Olá! Tudo bem? Espero
que sim.
Você
deve estar acompanhando as aulas do CMSP. Neste caso, percebeu que elas foram
iniciadas com uma grande revisão. Os temas tratados nas quatro aulas iniciais (duas
semanas anteriores) foram Geometria Plana e Geometria Espacial. Dessa forma,
iniciarei o ano com uma atividade diagnóstica, abordando os mesmos temas.
Deixo,
então, a minha primeira tarefa, para a semana de 22 a 26 de fevereiro de 2021. Ela
deve ser realizada, preferencialmente, em grupos (até 6 alunos, inclusive é
permitido mesclar alunos de turmas diferentes).
Primeiramente,
vamos recordar alguns conceitos:
A relação de Euler é uma
fórmula matemática que relaciona os números de vértices, arestas e faces de um poliedro convexo. Essa relação é dada pela seguinte
expressão:
V – A + F = 2
Onde:
V é o número de
vértices;
A é o número de
arestas;
F é o número de
faces do poliedro.
Essa relação é válida para todo poliedro convexo, mas existem
alguns poliedros não convexos para os quais ela também pode ser verificada.
Dessa forma, dizemos que todo poliedro convexo é Euleriano (isso significa
que para ele vale a relação de Euler), mas nem todo poliedro Euleriano é
convexo.
Um poliedro é chamado convexo quando o plano
que contém cada face deixa todas as outras em um mesmo semiespaço. Na prática,
não é necessário testar essa definição para todas as faces de um poliedro, mas apenas para
aquelas que potencialmente possam classificá-lo como não convexo.
Exercícios
1) Um poliedro
possui 16 faces e 18 vértices. Qual é o número de arestas desse poliedro?
a) 16
b) 18
c) 32
d) 34
e) 40
2) Em um poliedro
convexo, o número de arestas excede o número de vértices em 6 unidades. Qual o
número de faces?
a) 6
b) 8
c) 10
d) 12
e) 14
3) Classifique os
poliedros abaixo, se possível, de diferentes maneiras, seguindo diferentes
critérios:
Nº |
Cor |
Nº
de Vértices |
Nº
de Arestas |
Nº
de Faces |
Nome(s) |
01 |
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02 |
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03 |
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04 |
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05 |
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06 |
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07 |
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08 |
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09 |
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10 |
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11 |
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4) Aplique,
quando possível, a relação de Euler para os sólidos geométricos do exercício anterior.
Nº |
Cor |
Nº
de Vértices |
Nº
de Arestas |
Nº
de Faces |
V – A + F = 2 |
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01 |
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02 |
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03 |
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04 |
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05 |
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06 |
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07 |
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08 |
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09 |
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10 |
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11 |
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Em
março, iniciarei aulas e plantões de dúvidas via Google Meet. Na próxima
postagem, informarei datas, horários e o link de acesso.
Abração!
Prof.
Cassio
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