foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 27 de maio de 2020

ELETIVAS - 09 – Aula 09 - História da Música Popular Brasileira – Introdução

09 – Aula 09 - História da Música Popular Brasileira
Introdução
A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, é um gênero musical surgido na década de 60, durante a ditadura militar no Brasil, como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. Era considerada como uma nova alternativa para a música brasileira, uma “música nacional”, mas seguindo alguns estilos tradicionais, como o samba.
 Música Popular Brasileira, a MPB, não diz respeito a qualquer música do cenário brasileiro. Refere-se a um estilo musical, diferente do rock, do pop, do reggae, do pagode, do sertanejo, universitário ou não.

Foram os grandes Festivais de Música dos anos 60 do Séc. XX (que faziam grande sucesso na televisão) os maiores impulsionadores do movimento que veio a se chamar MPB. Nesse momento, surgiram artistas como Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, entre muitos outros grandes artistas.

          Este curso pretende contar a História da Música Popular  Brasileira desde seus primórdios, elencando fatos, episódios e acontecimentos marcantes ocorridos ao longo dos anos em que essa Música veio sendo elaborada, mostrando os principais artistas e compositores personagens dessa História, assim como os grandes sucessos que marcaram época. Com foco na exuberância e excelência de suas melodias e harmonias e no conteúdo literário superior de suas letras, tanto pela poesia quanto por sua profundidade temática, mostraremos por que a MPB é uma das três manifestações culturais musicais mais admiradas do planeta, ao lado da música inglesa e americana.    
          A Música Popular Brasileira é um verdadeiro tesouro cultural brasileiro, nunca suficientemente reconhecido e que, infelizmente, vem sendo esmagado e condenado ao esquecimento pela indústria cultural de consumo de qualidade inferior e duvidosa.


Prof. Fernando Cavallieri – Email: cavallieri7@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário