Olá, alunos dos nonos anos!
Esperamos que todos estejam bem!
Já estamos no Segundo Bimestre e aqui está a primeira atividade deste período.
Ela deve ser feita no caderno de Língua Portuguesa. Fotos devem ser enviadas, até o dia 21/05/2021, para os e.mails das professoras respectivas:
9º ano A - Profª Regina - reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br
9ºs anos B/C/D - Profª Izabel - lugui@prof.educacao.sp.gov.br
A atividade foi colocada também no Google Classroom. Os códigos das salas são:
9º ano A - zbjil52
9º ano B - hxvscrv
9º ano C - z24frmr
9º ano D - eupuc52
Aguardamos o envio das lições.
Bom trabalho a todos!
Profªs Izabel e Regina
Atividade 1 – 2º Bimestre
Artigo de Opinião
Parte
1 – Leia o texto e responda as questões de 1 a 5:
Sou
contra a redução da maioridade penal
Renato Roseno
A brutalidade cometida contra dois jovens
Vivemos em um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento,
que só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a
falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso,
temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que
defendemos.
Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em
nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos
juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência. Nosso
sistema penal como está não melhora as pessoas.
O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
Sou contra porque a possibilidade de sobrevivência e transformação
destes adolescentes está na correta aplicação do Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA). Lá estão previstas
seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a
lei. Para fazer bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser
responsabilizado. Mas reduzir a idade penal é ineficiente para atacar o
problema. Problemas complexos não serão superados de modo simplório e
imediatista. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, de um projeto
ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas.
Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os
leva até lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais
prisões ou com mais parques e escolas.
Renato
Roseno é advogado, coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente
(Cedeca – Ceará) e da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do
Adolescente (Anced).
1.
Quais são as atividades profissionais exercidas pelo autor do artigo? Com qual
objetivo, elas foram citadas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
De acordo com o artigo, qual é o argumento daqueles que defendem a redução da
maioridade penal?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Releia:
“Lá
estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de
adolescentes que violaram a
lei.”.
Identifique
duas palavras que poderiam ser colocadas no lugar de “violaram”, sem
interferência no sentido da frase:
______________________________________________________________________________
4.
São opiniões defendidas por Renato Roseno em seu artigo, EXCETO:
a)
A aplicação de medidas mais repressivas, no combate aos crimes, ao contrário do
que muitos pensam, acaba por gerar mais violência.
b)
Ele se mostra contra a redução da maioridade penal, porque defende a ideia de
que os menores de idade não devem ser responsabilizados pelos seus atos
infracionais.
c)
Manter, juntos, adolescentes e adultos no mesmo sistema penal, não diminuirá a
violência, já que o sistema penal brasileiro, na forma como se encontra, não
melhora os indivíduos.
d)
É fundamental, principalmente, que se valorize a vida em todas as suas formas,
por meio de um projeto ético e político de sociedade.
5.
São características assumidas pelo gênero de texto artigo de opinião, EXCETO:
a)
O tema, nele abordado, geralmente é polêmico.
b)
O autor apresenta, nesse gênero, opiniões contrárias em relação ao tema
debatido.
c) O autor expõe o seu ponto de vista sobre o tema,
argumentando, de modo a convencer o leitor da opinião que ele defende.
d)
O autor informa, nesse gênero, a respeito de um fato ocorrido, de interesse
público.
Parte 2 –
Leia a tirinha da Mafalda e o texto “O império do Consumo” para responder as
questões que seguem.
O Império do consumo
Eduardo Galeano
A
explosão do consumo no mundo atual faz mais barulho do que todas as guerras e
mais algazarra do que todos os carnavais. Como diz um velho provérbio turco,
aquele que bebe a conta, fica bêbado em dobro.
A gandaia aturde e anuvia o olhar; esta grande bebedeira universal
parece não ter limites no tempo nem no espaço.
Mas a
cultura de consumo faz muito barulho, assim como o tambor, porque está vazia; e
na hora da verdade, quando o estrondo cessa e acaba a festa, o bêbado acorda,
sozinho acompanhado pela sua sombra e pelos pratos quebrados que deve pagar.
(...) O sistema fala em nome de todos, dirige a todos suas imperiosas ordens de
consumo, entre todos espalha a febre compradora; mas não tem jeito: para quase
todo o mundo esta aventura começa e termina na telinha na TV. A maioria, que contrai dívidas para ter
coisas, termina tendo apenas dívidas para pagar suas dívidas que geram novas
dívidas, e acaba consumindo fantasias que, às vezes, materializa cometendo
delitos. O direito ao desperdício,
privilégio de poucos, afirma ser a liberdade de todos.
(...)
“Gente
infeliz, essa que vive se comparando”, lamenta uma mulher no bairro de Baceo,
em Montevidéu. A dor de já não ser, que
outrora cantava o tango, deu lugar à vergonha de não ter. Um homem pobre é um pobre homem. “Quando não
tens nada, pensas que não vales nada”, diz um rapaz no bairro Villa Fiorito, em
Buenos Aires. E outro confirma, na
cidade dominicana de San Francisco de Macorís: “Meus irmãos trabalham para as
marcas. Vivem comprando etiquetas, e vivem suando feito loucos para pagar as
prestações”.
(...)
O
consumidor exemplar é o homem quieto.
Esta civilização, que confunde quantidade com qualidade, confunde
gordura com boa alimentação. Segundo a
revista americana The Lancet, na última década a “obesidade mórbida” aumentou
quase 30% entre a população jovem dos países mais desenvolvidos. Entre as crianças norte-americanas, a
obesidade aumentou 40% nos últimos dezesseis anos, segundo pesquisa recente do
Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Colorado. O país que inventou as comidas e bebidas
light, os diet food e os alimentos fatfree, tem a maior quantidade de gordos do
mundo. O consumidor exemplar desce do
carro só para trabalhar e para assistir televisão. Sentado na frente da telinha, passa quatro
horas por dia devorando comida plástica.
Qualquer
um entende, em qualquer lugar, as mensagens que a televisão transmite. No
último quarto de século, os gastos em propaganda dobraram no mundo todo. Graças a isso, as crianças pobres bebem cada
vez mais Coca-Cola e cada vez menos leite e o tempo de lazer vai se tornando
tempo de consumo obrigatório. Tempo
livre, tempo prisioneiro: as casas muito pobres não têm cama, mas têm
televisão, e a televisão está com a palavra.
Comprado em prestações, esse animalzinho é uma prova da vocação
democrática do progresso: não escuta ninguém, mas fala para todos.
Pobres e
ricos conhecem, assim, as qualidades dos automóveis do último modelo, e pobres
e ricos ficam sabendo das vantajosas taxas de juros que tal ou qual banco
oferece. Os especialistas sabem
transformar as mercadorias em mágicos conjuntos contra a solidão. As coisas possuem atributos humanos:
acariciam, fazem companhia, compreendem, ajudam, o perfume te beija e o carro é
o amigo que nunca falha. A cultura do
consumo fez da solidão o mais lucrativo dos mercados.
http:// www.geografiaparatodos.com/index.php?pag=sl183
Sobre a tirinha:
1)
A personagem de cabelo preto é Mafalda. Ela está conversando com sua colega, a
Suzanita. No primeiro quadrinho as duas
emitem opiniões diferentes. Qual o
argumento usado por Suzanita para defender seu ponto de vista nos quadrinhos
seguintes?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Mafalda também defende seu ponto de vista,
usando um argumento?
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3)
A fala de Mafalda no último quadrinho indica que
ela concorda com Suzanita? Explique.
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Sobre os dois textos
(Tirinha e “O império do consumo”), responda:
4)
Podemos dizer que o texto “O império do consumo”
tem o mesmo tema da tirinha? Explique.
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5)
No texto podemos observar algumas opiniões sobre
o tema. Transcreva duas dessas opiniões.
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6)
A que se refere o termo grifado no trecho: “Comprado em prestações, esse animalzinho
é uma prova da vocação democrática do progresso: não escuta ninguém, mas fala para
todos.”?
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