Olá, alunos, tudo bem com vocês?
Espero que todos estejam bem!
- Façam a atividade no caderno de Língua Portuguesa e Literatura com letra legível;
- Poderão enviá-la por e-mail ou pela sala do Google Classroom (para isso, deverão anexar imagens nítidas), ou entregá-la na escola em folha separada, identificando-a com nome, número da chamada e série/ano.
- Entregar até dia 12 de abril.
Atividade 02: Texto
expositivo-argumentativo
Habilidades:
(EF89LP33B) Compreender textos de
gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes
objetivos.
(EF89LP03) Analisar textos de
opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts
de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma
crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões
relacionados a esses textos.
Argumentar é uma ação na qual se
utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião,
uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato. Um
texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse
tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de
raciocínio e a concordar com ela. São exemplos de texto argumentativo: a dissertação,
o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha crítica, a
carta de solicitação/de reclamação, a carta de leitor etc..
Informação em tempo de Covid-19
Informação é saúde. Saúde pública, no caso. A crise
do coronavírus tem reforçado a importância de atentarmos e investirmos na
informação e nos canais de comunicação adequados como ação fundamental para a
saúde, a ordem pública, a coordenação do país e para a própria sanidade mental.
Quem não se sentiu (ou ainda está) desorientado, como um boxeador que tomou
um uppercut já no primeiro round?
Mesmo em época em que precisamos tanto da
informação para orientar as nossas condutas e os pensamentos, há muitas fake
news circulando por aí. Até mesmo pessoas mais “esclarecidas” (com o
perdão do emprego inadequado do termo) e com mais anos de estudos formais
costumam acreditar em conteúdos falsos e/ou duvidosos que circulam nas redes
sociais e no boca a boca informal. Isso acende uma luz vermelha sobre a
legitimidade e credibilidade das nossas referências, o que coloca em xeque as
nossas bases de conhecimento.
No Irã, várias pessoas morreram de intoxicação por
beberem álcool adulterado, ao acreditarem no boato de que bebidas alcoólicas
curariam a Covid-19. E olha que lá o álcool é proibido! Ainda no Irã, uma
multidão ateou fogo em um hospital em Bandar Abas (parte sul do país), onde
havia pacientes com o novo coronavírus. Receosos de que ali poderia ser um
local de propagação da doença, um grupo de pessoas atacou o hospital, que
passou a ser pejorativamente apelidado por elas como Corona Hospital.
Episódios desse tipo relevam, inclusive e
lamentavelmente, um impulso de anticivilização e de falta de solidariedade,
compaixão e empatia. Revelam, também, a desinformação sobre o vírus: o que é,
como se propaga, os riscos, a cura etc. Portanto, o bem informar é uma
responsabilidade do Estado, empresas, das organizações em geral e de cada
pessoa para com a democracia, a civilização, a humanidade, a cultura, com a
gente mesmo. É um compromisso humanitário.
Desde a prensa de Gutemberg e, posteriormente, o
Iluminismo, a humanidade passou a ler muito mais. Aos poucos, o acesso a livros
e jornais deixou de ser restrito a uma mínima parcela social para se tornar
quase que universal (quase!). Os índices de analfabetismo têm caído nas últimas
décadas, enquanto os de escolaridade têm crescido bastante. Informação é
(i)matéria cada vez mais abundante, por meio de texto, vídeo, foto, áudio,
infográfico etc. etc. etc.
Mas, muitas vezes o que fica são tweets, memes e
títulos de lacração nas redes sociais, nas quais – não raro – o indivíduo
costuma ter mais influência do que muitas organizações tradicionais de
comunicação. A entrega desse prestígio aos indivíduos tem vantagens, como
horizontalizar o processo de edição, produção e difusão da informação. Mas,
também apresenta riscos, como a forma amadora de lidar com a informação, sem
qualquer noção das consequências de uma determinada publicação, cujo conteúdo
não foi averiguado, tratado e contextualizado.
Esse cenário deposita ainda mais responsabilidade
na imprensa e nas instituições, que precisam assumir, dentro do possível, um
certo controle sobre a propagação das informações que dizem respeito a si, para
que conteúdos de caráter interno (ainda que de interesse público) não sejam
distorcidos e usados inapropriadamente.
Há uma máxima no campo da Ciência da Informação de
que “informação é o que transforma estruturas”. Informação é como o poder. O
espaço comunicativo vai ser ocupado, não tem jeito. Melhor que o seja pela
informação séria, íntegra, bem-intencionada, responsável e tratada.
Em tempo de coronavírus, fica mais latente a
necessidade de referências adequadas para nos comportarmos, situarmos,
pensarmos e mantermos (ou recuperarmos) a lucidez. Assim, em vez de sermos
golpeados com um uppercut, temos muito mais possibilidade de
vencermos o round e a luta.
Bruno Lara
https://dissertacaosobredc.blogspot.com/2020/07/artigo-de-opiniao-informacao-em-tempo.html
1.
- Os textos de opinião costumam apresentar o tema e o ponto de vista do autor nos primeiros parágrafos. Qual é a afirmação feita no início, em torno da qual o autor desenvolve o texto?
- Um texto argumentativo pode ser desenvolvido com exemplos, citações, comparações, dados estatísticos etc. Encontre, no texto, um argumento de exemplificação utilizado pelo autor.
- De acordo com o texto, quem é responsável pelo bem informar?
- Segundo o texto, por que é importante estarmos bem informados neste momento de pandemia?
- Você concorda com a opinião e argumentos apresentados no texto? Justifique sua resposta.
- Faça uma pesquisa, em livros, na apostila Aprender Sempre ou internet e cite cinco (5) características do gênero textual artigo de opinião.
Bons
Estudos! Qualquer dúvida, estou à disposição!
Prof.
Vera
veraferreiras@prof.educacao.sp.gov.br
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