energia para o corpo e estão presentes nos pães, massas, arroz, batatas, mandioca, milho e outros;
·         proteínas: elas são matéria-prima das células do nosso corpo, inclusive as do sistema imune. Elas estão nas carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas, como feijão e soja;
·         gorduras: são essenciais para várias funções do organismo, como produção de hormônio e regulação da temperatura corporal. As consideradas do bem são azeite de oliva, óleo de coco e abacate (além dessas frutas in natura), oleaginosas e outras.

  
2. Pratique atividades físicas regularmente

As atividades físicas fazem bem ao organismo de maneira geral: ajuda no controle do peso corporal, dá condicionamento físico, melhora a capacidade cardiovascular, entre outros.

3. Mantenha a carteira de vacinação em dia

Imagine criar anticorpos para alguns tipos de vírus e bactérias sem nem ao menos ter ficado doente? Pois bem, assim funciona a vacina. Ela nada mais é do que o próprio agente, mas em carga muito baixa ou inativa. Assim, o próprio organismo desenvolve as células de defesa contra os patógenos.
Portanto, vá até um posto de saúde mais próximo e confira se a sua carteira de vacinação está em dia e fique de olho nas campanhas. A vacinação é responsável pela erradicação de várias enfermidades, dessa maneira cada um faz a sua parte ao se vacinar.

 4. Durma bem

É durante o sono que o corpo descansa das atividades da rotina e o organismo aproveita para se regenerar e regular as suas funções. Para manter o sistema imunológico sempre em alerta é preciso recuperar as energias que ele gasta ao longo do dia.

 5. Fique longe do estresse

Como dissemos, o estresse é um dos grandes vilões da imunidade. Por isso, se queremos fortalecer o nosso sistema imunológico é necessário nos livrar desse mal do mundo moderno.
Existem diversas maneiras de reduzir essa condição, a maioria está ligada ao estilo de vida. Quanto mais hábitos saudáveis, menos chances de desenvolver o estresse. A seguir, veja algumas dicas de como evitá-lo.
·         mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
·         durma bem;
·         pratique exercícios físicos regularmente;
·         tenha um hobbie ou outra atividade que dê prazer;
·         reserve momentos para a família e os amigos;
·         não guarde raiva o rancor;
·         utilize técnicas de meditação no dia a dia;
·         tenha alguma atividade para aliviar o estresse.

6. Abandone os maus hábitos


Tão importante quanto adquirir bons hábitos de vida é abandonar os ruins. Afinal, o tabagismo e o alcoolismo são vícios que prejudicam o organismo e, até mesmo, a vida social da pessoa.
O fumo, por exemplo, reduz a eficiência dos macrófagos — células do sistema imunológico. Ou seja, ele também limita a defesa do organismo, além de gerar diversas doenças, como câncer de pulmão e boca.
Assim como o cigarro, o álcool afeta negativamente todas as células do organismo, inclusive as do sistema imune. Além disso, ele interfere em componentes responsáveis por estimular as respostas imunológicas.
Sendo assim, se você tem um ou os dois vícios, o ideal é buscar ajuda profissional para abandoná-los. Sabemos que pode ser difícil largar os maus hábitos de uma hora para outra, e por isso todo auxílio é bem-vindo.

7. Tome sol

O sol pode ser um grande aliado do sistema imunológico. Isso porque, além de ajudar o corpo a sintetizar a vitamina D, ele energiza as células-T do organismo, aquelas responsáveis por eliminar os patógenos.
Dessa forma, a luz solar ajuda a fortalecer a defesa do corpo por dois mecanismos. Por isso, é importante recebê-la todos os dias, nem que seja por 15 minutos.

8. Consuma alimentos fortalecedores do sistema imunológico

Bom, já explicamos sobre a importância de uma alimentação saudável para o organismo, em especial para o sistema imunológico.  Agora, é a vez de falar sobre os alimentos que dão aquela força extra para a defesa do corpo.

Frutas ricas em Vitamina C

Cebola e alho

Brócolis

Nozes, sardinha e salmão

Uva roxa e vinho tinto

                                                                                                                   https://www.hipolabor.com.br

Agora, vamos fazer a atividade do, DIA DO DESAFIO.
Devido ao isolamento social, vocês farão essa atividade sozinhos ou com seus familiares.
Podem ser seus pais, seus irmãos, um familiar que more com você e até mesmo seu animalzinho de estimação.
Encontre um lugar agradável e adequado, e faça algum tipo de atividade física, aquele que mais lhe agrade.
Você poderá fotografar  ou filmar, e enviar para o e-mail abaixo:
Não esqueça de colocar seu Nome Completo e 8ºA.
Muito obrigada!
 Boa semana e cuidem-se!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário