Olá, alunos!
Tudo bem com vocês?
Desejo que sim!
Aqui está a segunda atividade do primeiro bimestre de
Língua Portuguesa.
Leia com bastante atenção as explicações sobre VERBO, copie
exercícios e explicações (com caneta) e
responda tudo (a lápis).
Envie foto de seu caderno para o e.mail:
reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br
Estou no aguardo! Envie até 19/04/2021.
Hoje vamos trabalhar o conceito de verbo.
É uma introdução, nas próximas aulas faremos um
aprofundamento.
Atividade 2 – 1º Bimestre
VERBO
Observe este cartum, de Mordillo:
1. O cartum retrata um “carro-casa” de quatro
andares.
a)
De que forma os cômodos da casa estão
distribuídos nos andares?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Apesar de ser um carro, ele carrega coisas que
só uma casa geralmente tem. Cite três delas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Será que você vê as coisas com rapidez?
Tente localizar no cartum:
a)
Uma garrafa:
_____________________________________
b)
Um espelho:
______________________________________
c)
Uma flâmula (pequena bandeira):
________________________
d)
Um rádio: ____________________________________
e)
Um calendário: ___________________________________
f)
Uma caixa de primeiros-socorros:
__________________________
g)
Uma placa de trânsito:
____________________________
3. Considerando que as personagens do cartum
sejam da mesma família, responda:
a)
Qual delas é a mãe? E o pai?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Quantos são os filhos?
___________________________________________________________________
4. Observe o que as personagens estão fazendo e
tente localizar aquela que (indique o andar em que a personagem está ou
explique onde está com alguns elementos):
a)
Está estendendo roupa:
_________________________________
b)
Está soltando um aviãozinho: _______________________________
c)
Está segurando um gato:
__________________________________
d)
Está dirigindo:
______________________________________
e)
Está fazendo equilibrismo:
________________________________
f)
Está pulando corda:
________________________________
5. Observe o carro-casa, o céu, as ações e as
roupas das personagens.
a)
O tempo está bom ou ruim? Faz calor ou frio? É
noite ou dia? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
O carro-casa está parado ou em movimento?
Justifique com alguns exemplos.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conceituando
Verbo (Leia e copie com bastante atenção)
Você observou que as personagens realizam diferentes tipos
de ação: a mãe estende roupas, uma
criança segura o gato, outra se equilibra, o motorista dirige o carro, os animais observam. Essas palavras, que exprimem ações, são chamadas de verbos.
Além de ações, os
verbos também designam estado ou mudança de estado. Observe:
Os animais da rua ficaram
surpresos e curiosos. Uma das crianças está
sozinha na varanda. |
Os verbos podem expressar ainda fenômenos da natureza (tempo, condições do clima, temperatura,
mudança de tempo). Observe:
É tarde. Faz calor. Choveu ontem. |
Verbos são palavras que expressam ação, estado ou fenômenos da natureza. Os verbos podem
estar em três tempos: ·
Presente:
A mãe estende roupas. ·
Passado:
A mãe estendeu roupas. ·
Futuro:
A mãe estenderá roupas. |
Os verbos podem
apresentar três modos diferentes. Veja só:
|
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário