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PARA LEITURA E CONHECIMENTO
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LIVE - CHRISTIAN
BARBOSA - GESTÃO DE TEMPO - 07/06/2020
Tema:
APRENDIZAGEM
PRODUTIVA:
* aprender a aprender;
* estudar para aprender, evoluir, ter sucesso e não para ter um certificado;
* sobre a capacidade de absorver informação e conhecimento;
* sobre estudar escrevendo através de anotações - sejam elas no papel, no computador ou através de aplicativos;
* sobre diagramas de aprendizagem, como por exemplo, o mapa mental (dica: Liz Kimura);
* sobre o Kbase - base de conhecimento;
* sobre sair da caixa e inovar;
* sobre a importância de entender que nós mesmos roubamos o nosso tempo quando não nos planejamos e não estamos focados;
* sobre o nível de retenção no processo de aprendizagem;
* sobre a curva de esquecimento;
* sobre como melhorar o foco entendendo os tempos de estudo: abertura e encerramento. Geralmente, perde-se o que está entre a abertura e o encerramento pelo nível de atenção.
* sobre a importância de entender que o tempo de concentração e de foco que possuímos deve ser considerado quando iniciamos o estudo;
* sobre se programar para o estudo e para os intervalos entre o estudo;
* sobre a importância de reler e de revisar os conteúdos aprendidos;
* sobre a tríade da aprendizagem: aprendizagem relaxada (lazer), aprendizagem ativa (para aplicar em algo, por exemplo, estudar um assunto específico; selecionar tópicos e gerar um projeto) e aprendizagem produtiva (transformadora, que muda a pessoa e a vida da pessoa, por exemplo, para um concurso, para uma prova, para entrar na faculdade);
* aprender a aprender;
* estudar para aprender, evoluir, ter sucesso e não para ter um certificado;
* sobre a capacidade de absorver informação e conhecimento;
* sobre estudar escrevendo através de anotações - sejam elas no papel, no computador ou através de aplicativos;
* sobre diagramas de aprendizagem, como por exemplo, o mapa mental (dica: Liz Kimura);
* sobre o Kbase - base de conhecimento;
* sobre sair da caixa e inovar;
* sobre a importância de entender que nós mesmos roubamos o nosso tempo quando não nos planejamos e não estamos focados;
* sobre o nível de retenção no processo de aprendizagem;
* sobre a curva de esquecimento;
* sobre como melhorar o foco entendendo os tempos de estudo: abertura e encerramento. Geralmente, perde-se o que está entre a abertura e o encerramento pelo nível de atenção.
* sobre a importância de entender que o tempo de concentração e de foco que possuímos deve ser considerado quando iniciamos o estudo;
* sobre se programar para o estudo e para os intervalos entre o estudo;
* sobre a importância de reler e de revisar os conteúdos aprendidos;
* sobre a tríade da aprendizagem: aprendizagem relaxada (lazer), aprendizagem ativa (para aplicar em algo, por exemplo, estudar um assunto específico; selecionar tópicos e gerar um projeto) e aprendizagem produtiva (transformadora, que muda a pessoa e a vida da pessoa, por exemplo, para um concurso, para uma prova, para entrar na faculdade);
LIVE - CHRISTIAN BARBOSA - 08/06/2020
Tema:
FOCO:
* Foco: é aquilo que te permite fazer as coisas que dão resultado;
* O foco ser dividido em quatro etapas: escolhas (escolher com clareza e equilíbrio para escolher certo e sair do lugar), ambiente (fatores do ambiente que tiram o foco, por exemplo, estar em um local muito bonito e não conseguir realizar as atividades necessárias), externo (visão, audição, e-mails, mensagens, redes sociais) e interno (a nossa mente que nos rouba de nós mesmos através de pensamentos persistentes);
* sobre o que rouba a nossa atenção (quais fatores externos estão roubando o nosso foco);
* sobre aquilo em que você insiste, persiste (quanto mais o pensamento insistir e nós resistirmos, mais ele resistirá; é necessário lidar com os pensamentos e tirá-los da cabeça, escrevendo, por exemplo);
* sobre a importância de se conhecer e de identificar o horário mais produtivo para realizar as tarefas com foco - descobrir o próprio perfil de foco;
* sobre o flow: quando o fluxo de trabalho flui naturalmente e não se percebe o passar do tempo;
* o estado de flow reduz a atividade no córtex pré-frontal (área que é responsável pela cognição, planejamento, priorização, tomada de decisões) - quando desativamos um pouco essa área do córtex pré-frontal, temos a sensação de estarmos imersos em uma atividade, sem tantos pensamentos;
* sobre o estado de flow que gera dopamina e nos proporciona a sensação de felicidade e de bem-estar - intensidade de foco;
* sobre técnicas para induzir o nosso corpo ao estado de flow: ver imagens agradáveis de cinco a quinze minutos, por exemplo;
* sobre o foco ser treino, prática, através de sudoku, jogos de memória, palavras cruzadas ou qualquer atividade que use a lógica - 15 minutos por dia, durante cinco dias na semana, aumenta a capacidade de foco em até 35%;
* sobre jogar video game, por exemplo, que aumenta a atenção seletiva, principalmente a visual, e ajuda a melhorar o foco; porém, deve-se jogar de forma controlada;
* sobre o vídeo game aumentar a cognição, a visão espacial e o foco;
* sobre aumentar o foco e melhorar a concentração passando mais tempo com a natureza, com plantas no ambiente de trabalho, por exemplo;
* sobre a meditação que ajuda a aumentar a concentração e o foco (aplicativos: Zen, Headspace);
* sobre ouvir músicas específicas para o cérebro, para aumentar o foco e melhorar a concentração, principalmente, através de fones de ouvido que isolam o ruído externo (aplicativo: Brain.FM);
* sobre cuidar da alimentação para se sentir mais focado, por exemplo, comer nozes, amêndoas e castanhas; e
* sobre aprender a ser produtivo aumentando a capacidade de foco.
* Foco: é aquilo que te permite fazer as coisas que dão resultado;
* O foco ser dividido em quatro etapas: escolhas (escolher com clareza e equilíbrio para escolher certo e sair do lugar), ambiente (fatores do ambiente que tiram o foco, por exemplo, estar em um local muito bonito e não conseguir realizar as atividades necessárias), externo (visão, audição, e-mails, mensagens, redes sociais) e interno (a nossa mente que nos rouba de nós mesmos através de pensamentos persistentes);
* sobre o que rouba a nossa atenção (quais fatores externos estão roubando o nosso foco);
* sobre aquilo em que você insiste, persiste (quanto mais o pensamento insistir e nós resistirmos, mais ele resistirá; é necessário lidar com os pensamentos e tirá-los da cabeça, escrevendo, por exemplo);
* sobre a importância de se conhecer e de identificar o horário mais produtivo para realizar as tarefas com foco - descobrir o próprio perfil de foco;
* sobre o flow: quando o fluxo de trabalho flui naturalmente e não se percebe o passar do tempo;
* o estado de flow reduz a atividade no córtex pré-frontal (área que é responsável pela cognição, planejamento, priorização, tomada de decisões) - quando desativamos um pouco essa área do córtex pré-frontal, temos a sensação de estarmos imersos em uma atividade, sem tantos pensamentos;
* sobre o estado de flow que gera dopamina e nos proporciona a sensação de felicidade e de bem-estar - intensidade de foco;
* sobre técnicas para induzir o nosso corpo ao estado de flow: ver imagens agradáveis de cinco a quinze minutos, por exemplo;
* sobre o foco ser treino, prática, através de sudoku, jogos de memória, palavras cruzadas ou qualquer atividade que use a lógica - 15 minutos por dia, durante cinco dias na semana, aumenta a capacidade de foco em até 35%;
* sobre jogar video game, por exemplo, que aumenta a atenção seletiva, principalmente a visual, e ajuda a melhorar o foco; porém, deve-se jogar de forma controlada;
* sobre o vídeo game aumentar a cognição, a visão espacial e o foco;
* sobre aumentar o foco e melhorar a concentração passando mais tempo com a natureza, com plantas no ambiente de trabalho, por exemplo;
* sobre a meditação que ajuda a aumentar a concentração e o foco (aplicativos: Zen, Headspace);
* sobre ouvir músicas específicas para o cérebro, para aumentar o foco e melhorar a concentração, principalmente, através de fones de ouvido que isolam o ruído externo (aplicativo: Brain.FM);
* sobre cuidar da alimentação para se sentir mais focado, por exemplo, comer nozes, amêndoas e castanhas; e
* sobre aprender a ser produtivo aumentando a capacidade de foco.
LIVE - CHRISTIAN BARBOSA - 09/06/2020
Tema: PRODUTIVIDADE:
• sobre ter objetividade, clareza e ir direto ao ponto para ser produtivo na maneira de se expressar;
• sobre o livro "O milagre da manhã";
• sobre a importância de ser cientista de si mesmo;
• sobre a importância de ter coragem para tomar decisões e fazer com que elas permaneçam na nossa rotina;
• sobre a produtividade, que é uma grande ciência - como fazer mais com menos (mais tarefas com menos tempo e menos esforço);
• sobre estarmos caminhando na direção da tecnologia, dos micro-serviços, da automação, da inteligência artificial;
• sobre a possibilidade de ganhar mais tempo através do uso da tecnologia;
• sobre a importância de entender a realidade para estar preparado para o que está por vir - ou nos preparamos ou aceitamos os acontecimentos;
• sobre a produtividade que pode ser de um país, industrial, empresarial ou pessoal;
• sobre a famosa frase: "Eu não tenho tempo", que significa: "Eu priorizei algo que eu não queria em detrimento do que eu queria.";
• sobre ter objetividade, clareza e ir direto ao ponto para ser produtivo na maneira de se expressar;
• sobre o livro "O milagre da manhã";
• sobre a importância de ser cientista de si mesmo;
• sobre a importância de ter coragem para tomar decisões e fazer com que elas permaneçam na nossa rotina;
• sobre a produtividade, que é uma grande ciência - como fazer mais com menos (mais tarefas com menos tempo e menos esforço);
• sobre estarmos caminhando na direção da tecnologia, dos micro-serviços, da automação, da inteligência artificial;
• sobre a possibilidade de ganhar mais tempo através do uso da tecnologia;
• sobre a importância de entender a realidade para estar preparado para o que está por vir - ou nos preparamos ou aceitamos os acontecimentos;
• sobre a produtividade que pode ser de um país, industrial, empresarial ou pessoal;
• sobre a famosa frase: "Eu não tenho tempo", que significa: "Eu priorizei algo que eu não queria em detrimento do que eu queria.";
Como fazer para ser produtivo através de cinco grandes pilares:
1) Modelo mental - a produtividade começa na nossa cabeça, mais especificamente, no córtex pré-frontal; essa área do cérebro é responsável pelo foco, pelo planejamento, pela criatividade, pela tomada de decisão, pela aprendizagem, pela produtividade; nós criamos padrões de produtividade mental, que nos fazem ter mais ou menos produtividade; existem mais de trinta fatores que fazem com que o cérebro reaja de forma diferente no processo de produtividade, o que afeta a nossa performance diária; esse modelo mental é cultural e nos acompanha desde a infância, pois esse modelo mental é recriado e reforçado pela família, e ele afeta todos os padrões de escolhas na fase da adolescência e na fase adulta;
• sobre a produtividade ser totalmente treinável, ou seja, é possível mudar esse modelo do nosso cérebro (do córtex pré-frontal);
2) Medição - medir o nosso tempo para gerenciar e planejar, para se tornar mais consciente sobre o tempo, pois fazer uma lista de tarefas e planejar o dia é o que nos encaminha para o padrão da última hora, improdutivo e distante da abundância; o teste da tríade do tempo é um indicador muito útil para realizar essa medição; o tempo é o recurso mais importante que possuímos, pois é através dele que construímos todas as coisas; o tempo é o nosso maior presente e, por isso, precisamos entender como o estamos utilizando, para criar alterações nos padrões de comportamento;
3) Método - para
aprendermos a ter tempo, para aprendermos a planejar e para não ficarmos
atordoados com as vozes na nossa cabeça; essas vozes nos fazem nos perder,
multitarefar, causam estresse e nos fazem correr; é necessário adotar uma
metodologia de produtividade;
4) Ferramenta - para ajudar na medição, para ajudar no planejamento, par dar liberdade ao raciocínio, ao pensamento; (caderno, Neotriad, Tasker, Tudoist)
• sobre o planejamento oferecer liberdade por oferecer controle sobre o tempo e oferecer a oportunidade da pessoa fazer o que gosta; o planejamento não aprisiona;
5) Persistência - para as coisas acontecerem; não existe o chá do tempo; as coisas não acontecem de um dia para o outro; os erros nos oferecem a possibilidade de criarmos novos padrões de comportamento e novas opções de execução; através dos erros, podemos chegar a uma opção de execução que funcione e evoluirmos; realizar todo dia; os hábitos são criados ao longo de muitas semanas (no mínimo, cinco semanas), através da persistência.
• sobre a técnica de planejamento: o dia não deve ser planejado; geralmente, nós planejamos o que já está acontecendo (e-mails, urgências, mensagens - o que o mundo e as circunstâncias trouxeram até nós) e não o que nos faz ser abundantes; temos que fazer listas e planejar as nossas prioridades; o tempo e a produtividade nos fazem ser abundantes;
• sobre o Método Tríade: separar na rotina o importante, o urgente e o circunstancial.
1)
A atividade
é importante: tem tempo, pode
esperar e traz resultado.
2)
O
urgente: imediato, mandatário, necessário, o tempo acabou; itens que são
deixados para depois e acabam se tornando urgentes;
3)
O circunstancial: o que é
obrigatório, mas não gostamos de fazer;
Temos que
administrar as tarefas, pois não é
possível eliminar o urgente e o circunstancial;
• sobre o Brasil - os brasileiros vivem muito o urgente e o circunstancial.
Conteúdo
completo nas lives do autor no Youtube - CHRISTIAN BARBOSA
Livro do
autor utilizado por universidades: A tríade do tempo
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