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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 5 de julho de 2021

MATEMÁTICA - 9ºA, 9ºB, 9ºC e 9ºD

 

 9ºA, 9ºB, 9ºC e 9ºD 

Professora Mirley, Professor Evandro, Professora Simone e Professora Solange

 MATEMÁTICA

Olá, esperamos que todos estejam bem!

 👉 ATENÇÃO

O bimestre está acabando e caso vocês não tenham realizado as atividades de Matemática, terão a oportunidade de realizar as atividades de recuperação.

As atividades deverão ser enviadas por e-mail ao seu respectivo professor ou pelo Google Classroom até o dia 15/07/2021, quando fecharemos as notas bimestrais.

As questões que não tiverem a resolução não serão consideradas corretas.

Ao final, tirem as fotos e enviem.

Qualquer dúvida entrem em contato.

 

👉  9ºA – Profª Mirley 

mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br

 

 👉  9ºB - Profº Evandro

epalmieri@prof.educacao.sp.gov.br

 

 👉  9ºC – Profª Simone

simonefacciolongo@prof.educacao.sp.gov.br

 

 👉 9ºD – Profª Solange

solangemarinhoo@prof.educacao.sp.gov.br

  

Composição da Média do 2º bimestre:

1º) TAREFAS DO CMSP - Quem ainda não acessou o CMSP, por gentileza, acesse e finalize as tarefas, pois além de contabilizar as presenças, também valem nota em Matemática.

2º) ATIVIDADES 1, 2 e 3 - Estão postadas aqui.

3ª) AAP – 1º Bimestre.


ATIVIDADE 1

 Habilidades do Currículo Paulista:  (EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

(EF08MA08) Resolver e elaborar situações- problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

 

Links das aulas do Centro de mídias, é só clicar e assistir:

Questões: 

 https://youtu.be/J8Tr9T9_7hc

1-    De acordo com as sentenças monte a equação que representa cada situação e o valor dessa incógnita.

a-    O dobro de um número é 24.

b-    O triplo de um número mais 5 é 17.

c-    Um número adicionado ao seu quádruplo é 50.

d-    O quádruplo de um número menos 2 é 90.

e-    O quíntuplo de um número é igual a 10.

 

2-    Um estudante pagou um lanche de 8 reais em moedas de 50 centavos e 1 real. Sabendo que, para este pagamento, o estudante utilizou 12 moedas, determine, respectivamente, as quantidades de moedas de 50 centavos e de um real que foram utilizadas no pagamento do lanche e assinale a opção correta.

(A) 5 e 7      

(B) 4 e 8     

 (C) 6 e 6     

 (D) 7 e 5    

 (E) 8 e 4

 

3-    Carlos resolveu, em um final de semana, 36 exercícios de matemática a mais que Nilton. Sabendo que o total de exercícios resolvidos por ambos foi 90. Qual é o número de exercícios que Carlos resolveu?

 

https://youtu.be/iO18Eiu0CpA

 

4-    Quem resolveu o sistema de coordenadas cartesiano? Em poucas linhas fale sobre ele.

 

5-    Todas as possíveis soluções de uma equação de 1º grau com duas incógnitas estão sobre uma reta no plano cartesiano. Sabendo disso, esboce o gráfico de soluções da equação: 3x + 2y = 6    

 

https://youtu.be/jCxk5YFVpiA

 https://youtu.be/HzEmBLoF3Lo

6-     Represente os pontos a seguir no plano cartesiano, (entre no site do geogebra resolva por lá, como explicado pelo professor do CMSP, e de um print na tela ou resolva em seu caderno usando régua).

 A (1, 3)          B (2, 7)                       C (0, 4)                      D (-3, 4)        E (-1, 0)

 

7-    Observe o sistema de equações a seguir e encontre o valor de x e y e determine a solução do sistema.

                   x = 2y

                   x + y = 90

 

 

8-    A soma de dois números é 37. A diferença entre eles é 9. Quais são esses números? 

   ATIVIDADE 2

 

Habilidades do Currículo Paulista: EF07MA12: Resolver e elaborar situações problema que envolvam as operações com números racionais.

 

 

 Caso vocês não tenham assistido às videoaulas no CMSP, ou queiram assisti-las novamente, cliquem nos links abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=R2iHg4iIXWw&t=67s – 03/05

https://www.youtube.com/watch?v=AxnLC_9P5jY&t=416s – 04/05

https://www.youtube.com/watch?v=FnH2ojqHAys&t=220s – 05/05

https://www.youtube.com/watch?v=POUfV81Wg7k&t=687s – 10/05

https://www.youtube.com/watch?v=b2Ee7790jk4&t=584s – 11/05

https://www.youtube.com/watch?v=Ozxcoa56YWI – 12/05

Questões: 

1º) Observe as frações e suas respectivas representações decimais. Utilizando as igualdades acima, escolha a alternativa correta:

 

(A) I e II

 (B) I e IV

 (C) I, II e III

 (D) I e III

 

2º) Associar as frações 3/2 , 9/2 e 1/2 com as letras, de acordo com as suas posições na reta numerada.

 

(A) A = 1/2 ,B = 9/2 ,C = 3/ 2

(B) A = 9 /2 ,B = 3 /2 ,C = 1 /2

(C) A = 3 /2 ,B = 1 /2 ,C = 9 /2

(D) A = 1 /2 ,B = 3 /2 ,C = 9 /2

 

 3º) Um ciclista percorreu pela manhã 1/3 de um trajeto destinado ao treino. No período da tarde, o ciclista percorreu 1/4 desse mesmo trajeto. Qual é o total percorrido pelo ciclista nos dois períodos? Quanto falta para o ciclista finalizar o trajeto?

 (A) 5/12 e 7/12

 (B) 2/7 e 5/7

 (C) 7/12 e 5/12

 (D) 5/7 e 2/7 

 

 4º) Para uma viagem, Rosana encheu o tanque de gasolina do seu carro. No primeiro trecho dessa viagem, ela percebeu que consumiu 1/ 4 de gasolina do tanque e, no segundo trecho, foram consumidos 2/5 do tanque cheio. A fração que representa o que restou no tanque é:

 

(A) 5/20

(B)  7/20

(C) 13/20

(D) 20/20

 

 5º) O triplo da soma entre 1/3 e 3/5 é?

 (A) 42/45

 (B) 12/8

 (C) 14/5

 (D) 42/15

 6º) O valor da expressão    é?

 (A) 1/8

 (B) -91/9

 (C) 19/19

 (D) -71/9

 

7º) Vitor gastou, neste mês, 1/3 do seu salário com alimentação e 1/ 2 , com entretenimento. Sabendo que seu salário é de R $1890,00, quanto, do salário de Vitor, sobrou para que ele possa fazer um investimento?

(A) R$ 1575,00

(B) R$ 315,00

(C) R$ 148,00  

(D) R$ 415,00

 

8º) A respeito da resolução de expressões numéricas, assinale a alternativa correta:

 (A) As operações devem ser feitas na ordem em que aparecem.

 (B) É necessário calcular primeiro todas as operações no interior dos parênteses na ordem em que elas aparecem.

 (C) Não existe ordem para realização dos cálculos em uma expressão numérica.

 (D) As adições e subtrações são os últimos cálculos na lista de prioridades das

 expressões numéricas.

 

 9º) Qual das alternativas a seguir representa um quinto do resultado desta expressão numérica:

[(64 – 16·4) + (48·10 – 180)]·5

 

(A) 270

(B) 300

(C) 350

(D) 1500

10º) O valor da expressão       é:  

 

 A) 15/4

 (B) 10/6

 (C) 30/18

 (D) 10/18

 

ATIVIDADE 3

Habilidades do Currículo Paulista: (EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

 

 Links das aulas do CMSP:

 https://www.youtube.com/watch?v=5Z9Nf3NYXzs

https://www.youtube.com/watch?v=xZmnVAm9Nxk

https://www.youtube.com/watch?v=2zleAddZdxw

https://www.youtube.com/watch?v=URnBAWcpdA0

https://www.youtube.com/watch?v=HI6lkKz6oRk

https://www.youtube.com/watch?v=nlPN-uj3OzI


Questões: 

1º) Determine o valor numérico da expressão a seguir considerando os seguintes valores: x= –2 e y=4.

 

2º) Determine o valor da expressão algébrica , com x = 3.

 

3º) Faça o agrupamento dos monômios abaixo:

a) 3ax + 5bx – 12 ax – 15 bx + 4x =

b) 15y – 4z + 3x + 12y – 20z =

c) 24aw + 6x – 12aw – 6x =

  

4º) Sofia tem 5 reais para gastar. Ela quer comprar um pastel que custa x reais e um refrigerante que custa y.

a)    Represente algebricamente a situação, sabendo que, ao comprar o pastel e o refrigerante, Sofia não terá troco.

b)     Complete a tabela. Considere os valores para x (lanche), determine valores para y (refrigerante) e represente as soluções em pares ordenados.

 

Valor do pastel (x)

Valor do refrigerante (y)

Par ordenado(x,y)

2,5

 

 

2

 

 

3

 

 

4

 

 

 

5º) Em uma partida de futebol, Lucas e Marcelo foram os únicos que marcaram gols pelo time anfitrião. Sabendo que o jogo foi vencido por 4x0, expresse essa situação por meio de uma equação de 1º grau com duas incógnitas e identifique todas as possíveis soluções. 

 

Bons estudos!


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