Olá, alunos! Iniciamos este nosso ano em ensino híbrido. O que significa que trabalharemos certas questões online e as aprofundaremos em conversa quando estivermos juntos presencialmente.
Nossas aulas também acompanharão o Centro de Mídia SP que pode ser acessado tanto pelo app CMSP no telefone celular quanto pelo site https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ ou então simplesmente assistindo o vídeo acima. A atividade deste semana será baseada na aula de 11/02/2021 intitulada “Introdução à Ética: o Eu Racional” Ao assistir, perguntas serão realizadas. A atividade desta semana é respondê-las: 1 - Quais são os maiores problemas da sua realidade social? 2 - O fato de sermos pensantes determina que a realidade social é tal e qual cada um de nós pensa? Por quê? Favor enviar as respostas ao e-mail Rodrigobraga@prof.educacao.sp.gov.br
É possível responder às perguntas sem ter assistido à aula, mas elas fazem muito mais sentido se você assisti-la e há nela conteúdo muito importante para as aulas seguintes, também. Além disso, há uma outra atividade no final que talvez seja interessante fazermos com a aula presencial. Então se você assistir à aula no centro de mídias, já pode ir pensando nela! Assim que possível, estarei disponibilizando também o material apresentado nesta aula para auxiliar nos estudos e, como sempre, qualquer dúvida, por favor deixar um comentário ou me enviar um e-mail. O que você preferir. Espero vê-los em breve para que possamos conversar sobre estes assuntos interessantíssimos pessoalmente na sala de aula!
OPCIONAL
A dúvida metódica de René Descartes, que leva ao "Penso, logo existo" que é mencionado no vídeo do Centro de Mídia, é o movimento filosófico que muitos consideram ser o divisor de águas que encerra a filosofia média e inicia a filosofia moderna.
Dado sua importância, é um assunto que costuma cair muito no vestibular, mas também se você só se interessar por filosofia porque é divertido, então a dúvida metódica é um destes momentos que você vai encontrar referência o tempo inteiro. Muitos pensadores, direta ou indiretamente, dialogam com estes argumentos, seja para expandi-lo ou para refutá-lo.
Então a dúvida metódica ou método cartesiano ou argumento do cogito (de Cogito Ergo Sum ou Penso, Logo Existo) é opcional para ganhar pontinhos nessa aula, mas saber dele facilita muito sua vida filosófica daqui pra frente. Além do que é o tipo de coisa que às vezes causa crise existencial e essas são sempre boas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário