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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Exercícios do 2º Ano de História Professor Eduardo Guerreiro (2°Anos A,B,C e D) 1°Bimestre

 

 Mandar o exercício para o e-mail do professor Eduardo Guerreiro :
eduardoguerreiro@prof.educacao.sp.gov.br

Exercícios do 2º Ano Baseados na aula do CMSP de 10/02

Habilidade - (EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

1.

A língua é um patrimônio cultural indispensável para a preservação da memória e da identidade de um povo. Nesse contexto, percebe-se, na tirinha, uma crítica

a) à falta de assistência familiar no que se refere à educação escolar dos filhos.

b) à língua em si, cheia de regras e normas gramaticais desnecessárias.

c) à escrita dos livros em linguagem muito rebuscada, o que dificulta o entendimento dos leitores.

d) à influência dos estrangeirismos na língua, em especial, daqueles provenientes do inglês.

e) ao ensino da língua que, devido à metodologia utilizada, desestimula os alunos.

2.  Imagem

Imagem retirada Home - IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Acesso 2016.

 

Texto

A eleição dos novos bens , ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas , revejam as imagens   e alegorias do passado , do que querem guardar e definir o próprio identitário.

 
Abreu, M.; Soihet, R.; Gontijo. R.; (Org.). Cultura Política e Leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

O texto chama a atenção para a importância da proteção dos bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como:

a)       a) Artefatos sagrados

b)       b) Heranças materiais

c)        c) Objetos arqueológico

d)        d)Peças comercializáveis

e)        e)Conhecimentos tradições

3.As ruinas do povoado de Canudos , no sertão do norte da Bahia , além de significativas para a identidade cultural dessa região , são uteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas ruinas foram reconhecidas como patrimônio  cultural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional)  porque reúnem um conjunto de

 

a)objetos arqueológicos e paisagísticos.

b)acervos museológicos e bibliográficos.

c)núcleos urbanos e etnográficos .

d)praticas e representações de uma sociedade .

e)expressões e técnicas de uma sociedade extinta.

 

4. (ENEM/2007)


 
Pintura rupestre da Toca do Pajaú – PI. Internet: http://www.betocelli.com.[/caption%5D

 

A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

a)aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.

b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.

c) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

d) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.

e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

 

 




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