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ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 5 de julho de 2021

 

8ºA, 8ºB e 8ºC

MATEMÁTICA

PROFESSORA MIRLEY - PROFESSORA SIMONE -  PROFESSOR RICARDO

Olá!

Esperamos que todos estejam bem.

O bimestre está acabando e caso vocês não tenham realizado as atividades de Matemática, terão a oportunidade de realizar as atividades de recuperação.   

Seguem as três atividade do 2º bimestre.

👉  Copie as questões em seu caderno a caneta e resolva a lápis.  

👉  Não se esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.

Resolvam, tirem fotos e enviem no e-mail.


👉  8ºA – Profª Mirley 

 mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br


 👉  8ºB – Profª Simone

simonefacciolongo@prof.educacao.sp.gov.br


 👉 8ºC – Profº Ricardo

rreche@prof.educacao.sp.gov.br

As questões que não tiverem resolução não serão consideradas corretas.  

Reservem um tempo para realizar as tarefas do Centro de mídias  

Composição da média do 2º bimestre: 1ª atividade, 2ª atividade,3ª atividade, AAP(1º bimestre) e tarefas do Centro de mídias. 

Data de entrega: 15/07/2021.

Bons estudos.


1ªATIVIDADE

Questões

Q

1) Um produto custa inicialmente R$ 120,00 e com pagamento à prazo ele tem um acréscimo

de 15%. Qual o valor do produto após o acréscimo?

A) R$ 18,00

B) R$ 13,80

C) R$ 138,00

D) R$ 180,00


2) Um produto custa inicialmente R$ 54.600,00 e com pagamento à prazo ele vai custar

R$ 68.250,00. De quantos por cento foi esse aumento?

A) 125%

B) 25%

C) 12,5%

D) 1,25%


3) Comparando com símbolos de maior, menor, igual, menor e igual e maior e

igual. Compare os números 1/4 e 0,2:

A) 1/4 é igual a 0,2

B) 1/4 é menor que 0,2

C) 1/4 é maior que 0,2

D) 1/4 é menor e igual a 0,2


4) Qual o valor do MDC (Máximo Divisor Comum) de 12 e 30?

A) 6

B) 2

C) 30

D) 60


5) Qual o valor do MMC (Mínimo Múltiplo Comum) de 12 e 30?

A) 6

B) 2

C) 30

D) 60


6) Ângulo obtuso e retas perpendiculares são respectivamente:

A) Ângulo obtuso é um ângulo de 90° e retas

perpendiculares são retas concorrentes que formam 360° entre elas.


B) Ângulo obtuso é um ângulo de 90° a 180° e retas

perpendiculares são retas concorrentes que formam 90° entre elas.


C) Ângulo obtuso é um ângulo menor de 90° e retas perpendiculares

são retas concorrentes que formam 90° entre elas.


D) Ângulo obtuso é um ângulo de 90° a 180° e retas perpendiculares

são retas concorrentes que formam 180° entre elas.


7) Qual o valor da potência de oitenta e um elevado a um quarto?

A) 3

B) 4

C)9

D) 27


8) Representando 0,025 em notação científica, temos:

A) 2,5 x 10-²

B) 25 x 10-²

C) 2,5 x 10²

D) 25 x 10²



9) A raiz quadrada de 16/25 é: 

A) 8/5

B) 4/25

C) 8/25

D) 4 / 5


10) O valor de 4² e a raiz quadrada de 64, respectivamente, é:

A) 8 e 8

B) 8 e 16

C) 16 e 8

D) 8 e 16




2ª ATIVIDADE

Habilidade:(EF07MA05)Ler, interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos. 


Links das aulas do Centro de mídias, é só clicar e assistir:








 

Exercícios:


1- Represente as frações abaixo na forma decimal. 

a) 4/16

b) 2/100

Obs: Não esqueçam de colocar os cálculos.


2-  Maria deseja fazer um bolo e verificou,em uma receita, que são necessárias 

 xícaras de farinha trigo.  





Qual dos pontos representados na reta numérica pode corresponder ao valor
 ?

Obs: Não esqueçam de colocar os cálculos.


3- Transforme as frações abaixo em porcentagem.


a) 12/5

b) 3/25

Obs: Não esqueçam de colocar os cálculos.


4-  Carla possui uma loja. A fim de obter a quantidade de camisetas e calças que foram vendidas e que sobraram em um determinado mês, em relação ao total do estoque, ela organizou a seguinte planilha e calculou, à mão, os resultados.
Preencha as colunas em branco com os valores corretos.  


 Produto

 Estoque

 Foram vendidas

 nº de peças vendidas

 Restaram quantas peças?

 Camisetas

 400 peças

 4/5 do estoque

 

 

 calças

 240 peças

 9/10 do estoque 

 

 

Obs: Não esqueçam de colocar os cálculos.


5- Pedro resolveu fazer um canteiro em sua fazenda com o intuito de plantar algumas hortaliças. Para impedir que os animais comam seu plantio, ele decidiu cercar a região com arame.
A parte do terreno que Pedro utilizou forma um retângulo conforme figura abaixo

 

 

0,5m
                    2,5m

Calcule :

a) Quantos metros de arame Pedro precisa comprar para cercar o canteiro?

b) Qual a área do canteiro das hortaliças?  

Obs: Não esqueçam de colocar os cálculos.



3ª ATIVIDADE

UNIDADE TEMÁTICA: ÁLGEBRA

HABILIDADE DO CURRÍCULO PAULISTA: EF07MA13 - Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.

Seguem os links das aulas do centro de mídias, que estão relacionados com os exercícios do CADERNO APRENDER SEMPRE, páginas 69 à 80 - VOLUME 2.

https://www.youtube.com/watch?v=q9itZ1umrbw –    17/05

https://www.youtube.com/watch?v=iKfyDKzU2vk –    18/05

https://www.youtube.com/watch?v=AKnyGdp-esY –  19/05

https://www.youtube.com/watch?v=s-Rtha4_bFo –    24/05

https://www.youtube.com/watch?v=YUbqQK5QKmA – 25/05

https://www.youtube.com/watch?v=AdDv-KlELpA –   26/05

 

QUESTÕES

1º) Observe as seguintes expressões e preencha o quadro a seguir:

 

                    SÍMBOLO

                VALOR

                      

 

                          

 

                                       

 

 

 

 

2º) Escreva as expressões  algébricas para calcular o perímetro e a  área da figura abaixo e determine o resultado para x = 3 e y = 5


3º) Observe a sequência a seguir:

5, 14, 23, 32, 41, 50, ...

a) Qual é o 12º número dessa sequência? E o vigésimo?

b) Identifique a expressão algébrica que indica a regularidade observada na sequência.

 

4º)  Fernanda  precisa ir a um supermercado e decide solicitar um carro por aplicativo para o deslocamento. Com a intenção de verificar a opção mais econômica, ele analisa a tabela de tarifas em dois aplicativos, conforme o quadro a seguir:

A distância da casa de Fernanda  até o supermercado é de 21 km e o tempo médio gasto até lá de carro é de 28 minutos. Diante dessa situação, responda:

a) Quais expressões algébricas representam o valor total gasto para cada aplicativo? Para responder a essa questão, chame de V o valor total da corrida, d a distância percorrida e t o tempo gasto.

b) Em qual aplicativo Flávio economizará dinheiro? Qual o valor da economia?

 

5º) Carlos trabalha em um determinado setor numa indústria de carros. Ele recebe um salário fixo mensal de  R $ 2000,00 mais  R$ 15,00 por hora extra trabalhada.

a) Como expressar uma fórmula matemática que represente o salário total de Carlos?

b) Qual será o salário de Carlos se ele fizer 41 horas extras?

 

 

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