foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


terça-feira, 6 de abril de 2021

TECNOLOGIA 6ºAnos (A, B,C) 7ºAnos (A,B,C) - ATIV 1 1ºBim - Profºs Cássio, Elisana e Vitória

 

6ºANOS (A,B,C) e 7ºANOS (A,B,C) – TECNOLOGIA  ATIVIDADE 1

PRESENÇA DIGITAL

Professores Cássio, Elisana e Vitória

 

OLÁ, PESSOAL!!

Como estão? 




Vamos nos apresentar rapidamente para que vocês conheçam um pouquinho de nós.

  

Profª Vitória Paterna – 6ºA

        

                               


                      

 

Meu nome é Vitória, tenho 67 anos e, apesar da idade, gosto muito de estar com meus alunos em sala de aula. Sou formada pela Faculdade de Letras em Português/Inglês e comecei a lecionar em 1978, portanto completei 43 anos na profissão pela qual tenho verdadeiro amor. Tenho dois filhos que amo demais, eu adoro ler livros, ouvir música e viajar. Ensinar é a minha vocação!

 

Profª Elisana Mendes – 6ºB e 6ºC, 7ºA e 7ºB

 

                                       


 

Meu nome é Elisana, tenho 44 anos, sou casada e tenho um casalzinho de filhos. Sou formada em Ciências Biólógicas e estou no Calvitti há 16 anos! Desde pequena eu gostava muito de brincar de escolinha e ensinar os meus colegas. Quando eu pisei pela primeira numa sala de aula em 1995, descobri que era o que queria fazer e desde então, estou no magistério. Adoro a minha profissão, e também gosto muito de cozinhar, fazer artesanato e decoração!! Espero que em breve possamos nos encontrar!! Beijinhos no coração de vocês!!

 

Profº Cássio- 7ºC

 

                                               


 

Meu nome é Cassio, tenho 51 anos de idade, casado, pai de dois filhos. Sou formado em Psicologia, Ciências, Matemática e estou terminando o curso de Pedagogia. Meus hobbies são jogar videogame (Playstation 5), ouvir Hard Rock & Heavy Metal, os livros e as séries streaming. Minha primeira paixão é a Val. A segunda, é lecionar, o que faço há 28 anos.

          

           Somos os três professores de Tecnologia dos 6ºs e 7.os anos, temos muita vontade de que as aulas se normalizem e que a vida volte à normalidade! Queremos muito conhecê-los pessoalmente!


Esclarecemos que nossa avaliação sobre seu progresso digital está associada às outras disciplinas também (Português, Matemática, Ciências, etc.), pois, neste momento em que não estamos em aulas presenciais, você usará tecnologia em todas as tarefas que realizar.

 

 

 

    

 

ATIVIDADE 1

PRESENÇA DIGITAL

 

A nossa primeira atividade refere-se à aula transmitida pelo Centro de Mídia de São Paulo, no dia 05 de março. Caso não a tenha assistido ou queira revê-la, poderá acessá-la no repositório do CMSP ou no Youtube, conforme o link abaixo:

 

Aula de 05/03/21:         https://www.youtube.com/watch?v=guYOmWjW-pY

                          


 

Habilidade: Identificar diversos recursos da TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos e seus impactos nos serviços, na produção e na interação social e utilizando-as de forma criativa, crítica e ética em processos que envolvam autoria e protagonismo.

 

 


                                       

Leia o texto abaixo, do Caderno do Aluno, p. 10:

 

Ler para conhecer!

 

Preparação para ser guardião – Presença Digital Realize a leitura do texto a seguir. Isso será importante para iniciar sua jornada!

 

Com a aceleração e avanço dos recursos tecnológicos, além da digitalização de processos da vida administrativa escolar, as pessoas passaram a usar mais cadastros em sites, em redes sociais na internet, em jogos eletrônicos etc. A professora colaboradora da PUC-SP, Martha Gabriel, autora do livro Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias, publicado em 2010 pela Novatec, considera o termo presença como o estado de algo estar presente em algum lugar, ou seja, “existir em um determinado momento, em um determinado lugar”. Quando falamos de presença digital, queremos nos referir à existência de algo (seres humanos, marcas, empresas, coisas etc.) no ambiente digital. É, também, qualquer informação sobre as pessoas na internet: áudio, texto, fotos, vídeos e até as interações com outras pessoas nas mídias sociais. É por meio da presença digital que serão distribuídos conteúdos digitais que representam algo. Os jovens e grande parte da sociedade com acesso à internet estão se expressando por fotografias, memes, áudios, textos, vídeos, gifs etc. Martha Gabriel até radicaliza dizendo que “não ter presença digital significa não existir no mundo digital, na internet”. A presença digital, portanto, não vale apenas para empresas. Estas percebem que precisam manter-se ativas no espaço digital por conta da concorrência de mercado. A preocupação aqui está em compreender as precauções que devemos tomar quando a presença digital é um fator que merece atenção dos perfis de pessoas. A presença digital das pessoas determina as relações que elas vão ter com as suas redes de relacionamento. Os jovens passam a fazer conexões com outras pessoas até fora do seu convívio social presencial, seja por meio de jogos on-line, da aparição em fotos e vídeos que os pais postam nas redes sociais, aplicativos de educação etc.

 

 

         Conforme explicado na vídeoaula, quando coloca alguma coisa na Internet, você “assina” sua presença, ou seja, ao colocar seu login mostra que esteve presente em uma plataforma. Mesmo após desligar seu computador, mesmo passando horas e dias, a sua presença, naquele momento, está registrada (aliás, por isso, é muito importante você não passar seu login e senha para outras pessoas porque tudo o que acontecer será de sua responsabilidade).

         Por outro lado, a conexão virtual torna-se cada dia mais importante para interações pessoais, profissionais, para adquirir conhecimentos, trocar ideias, jogar, acessar informações e, conforme estamos vendo nestes tempos, até para termos aulas.

         Podemos concluir que a presença digital tornou-se imprescindível, mas não podemos nos esquecer de que precisamos estar atentos para alguns pontos negativos, riscos e, principalmente, para que ela não nos afaste de nossa vida real, isolando-nos de parentes e amigos próximos. É necessário haver um equilíbrio entre mundo real e mundo digital. Muitas vezes, embora estejam juntas, as pessoas deixam de se comunicar para concentrar sua atenção no mundo virtual.



   Pegadas digitais

 

Tudo o que fazemos online fica registrado, deixa rastros, não importa o tempo que passe. Não adianta apagarmos a mensagem, podemos ser rastreados pelas pegadas que deixamos através de nosso IP (nosso número de identidade digital, nosso registro virtual, tipo RG de nosso computador) e lembre-se: não existe anonimato na Internet.    

Por outro, é preciso tomar cuidado ao fazermos amigos online, ao passar informações pessoais, pois não sabemos quais são as intenções das outras pessoas.

 

 

 

        

 

TAREFA:


1-   Em nossa primeira atividade, vamos tentar nos conhecer melhor. Apresente-se brevemente e, se puder, envie uma foto.

 

2-          Responda:

 

a)   O que você entendeu sobre presença digital?

 

b)   O que são pegadas digitais?

 

c)   Você faz parte de algum ambiente digital? Quais?

        (As perguntas a e b estão, também, no Caderno do Aluno.)

 

 

 

Orientações:

 

Mande a tarefa pelos e-mails correspondentes a sua classe:

 

6º A 

vitoriapaterna@prof.educacao.sp.gov.br

 

6º B , 6ºC, 7ºA e 7ºB

elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br

 

7º C

cassiogiordano@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Lembretes finais:

 

        Não se esqueçam de acompanhar as aulas pelo CMSP. Elas registram sua presença e servirão de orientação para nossas atividades. Lá, encontrarão pequenas e rápidas tarefas, muito fáceis de realizar.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário