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Exercícios do 2º Ano Baseados na aula do CMSP de 10/02
Habilidade - (EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
1.
A língua é um patrimônio cultural indispensável para a preservação da memória e da identidade de um povo. Nesse contexto, percebe-se, na tirinha, uma crítica
a) à falta de assistência familiar no que se refere à educação escolar dos filhos.
b) à língua em si, cheia de regras e normas gramaticais desnecessárias.
c) à escrita dos livros em linguagem muito rebuscada, o que dificulta o entendimento dos leitores.
d) à influência dos estrangeirismos na língua, em especial, daqueles provenientes do inglês.
e) ao ensino da língua que, devido à metodologia utilizada, desestimula os alunos.
2. Imagem
Imagem retirada Home - IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Acesso 2016.
Texto
A eleição dos novos bens , ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas , revejam as imagens e alegorias do passado , do que querem guardar e definir o próprio identitário.
O texto chama a atenção para a importância da proteção dos bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como:
a) a) Artefatos sagrados
b) b) Heranças materiais
c) c) Objetos arqueológico
d) d)Peças comercializáveis
e) e)Conhecimentos tradições
3.As ruinas do povoado de Canudos , no sertão do norte da Bahia , além de significativas para a identidade cultural dessa região , são uteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas ruinas foram reconhecidas como patrimônio cultural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de
a)objetos arqueológicos e paisagísticos.
b)acervos museológicos e bibliográficos.
c)núcleos urbanos e etnográficos .
d)praticas e representações de uma sociedade .
e)expressões e técnicas de uma sociedade extinta.
4. (ENEM/2007)
A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a)aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
d) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
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