foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 5 de abril de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO A/B/C/D - Profªs Regina e Izabel

Olá, alunos dos 9º anos!

Tudo bem com vocês? Desejamos que sim!

Aqui está a Segunda Atividade do Primeiro Bimestre, que trata do conceito  Frase, Oração e Período.

Você vai realizar no seu caderno de Português e enviar foto por e.mail para sua professora.

Copie o conteúdo (conceitos e exercícios) e responda ao que é solicitado.

     

 

9º ano A – Professora Regina: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br

9ºs anos B,C,D – Professora Izabel: lugui@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Sempre identifique seu nome, sua turma e a atividade (2) no envio do e.mail.

Estamos no aguardo!

 

 

 

Atividade 2 – 1º Bimestre

(enviar até 15/04/2021)

 

1)      Observe e responda:

 

Quantas frases há no texto da propaganda?

______________________________________________________________________

FRASE é todo enunciado linguístico, com sentido completo, que estabelece comunicação.

 

 

2)      Sublinhe os verbos e compare.

 

I)                    “Que maravilha!”

II)                  “Nossa terra tem mais beleza, cor e fantasia.”

III)                “Viaje e descubra o Brasil.”

 

a)       Agora, marque I, II ou III nas afirmativas abaixo:

(     ) É uma frase com dois verbos

(     ) É uma frase sem verbo.

(     ) É uma frase com um verbo.

 

b)      Complete, indicando o número.

·         Na frase II, há ______________ oração (ões).

·         Na frase III, há ______________oração (ões).

 

A frase pode ser formada por uma ou mais palavras, com ou sem verbo.

O importante é ter sentido e estabelecer comunicação.

 

Oração é todo enunciado linguístico estruturado em torno de um verbo ou de uma locução verbal (conjunto de verbos com um só significado), podendo ter ou não sentido completo.

A quantidade de orações é igual à quantidade de verbos/locuções verbais.

 

3) Faça a correspondência:

(A) “Que maravilha!”

(B) “Nossa terra tem mais beleza, cor e fantasia.”

(C) “Viaje e descubra o Brasil.”

 

(    ) uma frase, duas orações, período composto

(    ) apenas uma frase

(    ) uma frase, uma oração: período simples

 

Período é a frase com verbo, constituído por uma ou mais orações.

O período pode ser:

  •    Simples: formado por uma oração (um verbo ou uma locução verbal); 
  •    Composto: formado por duas ou mais orações (dois ou mais verbos ou locuções verbais)

 

4) Leia o texto:

 


Passeios de trem no Brasil

Maria-Fumaça – De São João del Rey a Tiradentes – Minas Gerais

O percurso, de 35 minutos, não tem parada. O passeio inclui visita ao Museu Ferroviário de São João del Rey.  Funciona de sexta a domingo e nos feriados.

 

Trem da Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul

São 23 km de uma gostosa viagem num trem a vapor.  O passeio começa em Bento Gonçalves e termina em Carlos Barbosa. Parada em Garibaldi.

Revista Próxima viagem


Agora, sublinhe os verbos (ou locuções verbais) nas frases do quadro e marque X no espaço adequado.

 

 

 

Frase sem verbo

       Frase com verbo

Período simples

Período composto

a) “O percurso, de 35 minutos, não tem parada.”

 

 

 

b) “Funciona de sexta a domingo e nos feriados.”

 

 

 

c) “O passeio começa em Bento Gonçalves e termina em Carlos Barbosa.”

 

 

 

d) “Parada em Garibaldi.”

 

 

 

 

5) Leia este outro trecho, sublinhando também o verbo e a locução verbal.

ESTRADA DE FERRO VITÓRIA/ESPÍRITO SANTO A MINAS GERAIS

A viagem, entre Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG), dura cerca de treze horas e permite apreciar belíssimas paisagens, entre montanhas e vales verdes.

Revista Próxima Viagem


Responda:

a)       Quantos verbos há no parágrafo? __________________________________________

b)      Quantas são as orações? _________________________________________________

 

Bom trabalho!





Nenhum comentário:

Postar um comentário