foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 9ºs anos A/B/C/D - Atividade 1 (1º Bimestre) - Profªs Regina e Izabel


Olá, aluno do nono ano!

Tudo bem com você?

Vamos iniciar, com esta atividade, nossos trabalhos aqui no Blog da escola.

Você deve sempre realizar as lições no seu caderno de Língua Portuguesa, seguindo as instruções dadas em cada atividade.

Após realizar,  deve enviar foto de seu caderno para os e.mails:

 

 

9º ano A: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br

    9ºs anos B/C/D: lugui@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Capriche sempre na letra e tire uma foto com seu celular, captando toda a página de maneira nítida.

Identifique (escreva) qual é a atividade que está enviando (Atividade 1 – 1º Bimestre).

Se tiver dúvidas, entre em contato através de e.mail.

Aguardamos o envio da lição!

Bom trabalho!!

 

Profªs Regina e Izabel – Língua Portuguesa

 

 

Atividade 1 – 1º Bimestre

(entregar até 04/03/2021)

 

Habilidades: 

  • EF06LP05B – Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade.
  •  EF67LP11 – Utilizar, ao produzir textos em diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

 

 

Parte I – Leitura e interpretação de texto (escreva as respostas no seu caderno)

 

 

Arraias são animais perigosos?

 

            As arraias, que vivem tanto no mar quanto em rios, são mansas e só atacam quando se sentem ameaçadas.  Foi que aconteceu com a que matou o apresentador de TV australiano Steve Irwin, “O caçador de crocodilos”, em setembro.  Apesar de a polícia não ter liberado o vídeo que Steve fazia quando morreu, há relatos de que a arraia de ferrão se assustou com a presença dele e do cinegrafista.  O apresentador nadava acima dela e o cinegrafista por baixo.  Encurralada, a arraia atingiu-o no peito com seu ferrão.  Steve, ferido no coração, morreu na hora.  “Não dá para saber exatamente qual a espécie que atacou Irwin, mas todas elas agem de maneira semelhante”, afirma o zoólogo Hugo Ricardo Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

            Existem 39 espécies de arraias com ferrão – ele equipa todos os peixes com a aparência clássica de uma arraia, chata e com cauda em forma de chicote.  Esses animais são encontrados em toda a costa brasileira e na maioria de nossos rios.

            A vítima da ferroada sente uma dor aguda e sofre um ferimento de cicatrização difícil, de consequências como necroses (morte de tecidos) ou problemas cardiorrespiratórios.  Ainda assim, acidentes fatais com humanos são bastante raros – é preciso que um órgão vital seja atingido ou que a pessoa seja muito sensível ao veneno.

            Assim, é bom ficar longe delas.  Evite nadar quando a maré está baixa (e elas ficam mais expostas).  Lugares com lama e com poucas ondas são alguns dos prediletos das arraias.  Pescadores e ribeirinhos, vítimas comuns desses animais, costumam dar outra dica: ao entrar na água, não dê passos largos – arraste os pés para avisar a arraia, que tem tempo de fugir sem que ninguém saia ferido.

Luís Indriunas. Revista Superinteressante, S.Paulo, out.2006

 

 

1. De acordo com o texto, por que aconteceu o ataque da arraia que matou o apresentador de TV Steve Irwin?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. O que acontece com o organismo de uma vítima de ferroada de uma arraia?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. No final do texto, o autor adverte: “[,,,] ao entrar na água, não dê passos largos – arraste os pés para avisar a

arraia, que tem tempo de fugir sem que ninguém saia ferido.” Com que objetivo fez essa advertência?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Leia os textos e assinale a alternativa correta nas questões 4 e 5.

 

4. Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos

 

É um dos piores crimes que se podem cometer. As vítimas são homens, mulheres e crianças doentes — presas fáceis, capturadas na esperança de recuperar a saúde perdida. A máfia dos medicamentos falsos é mais cruel do que as quadrilhas de narcotraficantes. Quando alguém decide cheirar cocaína, tem absoluta consciência do que coloca no corpo adentro.

Às vítimas dos que falsificam remédios não é dada oportunidade de escolha. Para o doente, o remédio é compulsório. Ou ele toma o que o médico lhe receitou ou passará a correr risco de piorar ou até morrer. Nunca como hoje os brasileiros entraram numa farmácia com tanta reserva.

PASTORE, Karina. O Paraíso dos Remédios Falsificados. Veja, nº 27. São Paulo: Abril, 8 jul. 1998, p. 40­41.

 

Segundo a autora, “um dos piores crimes que se podem cometer” é:

 

(A) a venda de narcóticos.                                (B) a falsificação dos remédios.

(C) a receita de remédios falsos.                      (D) a venda abusiva de remédios.

 

 

5. O que dizem as camisetas (Fragmento)

 

Apareceram tantas camisetas com inscrições, que a gente estranha ao deparar com uma que não tem nada escrito.

– Que é que ele está anunciando? – indagou o cabo eleitoral, apreensivo. – Será que faz propaganda do voto em branco? Devia ser proibido!

– O cidadão é livre de usar a camiseta que quiser – ponderou um senhor moderado.

– Em tempo de eleição, nunca – retrucou o outro. – Ou o cidadão manifesta sua preferência política ou é um sabotador do processo de abertura democrática.

– O voto é secreto.

– É secreto, mas a camiseta não é, muito pelo contrário. Ainda há gente neste país que não assume a sua responsabilidade cívica, se esconde feito avestruz e...

– Ah, pelo que vejo o amigo não aprova as pessoas que gostam de usar uma camiseta limpinha, sem inscrição, na cor natural em que saiu da fábrica. (...).

DRUMMOND, Carlos. Moça deitada na grama. Rio de Janeiro: Record, 1987, p. 38-40.

 

O conflito em torno do qual se desenvolveu a narrativa foi o fato de:

 

(A) alguém aparecer com uma camiseta sem nenhuma inscrição.

(B) muitas pessoas não assumirem sua responsabilidade cívica.

(C) um senhor comentar que o cidadão tem total liberdade.

(D) alguém comentar que a camiseta, ao contrário do voto, não é secreta.

 

 

 

 Parte II - Produção de texto

 

Leia a tira:




(http://www.maedecachorro.com.br/2009/08/tirinhas-sobre-o-abandono-de-animais.html)

Abandonar animais domésticos em vias públicas e parques tem sido uma prática cada vez mais frequente nas principais cidades do mundo, principalmente causado por modismo passageiro ou dificuldade econômica, o abandono de animais gera problemas ambientais de higiene nas pequenas e grandes cidades.

Crie um texto,  continuando a história da tira, cujo foco narrativo esteja na 3ª pessoa. Conte o que aconteceu com o cãozinho abandonado. Alguém o encontrou? Ele ficou muito tempo sozinho, com fome? O que fizeram com ele?

OBS.: Os fatos narrados na tirinha devem compor o primeiro parágrafo de seu texto.

Seja bastante criativo!.

 

Siga as orientações na realização do seu texto:

ü  Faça um rascunho.

ü  Passe-o a limpo no seu caderno.

ü  Sua produção deve ter entre 20 e 25 linhas.

ü  Não se esqueça do título.

ü  Mande foto do seu caderno por e.mail.

 

 

 

Atenção:

 

     Não perca as aulas do Centro de Mídias SP.

     Faça todas as lições solicitadas na apostila Aprender Sempre.

     Para os nonos anos, as aulas acontecem todos os dias das 14h00 às 15h30.

     As aulas de Língua Portuguesa são às terças, quintas e sextas-feiras.

     Participem através do canal 9º ano (todos). 

     Nos encontramos lá!!!

     Até mais!!

 


2 comentários:

Anónimo disse...

Na questão 4 é pra assinlar ? E tá faltando questão na 4 que é c e d

Anônimo disse...

Sim, questão 4 você deve assinalar uma alternativa.

Postar um comentário