Olá, aluno do sétimo ano!
Tudo bem com você?
Vamos iniciar, com esta atividade, nossos trabalhos aqui no Blog da escola.
Você deve sempre realizar
as lições no seu caderno de Língua Portuguesa, seguindo as instruções dadas em cada
atividade.
Após realizar, deve enviar foto de seu caderno para os
e.mails:
7º ano A: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br 7º ano
B: lugui@prof.educacao.sp.gov.br 7º ano
C: vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br |
Capriche sempre na letra e
tire uma foto com seu celular, captando toda a página de maneira nítida.
Identifique (escreva) qual
é a atividade que está enviando (por exemplo: Atividade 1 – 1º Bimestre)
Se tiver dúvidas, entre em
contato através de e.mail.
Aguardamos o envio da
lição!
Bom trabalho!!
Profªs Regina, Izabel e
Vitória – Língua Portuguesa
Atividade 1 – 1º Bimestre
(entregar até 04/03/2021)
- EF06LP05B – Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade.
- EF67LP11 – Utilizar, ao produzir textos em diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
O
dono da bola
Ruth Rocha
O nosso time
estava cheio de amigos. O que nós não tínhamos era a bola de futebol. Só bola
de meia, mas não é a mesma coisa.
Bom mesmo é bola de couro,
como a do Caloca.
Mas, toda vez que nós íamos
jogar com Caloca, acontecia a mesma coisa. E era só o juiz marcar qualquer
falta do Caloca que ele gritava logo:
– Assim eu não jogo mais! Dá aqui a
minha bola!
– Ah, Caloca, não vá embora,
tenha espírito esportivo, jogo é jogo…
– Espírito esportivo, nada!
– berrava Caloca. – E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!
E assim, Carlos Alberto acabava com
tudo que era jogo.
A coisa começou a complicar
mesmo, quando resolvemos entrar no campeonato do nosso bairro. Nós precisávamos
treinar com bola de verdade para não estranhar na hora do jogo.
Mas os treinos nunca chegavam ao fim.
Carlos Alberto estava sempre procurando encrenca:
– Se o Beto jogar de
centroavante, eu não jogo!
– Se eu não for o capitão do
time, vou embora!
– Se o treino for muito
cedo, eu não trago a bola!
E quando não se fazia o que
ele queria, já sabe, levava a bola embora e adeus, treino.
Catapimba, que era o
secretário do clube, resolveu fazer uma reunião:
– Esta reunião é para
resolver o caso do Carlos Alberto. Cada vez que ele se zanga, carrega a bola e
acaba com o treino.
Carlos Alberto pulou,
vermelhinho de raiva:
– A bola é minha, eu carrego
quantas vezes eu quiser!
– Pois é isso mesmo! – disse
o Beto, zangado. – É por isso que nós não vamos ganhar campeonato nenhum!
– Pois, azar de vocês, eu
não jogo mais nessa droga de time, que nem bola tem.
E Caloca saiu pisando duro,
com a bola debaixo do braço.
Aí, Carlos Alberto resolveu
jogar bola sozinho. Nós passávamos pela casa dele e víamos. Ele batia bola com
a parede. Acho que a parede era o único amigo que ele tinha. Mas eu acho que
jogar com a parede não deve ser muito divertido.
Porque, depois de três dias,
o Carlos Alberto não aguentou mais. Apareceu lá no campinho.
– Se vocês me deixarem
jogar, eu empresto a minha bola.
Carlos Alberto estava outro.
Jogava direitinho e não criava caso com ninguém.
E, quando nós ganhamos o
jogo final do campeonato, todo mundo se abraçou gritando:
– Viva o Estrela-d’Alva
Futebol Clube!
– Viva!
– Viva o Catapimba!
– Viva!
– Viva o Carlos Alberto!
– Viva!
Então o Carlos Alberto gritou:
– Ei, pessoal, não me chamem
de Carlos Alberto! Podem me chamar de Caloca!
(escreva as respostas no seu caderno)
1)
Quem é o protagonista, isto é, o personagem
principal da história? E os secundários?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Quem narra a história participa dela ou não? O
texto é narrado em primeira ou terceira pessoa?
_______________________________________________________________
3)
Carlos Alberto costumava fazer chantagem e impor
condições para emprestar sua bola de couro. Comprove a afirmação com uma frase
retirada do texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Qual era a finalidade da reunião que Catapimba, o
secretário do time, resolveu fazer?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Ao final, o time saiu campeão. Se Carlos Alberto
tivesse continuado com o mesmo comportamento de antes, você acha que o time
sairia vitorioso? Justifique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Parte II - Produção de
texto
Leia com atenção:
O MELHOR AMIGO
Então,
sua mãe lhe chamou e ele respondeu da forma mais natural possível. Ela percebeu
que havia algo estranho e lhe perguntou o que ele estava escondendo e ele
respondeu a ela que não era nada. Desconfiada, ela insistiu por vê-lo com
pressa e meio perdido. Ele acabou confessando que achara um filhote na rua, que
o havia achado bonitinho, que estava com fome, que tinha uma carinha fofinha.
Rispidamente, a mãe mandou que ele tratasse de
levar embora aquele filhote, que ali não ficaria, que não queria cachorro em
casa, pois era uma amolação uma coisa dessas dentro de casa. Deu dez minutos
para ele resolver o problema.
Ele começou a chorar, afirmando que em sua casa
era tudo proibido e que não podia decidir nada. Disse que não estudaria mais e
nem comeria.
Sua mãe, sem dó, pediu que o levasse logo dali.
Saiu e, meia hora depois, voltou radiante,
exibindo uma nota de vinte e uma de dez, pois havia vendido seu melhor amigo.
No final, murmurou que se tivesse pedido
cinquenta, o comprador teria pago. (Fernando Sabino, Literatura comentada,
adaptado, São Paulo, Nova Cultural.)
A partir
da leitura do texto, crie um texto narrativo, cujo foco narrativo esteja na 1ª
pessoa, contando como você faria para ter direito de ficar com um animal.
Inclua na história se achou ou ganhou o animalzinho, como tudo aconteceu, onde
estava, quando ocorreu. Use sua criatividade.
Atenção:
ü Dê um título interessante.
ü O texto deve ter entre 20 e 25 linhas.
ü Faça um rascunho.
ü Passe seu texto a limpo no caderno e envie a foto para o
e.mail da sua professora.
É isso por hoje!
Atenção:
Não perca as aulas do Centro de Mídias SP.
Faça todas as lições solicitadas na apostila Aprender
Sempre.
Para os sétimos anos, as aulas acontecem todos os
dias das 9h00 às 10h30.
As aulas de Língua Portuguesa são às terças, quintas
e sextas feiras.
Participe através do canal 7º ano (todos).
Nos encontramos lá!!!
Até mais!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário