foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 26 de abril de 2021

7º anos A B C - Profªs. Regina, Izabel e Vitória - Atividade da Semana de Estudos Intensivos

 Bom dia, alunos dos 7ºs anos A B C

Começamos hoje, a Semana de Estudos Intensivos ( SEI )

Abaixo segue atividade referente à SEI, deve ser realizada e enviada para sua professora de Língua Portuguesa até 6ª feira, dia 30/04.


OBJETIVOS GERAIS                                                     

·        Compreensão das ideias centrais do texto.

·        Questionar ética e posturas sociais.

·        Trabalhar coesão e coerência textual.

·        Compreender o processo de funcionamento da língua para uma realização mais eficiente da comunicação.

·        Favorecer a formação de opiniões claras e fundamentadas.


 

 

                     VEJA A QUE PONTO PODE LEVAR A AMBIÇÃO...

 

          “  PEQUENA FÁBULA DE DIAMANTINA  “

 

                    Tendo herdado a casa do avô na cidade distante, para lá mudou-se com toda a família, contente de retomar  o contato com suas origens. Em poucos dias, já trocava dedos de prosa com o farmacêutico, o tabelião, o juiz. E por eles ficou sabendo, entre uma conversa e outra, que as casas daquela região eram construídas com areia de aluvião, onde não raro se encontravam pequenos diamantes.

                    A notícia incrustou-se em sua mente. Olhava os garimpeiros que à beira de rios e córregos ondulavam suas bateias, olhava os meninos que cavucavam os montes de areia já explorada onde, ainda assim, talvez fosse possível descobrir o brilho amarelado de pedra bruta. Ouvia as estórias de fantásticos achados.

                    Por fim, uma tarde, alegando cansaço após o almoço farto, trancou-se no quarto e, afastado o armário, começou com a ajuda de uma faca a raspar a parede de trás deste. Raspava, examinava a cavidade, os resíduos que tinha na mão e que cuidadoso despejava num saco de papel. E recomeçava. Assim, durante mais de hora. Assim, a partir daí, todas as tardes.

                    Já estava quase transparente a parede atrás do armário, e ele se preparava para agir atrás da cômoda quando, tendo esquecido de trancar a porta, foi surpreendido pela mulher. Outro remédio não teve senão explicar-lhe o porquê de sua estranha atitude. Ao que ela, armada por sua vez de faca e reclamando posse territorial, partiu para a parede da despensa. Onde, dali a pouco, foi descoberta pela empregada. A qual reivindicou direito às paredes da cozinha. Tão evidentes, que rapidamente as crianças perceberam, atacando cada uma um lado do corredor.

                    De dia e de noite, raspam e raspam os familiares, álacres como ratos, abrindo vãos, esburacando entre as estruturas, roendo com suas facas na procura cada vez mais excitada. Abre-se aos poucos a casa descarnada, recortadas em renda suas paredes. Geme o telhado, cedem as estruturas. Até que tudo vem abaixo numa grande nuvem de pó.

                    Agora com as unhas, raspam os familiares o monte de entulho. Quem sabe, sob os escombros espera, escondido, o diamante.

 

                                                                                                                   ( Marina Colassanti )

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

 

1ª)      trata-se de um texto em que predomina a:

 

          (   )  Narração                              (   )  Descrição                            (   )  Reflexão

 

2ª)  O narrador participa da história ou é um narrador observador, que assiste aos fatos e nos conta como ocorrem? Justifique sua resposta com uma passagem do texto.

  

 

3ª)  Identifique, no trecho a seguir, causa e consequência:

 

    “  Tendo herdado a casa do avô na cidade distante    /    para lá mudou-se com a família.  “

                      

4ª)  Qual era o estado de espírito do homem quando se mudou para a cidadezinha?

 

5ª)   “  A notícia incrustou-se em sua mente.  “

 

a-    Que notícia

   

b-    Ele observou dois fatos que reforçam a notícia. Quais?

 

c-    As histórias que ajudaram a reforçar a ambição do homem eram reais?  Justifique:

 

6ª)  Releia o terceiro parágrafo e complete o que se pede:

 

a-     fato:

b-     Alegação:

c-      Motivo real que provocou o fato:

 

 

7ª)  Que personagens, em seguida, foram tomadas pela mesma ambição?

 

8ª)  LEIA:  “ começou a raspar a parede “,  “ partiu pra a parede da despensa “, “ reivindicou direito às paredes da cozinha”, “ atacando cada um a um  lado do corredor “.

 

*    Responda:  Qual foi a consequência dessa série de ações?

 

 

9ª)  Para reforçar algumas idéias, o narrador emprega expressões que transmitem um certo exagero. Quando se exagera, chamamos de HIPÉRBOLE.

 

*    Localize uma hipérbole no:

a-     4º parágrafo:

b-     5º parágrafo:

 

10ª)  Somente após o desmoronamento da casa as personagens dominaram a ambição. A afirmativa é falsa ou verdadeira? Justifique sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário