foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 26 de abril de 2021

9ºs anos A B C D - Profªas Regina e Izabel - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (SEI )

 Bom dia, alunos dos 9ºs anos A B C D 

Começamos hoje, a Semana de Estudos Intensivos (SEI)

Abaixo segue atividade para ser realizada e enviada até 6ª feira, dia 30/04, para sua professora de Língua Portuguesa.

 

OBJETIVOS GERAIS: 

·        Compreensão das ideias centrais do texto.

·        Questionar ética e posturas sociais.

·        Trabalhar coesão e coerência textual.

·        Compreender o processo de funcionamento da língua para uma realização mais eficiente da comunicação.

·        Favorecer a formação de opiniões claras e fundamentadas.

 

                                  

Em 1994, houve em São Paulo um caso bastante noticiado pela imprensa.

Um menino de 6 anos foi impedido de assistir às aulas porque estava usando brinco.

O texto que você vai ler, agora, noticia esse fato.

 

ESCOLA IMPEDE ESTUDO DE ALUNO COM BRINCO

 

                        Por causa de um brinco na orelha esquerda o menino Bruno Strifezzi Lencioni, 6 anos, foi impedido de assistir à aula anteontem em sua escola, na cidade Jardim ( Zona Oeste de São Paulo ). A escola, que vai do maternal à oitava série, não permite que meninos usem brincos.

                        Os pais de Bruno, Adriana e Alexandre Lencioni, vão processar a escola por discriminação, constrangimento ilegal e proibição do direito de ir e vir do aluno.

                        “ Consultamos advogados e educadores e eles foram unânimes em afirmar que a atitude da escola foi totalmente arbitrária “, disse Alexandre lencioni, 31.

                        Ontem, Lencioni registrou queixa contra a escola no 15º Distrito Policial, no Itaim Bibi ( Zona Oeste ).

                        Bruno colocou o brinco na quarta feira à tarde. “ Um amigo do prédio tinha orelha furada e eu achava legal. Pedi para minha mãe e ela me levou para por o brinco. “.

                        Na quinta, assim que chegou à escola, Bruno foi chamado pela orientadora, que pediu para que ele tirasse o Brinco.

                        Segundo Adriana Lencioni, 28, a orientadora teria dito a Bruno que ele não poderia assistir às aulas de Brinco. “ Eu tentei tirar, mas doeu muito. Aí a tia ajudou e tirou para mim. “, disse Bruno.

                        Para Adriana, a atitude da escola foi uma agressão. “ Bruno não poderia tirar o brinco por pelo menos uma semana para evitar infecções. O dano psicológico e moral que essa escola fez ao meu filho é irreparável. “

                        Segundo o orientador da escola, o uso de brincos por meninos é proibido para evitar modismos.

                        “ Deixamos isso claro na reunião de Pais. Ninguém se manifestou contra as normas expostas. Mas quem estiver insatisfeito não precisa continuar aqui. “, disse.

                        O orientador afirmou que a escola também desaconselha que as meninas usem brincos. “ O brinco não faz parte do uniforme e pode machucar. Mas para as meninas não é proibido. “

 

                ( Adaptado de: Daniela Falcão & Carolina Chagas. Folha de S.Paulo, Caderno São Paulo, 19/11/1994. )

 

1ª) No primeiro parágrafo do texto, temos a apresentação do fato que é motivo da notícia. São, então, transmitidos alguns dados básicos para o leitor. Que dados são esses? Indique-os, identificando os seguintes elementos principais referidos no parágrafo:

a-    Quem:

b-    O quê:

c-     Quando:

d-    Onde:

e-    Por que:

2ª)  No segundo parágrafo, temos o desdobramento do fato, isto é, as consequências provenientes dele. Quais são as consequências?

 

3ª)  A partir do terceiro parágrafo, à medida que vão sendo dados mais detalhes sobre o fato ocorrido, são apresentadas declarações das partes envolvidas no problemas: a família e a escola.

 

a-    Copie uma dessas declarações:

 

b-    Essas declarações aparecem entre aspas e acompanhadas da identificação da pessoa que as fez. Esse é um recurso bastante utilizado no texto jornalístico. Qual é a sua função?

 

c-     Diante da opinião de advogados e educadores, qual foi a atitude tomada pela família quanto ao fato ocorrido? 

 

d-    E qual foi a posição assumida pela escola?

 

4ª)  Reveja o último parágrafo do texto: “ (...) a escola também desaconselha que as meninas usem brincos. ‘ O brinco não faz parte do uniforme e pode machucar. Mas para as meninas não é proibido. ’”

 

a-    Qual é a diferença entre desaconselhar e proibir o uso de brincos?

 

b-    Qual foi a razão dada para não se usar brincos

 

c-     Há algo contraditório entre a razão apresentada para não se usar brincos e o fato de só os meninos serem proibidos de usá-los?  justifique sua resposta:

 

 5ª) O que você pensa sobre a atitude dessa escola?

 

6ª)  Compare os prefixos das seguintes palavras:     irreparável     -     desaconselha

 

a-    Qual é o significado das palavras?

 

b-    Escreva duas frases em que sejam empregadas palavras com prefixos i-  e  des-:

 

Palavra com I:

Palavra com DES:

 

7ª) “ Os pais (...) vão processar a escola por discriminação,  constrangimento ilegal e proibição do direito de ir e vir do aluno. “

*     Explique por que os pais vão processar a escola:

 8ª)  Leia:

 

            Todos votaram em Chiquinho para diretor do clube de amigos. Ele venceu por unanimidade.

            Infelizmente, logo que tomou posse, Chiquinho desrespeitou todas as regras do grupo, agindo a seu bel-prazer. Foi deposto por ser tão arbitrário.

 

a-    Agora, de o significado das palavras destacadas em:

 

“ (...) eles foram unânimes em afirmar que a atitude da escola foi totalmente arbitrária

 

Unânimes:

 

Arbitrária:

 

b-    Crie duas frases com as palavras destacadas:

 

Unânimes:

 

Arbitrária:


Nenhum comentário:

Postar um comentário