6ºANOS (A,B,C) e 7ºANOS
(A,B,C) – TECNOLOGIA ATIVIDADE 1
PRESENÇA DIGITAL
Professores Cássio, Elisana
e Vitória
OLÁ, PESSOAL!!
Como estão?
Vamos
nos apresentar rapidamente para que vocês conheçam um pouquinho de nós.
Profª Vitória Paterna – 6ºA
Meu
nome é Vitória, tenho 67 anos e, apesar da idade, gosto muito de estar com meus
alunos em sala de aula. Sou formada pela Faculdade de Letras em Português/Inglês e comecei a lecionar em 1978, portanto completei 43 anos na
profissão pela qual tenho verdadeiro amor. Tenho dois filhos que amo demais, eu
adoro ler livros, ouvir música e viajar. Ensinar é a minha vocação!
Profª Elisana Mendes – 6ºB e 6ºC, 7ºA e
7ºB
Meu
nome é Elisana, tenho 44 anos, sou casada e tenho um casalzinho de filhos. Sou
formada em Ciências Biólógicas e estou no Calvitti há 16 anos! Desde pequena eu
gostava muito de brincar de escolinha e ensinar os meus colegas. Quando eu
pisei pela primeira numa sala de aula em 1995, descobri que era o que queria
fazer e desde então, estou no magistério. Adoro a minha profissão, e também
gosto muito de cozinhar, fazer artesanato e decoração!! Espero que em breve
possamos nos encontrar!! Beijinhos no coração de vocês!!
Profº Cássio- 7ºC
Meu
nome é Cassio, tenho 51 anos de idade, casado, pai de dois filhos. Sou formado
em Psicologia, Ciências, Matemática e estou terminando o curso de Pedagogia. Meus
hobbies são jogar videogame (Playstation 5), ouvir Hard Rock & Heavy Metal,
os livros e as séries streaming. Minha primeira paixão é a Val. A segunda, é
lecionar, o que faço há 28 anos.
Somos os três professores de Tecnologia dos 6ºs e 7.os anos, temos muita vontade de que as aulas se normalizem e que a vida volte à normalidade! Queremos muito conhecê-los pessoalmente!
Esclarecemos
que nossa avaliação sobre seu progresso digital está associada às outras
disciplinas também (Português, Matemática, Ciências, etc.), pois, neste momento
em que não estamos em aulas presenciais, você usará tecnologia em todas as
tarefas que realizar.
|
ATIVIDADE 1
PRESENÇA DIGITAL
A
nossa primeira atividade refere-se à aula transmitida pelo Centro de Mídia de
São Paulo, no dia 05 de março. Caso não a tenha assistido ou queira revê-la,
poderá acessá-la no repositório do CMSP ou no Youtube, conforme o link abaixo:
Aula de 05/03/21: https://www.youtube.com/watch?v=guYOmWjW-pY
Habilidade:
Identificar diversos recursos da TDIC, reconhecendo suas especificidades e
aplicabilidades em diferentes contextos e seus impactos nos serviços, na
produção e na interação social e utilizando-as de forma criativa, crítica e
ética em processos que envolvam autoria e protagonismo. |
Leia
o texto abaixo, do Caderno do Aluno, p. 10:
Ler para conhecer! Preparação para ser guardião –
Presença Digital Realize a leitura do texto a seguir. Isso será importante
para iniciar sua jornada! Com a aceleração e avanço dos
recursos tecnológicos, além da digitalização de processos da vida
administrativa escolar, as pessoas passaram a usar mais cadastros em sites,
em redes sociais na internet, em jogos eletrônicos etc. A professora
colaboradora da PUC-SP, Martha Gabriel, autora do livro Marketing na era
digital: conceitos, plataformas e estratégias, publicado em 2010 pela
Novatec, considera o termo presença como o estado de algo estar presente em
algum lugar, ou seja, “existir em um determinado momento, em um determinado
lugar”. Quando falamos de presença digital, queremos nos referir à existência
de algo (seres humanos, marcas, empresas, coisas etc.) no ambiente digital.
É, também, qualquer informação sobre as pessoas na internet: áudio, texto, fotos,
vídeos e até as interações com outras pessoas nas mídias sociais. É por meio
da presença digital que serão distribuídos conteúdos digitais que representam
algo. Os jovens e grande parte da sociedade com acesso à internet estão se
expressando por fotografias, memes, áudios, textos, vídeos, gifs etc. Martha
Gabriel até radicaliza dizendo que “não ter presença digital significa não
existir no mundo digital, na internet”. A presença digital, portanto, não
vale apenas para empresas. Estas percebem que precisam manter-se ativas no
espaço digital por conta da concorrência de mercado. A preocupação aqui está
em compreender as precauções que devemos tomar quando a presença digital é um
fator que merece atenção dos perfis de pessoas. A presença digital das pessoas
determina as relações que elas vão ter com as suas redes de relacionamento.
Os jovens passam a fazer conexões com outras pessoas até fora do seu convívio
social presencial, seja por meio de jogos on-line, da aparição em fotos e
vídeos que os pais postam nas redes sociais, aplicativos de educação etc. |
Conforme explicado na vídeoaula, quando coloca alguma coisa
na Internet, você “assina” sua presença, ou seja, ao colocar seu login mostra
que esteve presente em uma plataforma. Mesmo após desligar seu computador,
mesmo passando horas e dias, a sua presença, naquele momento, está registrada
(aliás, por isso, é muito importante você não passar seu login e senha para
outras pessoas porque tudo o que acontecer será de sua responsabilidade).
Por
outro lado, a conexão virtual torna-se cada dia mais importante para interações
pessoais, profissionais, para adquirir conhecimentos, trocar ideias, jogar,
acessar informações e, conforme estamos vendo nestes tempos, até para termos
aulas.
Podemos concluir que a presença digital tornou-se
imprescindível, mas não podemos nos esquecer de que precisamos estar atentos
para alguns pontos negativos, riscos e, principalmente, para que ela não nos
afaste de nossa vida real, isolando-nos de parentes e amigos próximos. É
necessário haver um equilíbrio entre mundo real e mundo digital. Muitas vezes,
embora estejam juntas, as pessoas deixam de se comunicar para concentrar sua
atenção no mundo virtual.
Pegadas digitais
Tudo
o que fazemos online fica registrado, deixa rastros, não importa o tempo que
passe. Não adianta apagarmos a mensagem, podemos ser rastreados pelas pegadas
que deixamos através de nosso IP (nosso número de identidade digital, nosso
registro virtual, tipo RG de nosso computador) e lembre-se: não existe
anonimato na Internet.
Por
outro, é preciso tomar cuidado ao fazermos amigos online, ao passar informações
pessoais, pois não sabemos quais são as intenções das outras pessoas.
|
TAREFA:
1- Em nossa primeira atividade, vamos tentar nos
conhecer melhor. Apresente-se brevemente e, se puder, envie uma foto.
2-
Responda:
a) O
que você entendeu sobre presença digital?
b) O
que são pegadas digitais?
c) Você
faz parte de algum ambiente digital? Quais?
(As perguntas a e b estão, também, no Caderno do Aluno.)
|
Orientações:
Mande a tarefa pelos e-mails
correspondentes a sua classe:
6º A
vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br
6º B , 6ºC, 7ºA e 7ºB
elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br
7º C
cassiogiordano@prof.educacao.sp.gov.br
Lembretes finais:
Não se esqueçam de acompanhar as aulas
pelo CMSP. Elas registram sua presença e servirão de orientação para nossas
atividades. Lá, encontrarão pequenas e rápidas tarefas, muito fáceis de
realizar.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário