foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


terça-feira, 27 de abril de 2021

1º ANO B – LÍNGUA PORTUGUESA – SEI: Semana de Estudos Intensivos - 1º Bimestre – ANÚNCIO PUBLICITÁRIO io - Prof.a Vitória

 

 

OLÁ, PESSOAL!!

 

Estamos na SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (26 a 30/04). Isto significa que o aluno que não entregou suas atividades no decorrer do 1º bimestre terá a oportunidade de realizar esta tarefa para alcançar algum conceito.

 

         Esta atividade refere-se às aulas sobre anúncio publicitário apresentadas em fevereiro pelo CMSP, com destaque especial à videoaula de 16/02, conforme link do youtube abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=zQb2V3Cdr3U&t=1119s

Para que serve um anúncio publicitário?

 

 

 

 

                Vamos rever os principais tópicos sobre o assunto:

 


                                                                                                                    (Slideplayer)

 


Você se lembra de qual é a diferença entre propaganda e publicidade?

 

                              

PROPAGANDA X PUBLICIDADE

 

 

 

 

PROPAGANDA

 

 

 

CENTRALIZA NA

MENSAGEM

 

- DIVULGA COM O OBJETIVO INFLUENCIAR OPINIÕES.

- QUER OBTER ADESÕES PARA UMA IDEIA OU DOUTRINA

 

 

PUBLICIDADE

 

 

CENTRALIZA NO PRODUTO

 

- DIVULGA COM O OBJETIVO DE  VENDER  UM PRODUTO.

- QUER CONVENCER PESSOAS SOBRE  A NECESSIDADE DO PRODUTO

 

 


O anuncio publicitário pode apresentar dois tipos de linguagem: linguagem verbal e linguagem não verbal. Normalmente, apresenta linguagem mista, ou seja, mistura da linguagem verbal e não verbal, em que o destaque de imagens e cores pode ser priorizado.

 



                                                                                      (youtube.com – curso Enem gratuito)

 

 

Observe melhor no quadro abaixo:

 


                                                                                  (youtube.com – Curso de Enem gratuito)

 

1-   Linguagem verbal: mensagem transmitida apenas através das palavras “Não fume!”

 

2-   Linguagem não-verbal: Apenas a placa de proibido com a imagem do cigarro acesso.

 

3-   Linguagem mista: Temos a imagem da placa de proibido com o cigarro acesso + as palavras “não fume”.

 

 

 

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

 

 

Linguagem persuasiva, função apelativa, com o objetivo de convencer.

 

 

- Nível de linguagem de acordo com o público que se quer atingir e com o produto ou ideia divulgados.

 

 

- Frases curtas.

 

 

- Verbos, geralmente, no modo imperativo ou, ainda, no presente do indicativo.

 

 

- Uso de adjetivos.

 

 

- Uso de recursos como figuras de linguagem, jogos de palavras ou trocadilhos, rimas, onomatopeias, frases de efeito, etc.

 

 

- Predominância da linguagem não verbal: imagens, cores...

 

 


 

 

 

 

 

ATIVIDADE DE REVISÃO

 

Analise o anúncio publicitário abaixo e responda:

 

 

 



 

1-   Neste anúncio temos:

a-     (    ) Linguagem verbal.

b-     (    ) Linguagem não-verbal.

c-     (    )Linguagem mista.

 

2-   Quem é o público-alvo desta mensagem?

___________________________________________________________


 

 

3-   Neste anúncio temos:

a-   (    ) uma propaganda, centralizada na mensagem, com o objetivo de influenciar opinião e fazer o público aderir a uma ideia, uma causa.

b-   (   ) uma publicidade, centralizada no produto, com o objetivo de vender este produto e convencer o público de sua necessidade.

 

4-   Observando a linguagem verbal, coloque (X) nas alternativas corretas:

 

a-   (    ) frase curta.

b-   (    )  verbos no modo imperativo.

c-   (    ) verbos no presente do indicativo.

d-   (    ) frase de efeito.

e-   (    ) palavras difíceis, mensagem complexa.

 

5-   Neste anúncio temos:

a-   (     ) a venda de um produto.

b-   (    ) uma campanha de conscientização.

 

 

6-   Na linguagem não-verbal:

a-   Quais elementos  se destacam na imagem?

__________________________________________

b-   O que a imagem nos comunica?

__________________________________________

 

   7-    Qual é o objetivo do anúncio?

_________________________________________________

 

 

Orientações:

 

Copie  as questões e as responda em seu

 caderno, fotografe a atividade e envie para

 o e-mail

 

vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário