6º A, 6ºB, 6ºC, 6ºD - Matemática - Professora Mirley
Aproveitem essa semana para colocarem as atividades em dia!
Avisos :
1- Os alunos que não enviaram o gabarito da AAP, por favor enviar até o dia 26/10/20, para compor a nota do 3º bimestre.
Enviar a foto para:
professoramirley@gmail.com
2- Os alunos que não realizaram as atividades do 3° bimestre, estou postando novamente as três atividades, para serem realizadas até o dia 26/10/20. Para também compor a nota do 3º bimestre.
Enviar a foto para:
professoramirley@gmail.com
ATIVIDADE 1
INTERPRETANDO INFORMAÇÕES EM TABELAS E GRÁFICOS
Habilidade: EF06MA31 – Identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico.
Vamos iniciar:
Para essa ATIVIDADE vamos utilizar o CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 2 – Parte 1. Peço que realizem os exercícios das páginas, 77,78,79 e 80.
Ao final, tirem as fotos e enviem para o e-mail:
professoramirley@gmail.com
ou
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.
Bons estudos!!
Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade.
O que são gráficos?
Gráficos são representações de dados por meio de recursos visuais, com o objetivo de destacar informações para que fique mais fácil a sua compreensão.
Normalmente, o gráfico é usado para cruzar informações e demonstrar desempenhos, como crescimento ou queda, por exemplo.
Os gráficos mais frequentes são: setores, barras, colunas e linhas.
Elementos dos Gráficos
Alguns elementos importantes que estão incluídos nos gráficos são:
Título: geralmente possuem um título a respeito da informação que será apresentada.
Fonte: muitos gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam a fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas. Também podem apresentar o ano de publicação da fonte referida.
Números: estes são essenciais para comparar as informações dadas pelos gráficos. A maior parte deles utilizam números, seja para indicar quantidade ou tempo (mês, ano, trimestre).
Legendas: grande parte dos gráficos apresentam legendas que auxiliam na leitura das informações apresentadas. Junto a ela, cores que destacam diferentes informações, dados ou períodos, são utilizadas.
Classificação dos Gráficos
Vejamos agora as diversas maneiras de exibir os dados num gráfico, de acordo com o objetivo pretendido:
Gráficos:
Também conhecido como “Gráfico de Barra”, eles são usados para comparar quantidades ou mesmo demostrar valores pontuais de determinado período.
Horizontal: Barras
Vertical : Colunas
Gráficos de Linha
Também chamado de “Gráfico de Segmento”, ele é usado para apresentar valores (sequência numérica) em determinado espaço de tempo. Ou seja, mostra as evoluções ou diminuições de algum fenômeno.
Gráfico de Setores - Pizza
Também chamado de “Gráfico de Setores”, esse modelo recebe esse nome pois tem a forma de uma pizza, ou seja, é circular. Eles são utilizados para reunir valores a partir de um todo, segundo o conceito de proporcionalidade.
Gráfico de Área
Esse tipo de gráfico é utilizado para demostrar as alterações ou comparar valores ao longo de um tempo. Ele é formado por um conjunto de linhas e pontos, onde a área é preenchida.
Tabelas
As tabelas são usadas para organizar algumas informações ou dados. Da mesma forma que os gráficos, elas facilitam o entendimento, por meio de linhas e colunas que separam os dados.
Três dicas para ler e interpretar gráficos
Agora que já sabemos o que são e como são, vamos ver o que pode nos ajudar na leitura e interpretação.
1. Confira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício
Muitas vezes esquecemos de nos atentar a essa parte e seguimos direto para o gráfico. O enunciado pode ter informações complementares que vão facilitar muito a resolução da questão.
Portanto, leia sempre e circule as informações principais.
2. Entenda qual tipo de informação está destacada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal
Antes de analisar alguma informação, precisamos entender o gráfico como um todo. Veja o exemplo abaixo:
Esse gráfico está falando sobre a desvalorização de veículos após a sua compra.
No eixo vertical, temos a informação do preço que cada automóvel foi comprado. Já no eixo horizontal, temos a quantidade de anos que determinada pessoa ficou com o carro.
Só de observar as informações de cada eixo, já conseguimos identificar que a perda do carro Y foi muito maior, pois foi comprado a 55 mil reais e foi vendido a 10 mil, depois de 14 anos. Já o carro X, foi comprado a 30 mil reais e vendido a 15 mil.
No enunciado, a questão não fala o preço que ela comprou e vendeu o carro, mas a informação está explícita no gráfico.
3. Interprete com calma, pois geralmente as questões são contextualizadas
Se antes mesmo de você ler o gráfico, você já se assustou: relaxe! Normalmente, esse recurso é abordado de forma contextualizada, o que facilita sua resolução.
É muito comum conter dados estatísticos de pesquisas para eleições e outros temas presentes na vida dos cidadãos. Então, lembre-se que nem sempre será matemática pura. Nessas horas, é mais importante você pensar de forma lógica e resolver com calma a questão.
ATIVIDADE 2
FRAÇÃO: PARTE-TODO
Habilidade: EF06MA15 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Para essa ATIVIDADE vamos utilizar o CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 3 – Parte 1. Peço que façam os exercícios das páginas 62, 63 e 64.
Página 62
1.1 Nas representações a seguir, cada inteiro foi dividido em partes iguais. Escreva as frações que correspondem a cada cor.
1.2 O pai do Hugo está terminando a construção de uma casa. Ele está colocando o piso e ilustrou seu terreno com o quanto já foi colocado no 1º e 2º dias, conforme a imagem:
a) Utilizando a representação fracionária, indique as partes do piso que foram colocadas no 1º e no 2º dias.
Represente também a parte que falta para terminar de colocar o piso.
b) Qual é a área em que já foi colocado o piso? Qual é a área que ainda falta colocar?
Página 63
1.3- Os 30 estudantes do 6º ano A elegeram seu representante de turma. Os candidatos que concorreram foram Júlio e Anderson. Júlio recebeu 25 dos votos da turma e Anderson recebeu os demais.
a) Quantos estudantes votaram em Júlio?
b) Quantos estudantes votaram em Anderson? Represente, por meio de uma fração, a quantidade de votos que o Anderson recebeu.
c) Qual dos dois candidatos foi eleito como representante dos estudantes do 6º ano A?
1.2- Em uma escola, duas turmas participaram de uma gincana. Como prêmio de participação, o organizador tinha 140 bombons para dividir entre o 6º ano A e o 6º ano B. Essa divisão está apresentada no quadro a seguir, porém, alguns números não foram preenchidos.
Complete a tabela utilizando a mesma representação em cada divisão. Explique como você fez para completar a tabela.
Distribuição de Bombons:
a) Das divisões apresentadas, existe alguma em que as duas turmas receberiam a mesma quantidade? Justifique.
b) A partir da distribuição apresentada na tabela, determine a quantidade de bombons distribuídos em cada situação.
Página 64
1.3- Resolva as situações-problema abaixo:
a) Carlos, Mariana e Cláudia têm, juntos, 144 figurinhas. Carlos tem o dobro de figurinhas de Mariana e Claudia tem o triplo da quantidade de Mariana. Quantas figurinhas tem cada um?
b) Cláudio e Marcelo receberão R$ 2.000,00 para colocar piso num terreno retangular e combinaram que o valor seria dividido proporcionalmente de acordo com a área do piso que cada um assentar. A imagem a seguir mostra a quantidade de piso que cada um colocou. A área em azul foi executada por Cláudio e a verde por Marcelo.
c) Considerando um quadradinho como unidade de medida, indique a área total do terreno.
d) Utilizando a representação fracionária, indique a área que cada um assentou.
e) Quanto irá ganhar cada um?
Ao final, tirem as fotos e enviem para um dos e-mails abaixo:
professoramirley@gmail.com
ou
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.
Bons estudos!!
Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade.
O que é fração?
Fração é, basicamente, uma representação das partes iguais de um todo. Isso quer dizer que a fração determina a divisão de partes iguais sendo que cada uma integra um número inteiro.
Para exemplificar de forma mais didática, pense em uma pizza dividida em 6 partes iguais. Cada fatia da pizza corresponde a 1/6 (um sexto), ou seja, se uma pessoa come 3 fatias de pizza, ela estará comendo 3/6 (três sextos) da pizza.
Nas frações, o número que fica embaixo – ou seja, aquele que representa o total – é chamado de denominador. Já o número que fica em cima – que representa a porcentagem do todo – é chamado de numerador.
Frações e Porcentagem
As frações são utilizadas para representar partes de um todo, de alguma coisa. A origem das frações está relacionada à necessidade de se representar, numericamente, valores não inteiros, menores que 1.
A palavra porcentagem apresenta ligações estreitas com a ideia de fração, uma vez que significa partes de 100. Ora, se é parte de um todo então é uma fração. Vamos compreender melhor a relação entre porcentagem e as frações.
Definição de porcentagem:
Se x é um número real, então x% representa a fração x/100.
Isso significa que:
Como a porcentagem pode ser escrita na forma de fração, podemos realizar facilmente cálculos que envolvam essas ideias. Veremos alguns exemplos de como isso pode ser feito.
Exemplo 1.
Sabe-se que 55% dos estudantes de uma sala são do sexo feminino. Como na classe há 40 estudantes, quantas meninas há nessa sala?
Solução: Vamos fazer uma interpretação simples do problema. Foi dito que:
55% dos alunos são do sexo feminino. Ou seja:
Número de meninas = 55% de 40
Nesse tipo de problema, a palavra “de” representa a operação de multiplicação.
Assim, teremos:
55% de 40=55% ∙40
Dessa forma não é possível realizar o cálculo. Devemos, então, escrever a porcentagem na forma de fração.
Assim, podemos afirmar que nessa sala há 22 alunos do sexo feminino.
Exemplo 2.
Calcule:
a) 36% de 125
Solução:
b) 42% de 80
Solução:
c) 70% de 200
Solução:
d) 99% de 52
Solução:
Para facilitar os cálculos, as frações que representam a porcentagem podem ser simplificadas. Veja:
Além disso, podemos escrever a porcentagem na forma decimal, também a fim de facilitar os cálculos na resolução de problemas.
Frações equivalentes
As frações equivalentes são frações que representam a mesma quantidade. As frações 1/2, 2/4 e 4/8 são equivalentes, por exemplo. Para encontrar frações equivalentes, é necessário multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número natural, diferente de zero.
Simplificação de frações
A simplificação de frações consiste em reduzir o numerador e o denominador por meio da divisão pelo máximo divisor comum (MDC) aos dois números.
Uma fração está totalmente simplificada quando verificamos que seus termos estão totalmente reduzidos a números que não possuem termos divisíveis entre si. Quando isso acontece, ela é chamada de fração irredutível.
Bons estudos!!
ATIVIDADE 3
FRAÇÃO: PARTE – TODO – TANGRAM
Habilidade: EF06MA15 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Para essa ATIVIDADE vamos utilizar o CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 3 – Parte 1 - Páginas 66 e 67
1º) 3.1- O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças, sendo elas: triângulos, quadrado e paralelogramo.
a) Observando o Tangram, quantos triângulos vermelhos são necessários para ocupar a área do triângulo verde? E quantos triângulos vermelhos são necessários para ocupar a área do triângulo azul?
b) Se o Tangram fosse formado por apenas triângulos vermelhos, quantos seriam necessários para completar o Tangram?
c) Complete a tabela abaixo com a fração e a porcentagem de cada figura em relação ao Tangram.
2º) 3.2- Durante a exposição, havia um espaço de venda de flores. Um buquê de flores custa R$ 350,00, mas, se for pago em dinheiro, tem um desconto de 15%, e se for pago com cartão à vista, o desconto é de 5%. Determine o valor a ser pago pelo buquê de flores nas duas situações.
3º) Após assistir ao vídeo, faça seu TANGRAM e monte 2 figuras a sua escolha.
https://www.youtube.com/watch?v=VmYtiwdu3kY
Ao final, tirem as fotos e enviem para:
professoramirley@gmail.com
ou
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.
Bons estudos!!
Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade.
O que é Tangram?
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.
Lenda do Tangram
Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram e, dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O mensageiro e o Imperador” e “O discípulo e o mestre”. Que tal conhecer um pouquinho destas histórias?
O mensageiro e o Imperador
“Há cerca de 4000 atrás, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.”
O discípulo e o mestre
“Um jovem chinês despedia-se do seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo.Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
– Com esse espelho, registrarás tudo o que vires durante a viagem para me mostrares na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
– Mas mestre, como poderei mostrar-lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos e quebrou-se em sete peças.
Então o mestre disse:
– Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viste durante a viagem.”
Os benefícios do Tangram
Para quem não conhece, o jogo é formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de “tans”.
Com estas peças, é possível criar diversas formas e os benefícios desta atividade são muitos, tanto para os adultos quanto para as crianças! Enquanto os pequenos se divertem montando as figuras, eles treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas.
Além disso, este quebra-cabeça é capaz de estimular tanto a lado esquerdo do cérebro, responsável pela lógica, quanto o lado direito, que é encarregado das informações abstratas. Portanto, ao realizar esta atividade, exploramos e desenvolvemos várias áreas e habilidades.
Os conteúdos e conceitos geométricos necessários para a construção do Tangram são:
Diagonal, equidistância, ponto médio, segmento de reta, vértices, paralelismo e figuras geométricas (quadrado, triângulo e o paralelogramo).
AS FRAÇÕES NO TANGRAM
O tangram é um jogo do tipo quebra-cabeças.
Para montar uma figura com peças do tangram é necessário seguir as seguintes regras:
Todas as peças do tangram devem ser utilizadas;
As peças não podem ficar umas sobre as outras (sobrepostas);
Cada peça precisa estar unida com outra peça, pelo menos, por um vértice.
As figuras podem ser:
ANIMAIS, OBJETOS, CONSTRUÇÕES, FIGURAS GEOMÉTRICAS, PESSOAS, SÍMBOLOS, entre outros.
Alguns modelos de figuras:
ATIVIDADE 4 - APROFUNDAMENTO
PERSPECTIVAS E VISTAS AÉREAS
POLÍGONOS: CLASSIFICAÇÃO E MEDIDAS
Habilidade: (EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
Para essa ATIVIDADE vamos utilizar o CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 3 – Parte 1.Peço que façam os exercícios das páginas 68, 69, 70, 71, 72 e 73.
Na página 71, fazer somente o exercício 2.3 a / b, para isso, faça uma simples pesquisa sobre o campo de visão do ser humano.
Ao final, tirem as fotos e enviem para um dos e-mails abaixo:
ou
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.
Bons estudos!!
Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade.
Diferentes Perspectivas
Assista o vídeo a seguir;
https://www.youtube.com/watch?v=RkRhGR1fjCs
Polígonos
Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta. Os polígonos dividem-se em dois grupos, os convexos e os não convexos. Quando um polígono possui todos os seus lados iguais e, consequentemente, todos os ângulos internos iguais, trata-se de um polígono regular. Os polígonos regulares podem ser nomeados de acordo com a quantidade de seus lados. Eles são caracterizados por alguns elementos, são eles: os ângulos, vértices, diagonais e lados.
Elementos de um polígono
Polígono é a figura plana e fechada formada pela união de um número finito de segmentos de retas. Assim, considere um polígono qualquer:
Os pontos A, B, C, D, E, F, G e H são os vértices do polígono e são formados pelo encontros dos segmentos AB, BC, CD, DE, EF, FG, GH e HA, chamados lados ou faces do polígono.
Os segmentos AF, AE, AD e BG são as diagonais do polígono. (Perceba que esses são alguns exemplos de diagonais, no polígono anterior temos mais dessas ). Diagonais são segmentos de retas que “ligam” os vértices do polígono.
Nomenclatura de um polígono
Podemos nomear os polígonos de acordo com seu número de lados. Veja na tabela a seguir o nome dos principais polígonos.
Note que não é necessário decorar a tabela e sim entendê-la. Com exceção do triângulo e do quadrilátero, a formação da palavra é:
Número de lados + gono
Por exemplo, quando temos o polígono de cinco lados, automaticamente nos lembramos do prefixo penta mais o sufixo gono: pentágono.
Exemplo
Determine o nome do polígono a seguir:
A quantidade de lados do polígono é sete, logo, o polígono é um heptágono.
Classificação dos polígonos
Os polígonos são classificados pela medida de seus ângulos e lados. Um polígono é dito equilátero quando possui lados congruentes, ou seja, todos lados iguais; e será dito equiângulo quando possuir ângulos congruentes, isto é, todos ângulos iguais.
Caso um polígono seja equilátero e equiângulo, então ele será um polígono regular.
Em todo polígono regular, o centro tem a mesma distância dos lados, ou seja, é equidistante dos lados. O centro do polígono é também o centro da circunferência inscrita no polígono, ou seja, a circunferência que está “dentro” da circunferência.
Triângulo – possui 3 lados
Quadrilátero – possui 4 lados
Pentágono – possui 5 lados
Hexágono – possui 6 lados
Heptágono – possui 7 lados
Octógono – possui 8 lados
Eneágono – possui 9 lados
Decágono – possui 10 lados
Undecágono – possui 11 lados
Dodecágono – possui 12 lados
Pentadecágono – possui 15 lados
Icoságono – possui 20 lados
Polígonos convexos e não convexos
Os polígonos também podem ser classificados como convexos e não convexos. Mas o que seria exatamente isso? Vamos ver agora os exemplos:
Um polígono é classificado como convexo quando seus ângulos forem menores que 180°. Veja a imagem a seguir:
Um polígono é classificado como não convexo ou côncavo quando pelo menos um de seus ângulos possuir uma medida maior que 180°. Veja a imagem a seguir:
TRIÂNGULOS
Classificação de triângulos
Os triângulos são polígonos de três vértices que podem ter diferentes classificações.
Classificação dos triângulos quanto aos lados
Podemos classificar um triângulo de acordo com a medida de seus lados. Temos três possíveis combinações em relação ao tamanho dos lados: ou todos os lados são iguais, ou dois lados são iguais e um diferente, ou todos os lados são diferentes.
Triângulo equilátero
O triângulo equilátero possui todos os lados congruentes, isto é, todos os lados do triângulo possuem a mesma medida.
Triângulo isósceles
O triângulo isósceles possui pelo menos dois lados congruentes, ou seja, possui dois lados iguais e um diferente.
Triângulo escaleno
O triângulo escaleno possui todos os seus lados diferentes, ou seja, cada lado tem uma medida diferente.
Classificação dos triângulos quanto aos ângulos
Triângulo acutângulo
O triângulo acutângulo possui todos os seus ângulos internos menores que 90°, ou seja, a medida de cada ângulo interno é um ângulo agudo.
Triângulo retângulo
O triângulo retângulo apresenta, em um de seus ângulos internos, um ângulo de 90°, ou seja, um ângulo reto.
Triângulo obtusângulo
O triângulo obtusângulo possui um dos seus ângulos internos com medida maior que 90° e menor que 180°, ou seja, um ângulo obtuso.
BONS ESTUDOS!!
ATIVIDADE 5 – APROFUNDAMENTO
POLIEDROS E PLANIFICAÇÃO
PLANTA BAIXA – ÁREA E PERÍMETRO
Habilidades: (EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.(EF06MA18) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano como em faces de poliedros.
Para essa ATIVIDADE vamos utilizar o CADERNO DO ALUNO – SP FAZ ESCOLA–VOLUME 3 – Parte 1.
Peço que façam os exercícios das páginas 74, 75 e 76 do caderno do aluno - volume 3 e Respondam as questões abaixo:
A figura abaixo é a planta baixa de um apartamento. Observe-a e responda às questões, considerando cada quadradinho uma unidade de medida de área:
1 - Qual é a área total do apartamento?
( ) A -45 unidades
( ) B -40 unidades
( ) C -8 unidades
( ) D -5 unidades
2 - Qual é a área do banheiro?
( ) A -2 unidades
( ) B -3 unidades
( ) C -6 unidades
( ) D -4 unidades
3 - Qual é o cômodo cuja área mede 5 unidades?
( ) A -Cozinha
( ) B -Sala
( ) C -Corredor
( ) D -Quarto rosa
4 - Quais cômodos têm área de 4 unidades?
( ) A -Banheiro e quarto rosa
( ) B -Banheiro e corredor
( ) C -Corredor e quarto rosa
( ) D -Corredor e quarto azul
5 - Quais cômodos têm área de 6 unidades?
( ) A -Quarto rosa e quarto azul
( ) B -Sala e quarto rosa
( ) C -Sala e quarto azul
( ) D -Corredor e banheiro
Ao final, tirem as fotos e enviem para um dos e-mails abaixo:
professoramirley@gmail.com
ou
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.
Bons estudos!!
Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade.
Poliedro
Os poliedros são sólidos geométricos limitados por um número finito de polígonos planos. Esses polígonos formam as faces do poliedro.
A intersecção de duas faces é chamada de aresta e o ponto comum de três ou mais arestas é chamado de vértice, conforme indicado na imagem abaixo.
Poliedros regulares
Os poliedros convexos são regulares quando suas faces são compostas por polígonos regulares e congruentes entre si. Além disso, o número de aresta que concorre em cada vértice é o mesmo.
Devemos lembrar que os polígonos regulares são aqueles que possuem todos os lados e ângulos congruentes, ou seja, com mesma medida.
Existem apenas cinco poliedros regulares convexos, que são também chamados de “Sólidos Platônicos” ou “Poliedros de Platão”. São eles: tetraedro, hexaedro (cubo), octaedro, dodecaedro, icosaedro.
· Tetraedro: sólido geométrico formado por 4 vértices, 4 faces triangulares e 6 arestas.
· Hexaedro: sólido geométrico formado por 8 vértices, 6 faces quadrangulares e 12 arestas.
· Octaedro: sólido geométrico formado por 6 vértices, 8 faces triangulares e 12 arestas.
· Dodecaedro: sólido geométrico formado por 20 vértices, 12 faces pentagonais e 30 arestas.
· Icosaedro: sólido geométrico formado por 12 vértices, 20 faces triangulares e 30 arestas.
Classificação dos poliedros
Os poliedros podem se dividir em dois tipos, sendo regulares e não regulares. Os regulares são classificados como aqueles em que os polígonos possuem em sua formação as faces regulares e congruentes. A partir disso, são classificados em:
Tetraedro: possui 4 faces triangulares;
Hexaedro: 6 faces quadrangulares;
Octaedro: 8 faces triangulares;
Dodecaedro: 12 faces pentagonais;
Icosaedro: 20 faces triangulares.
Planta Baixa
Planta Baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura.
Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível. Dimensões são, em geral, os espaços entre as paredes de uma sala ou cômodo e incluem, ainda, detalhes de componentes como pias, aquecedores de água, etc., além de notas que especificam acabamentos, métodos de construção e símbolos de itens elétricos.
Área e Perímetro
A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.
O perímetro é a soma das medidas de todos os seus lados.
Bons estudos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário