Bom dia, alunos dos 9ºs anos A B C D
Começamos hoje, a Semana de Estudos Intensivos (SEI)
Abaixo segue atividade para ser realizada e enviada até 6ª feira, dia 30/04, para sua professora de Língua Portuguesa.
OBJETIVOS
GERAIS:
·
Compreensão das ideias centrais do texto. ·
Questionar ética e posturas sociais. ·
Trabalhar coesão e coerência textual. ·
Compreender o processo de funcionamento da língua para
uma realização mais eficiente da comunicação. ·
Favorecer a formação de opiniões claras e fundamentadas. |
Em 1994,
houve
Um menino
de 6 anos foi impedido de assistir às aulas porque estava usando brinco.
O texto que
você vai ler, agora, noticia esse fato.
ESCOLA IMPEDE ESTUDO DE ALUNO COM BRINCO
Por
causa de um brinco na orelha esquerda o menino Bruno Strifezzi Lencioni, 6
anos, foi impedido de assistir à aula anteontem em sua escola, na cidade Jardim
( Zona Oeste de São Paulo ). A escola, que vai do maternal à oitava série, não
permite que meninos usem brincos.
Os
pais de Bruno, Adriana e Alexandre Lencioni, vão processar a escola por
discriminação, constrangimento ilegal e proibição do direito de ir e vir do
aluno.
“
Consultamos advogados e educadores e eles foram unânimes em afirmar que a
atitude da escola foi totalmente arbitrária “, disse Alexandre lencioni, 31.
Ontem,
Lencioni registrou queixa contra a escola no 15º Distrito Policial, no Itaim
Bibi ( Zona Oeste ).
Bruno
colocou o brinco na quarta feira à tarde. “ Um amigo do prédio tinha orelha furada
e eu achava legal. Pedi para minha mãe e ela me levou para por o brinco. “.
Na
quinta, assim que chegou à escola, Bruno foi chamado pela orientadora, que
pediu para que ele tirasse o Brinco.
Segundo
Adriana Lencioni,
Para
Adriana, a atitude da escola foi uma agressão. “ Bruno não poderia tirar o
brinco por pelo menos uma semana para evitar infecções. O dano psicológico e
moral que essa escola fez ao meu filho é irreparável. “
Segundo
o orientador da escola, o uso de brincos por meninos é proibido para evitar
modismos.
“
Deixamos isso claro na reunião de Pais. Ninguém se manifestou contra as normas
expostas. Mas quem estiver insatisfeito não precisa continuar aqui. “, disse.
O
orientador afirmou que a escola também desaconselha que as meninas usem
brincos. “ O brinco não faz parte do uniforme e pode machucar. Mas para as meninas
não é proibido. “
( Adaptado de: Daniela Falcão & Carolina
Chagas. Folha de S.Paulo, Caderno São Paulo, 19/11/1994. )
1ª) No primeiro parágrafo do texto, temos a apresentação do fato que
é motivo da notícia. São, então, transmitidos alguns dados básicos para o
leitor. Que dados são esses? Indique-os, identificando os seguintes elementos
principais referidos no parágrafo:
a-
Quem:
b-
O quê:
c-
Quando:
d-
Onde:
e-
Por que:
2ª) No segundo parágrafo, temos
o desdobramento do fato, isto é, as consequências provenientes dele. Quais são
as consequências?
3ª) A partir do terceiro
parágrafo, à medida que vão sendo dados mais detalhes sobre o fato ocorrido,
são apresentadas declarações das partes envolvidas no problemas: a família e a
escola.
a-
Copie uma dessas declarações:
b-
Essas declarações aparecem entre aspas e acompanhadas da
identificação da pessoa que as fez. Esse é um recurso bastante utilizado no
texto jornalístico. Qual é a sua função?
c-
Diante da opinião de advogados e educadores, qual foi a atitude
tomada pela família quanto ao fato ocorrido?
d-
E qual foi a posição assumida pela escola?
4ª) Reveja o último parágrafo
do texto: “ (...) a escola também desaconselha que as meninas usem brincos. ‘ O
brinco não faz parte do uniforme e pode machucar. Mas para as meninas não é proibido.
’”
a-
Qual é a diferença entre desaconselhar e proibir o uso de brincos?
b-
Qual foi a razão dada para não se usar brincos
c-
Há algo contraditório entre a razão apresentada para não se usar
brincos e o fato de só os meninos serem proibidos de usá-los? justifique sua resposta:
5ª) O que você
pensa sobre a atitude dessa escola?
6ª) Compare os prefixos das
seguintes palavras: irreparável -
desaconselha
a-
Qual é o significado das palavras?
b-
Escreva duas frases em que sejam empregadas palavras com prefixos i- e
des-:
Palavra com I:
Palavra com DES:
7ª) “ Os pais (...) vão processar a escola por discriminação, constrangimento ilegal e proibição do direito
de ir e vir do aluno. “
Explique
por que os pais vão processar a escola:
8ª) Leia:
Todos
votaram em Chiquinho para diretor do clube de amigos. Ele venceu por
unanimidade.
Infelizmente,
logo que tomou posse, Chiquinho desrespeitou todas as regras do grupo, agindo a
seu bel-prazer. Foi deposto por ser tão arbitrário.
a-
Agora, de o significado das palavras destacadas em:
“ (...)
eles foram unânimes em afirmar que a
atitude da escola foi totalmente arbitrária
“
Unânimes:
Arbitrária:
b-
Crie duas frases com as palavras destacadas:
Unânimes:
Arbitrária:
Nenhum comentário:
Postar um comentário