6ºA, 6ºB e 6ºC
MATEMÁTICA - PROFª MIRLEY
Olá, espero que todos estejam bem!
👉 ATENÇÃO
O bimestre está acabando e caso vocês não tenham realizado as atividades de Matemática, terão a oportunidade de realizar as atividades de recuperação.
As atividades deverão ser enviadas por e-mail ou pelo Google Classroom até o dia 15/07/2021, quando fecharemos as notas bimestrais.
As questões que não tiverem a resolução não serão consideradas corretas.
Ao final, tirem as fotos e enviem.
Qualquer dúvida entrem em contato.
👉 Profª Mirley
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Composição da Média do 2º bimestre:
1º) TAREFAS DO CMSP - Quem ainda não acessou o CMSP, por gentileza, acesse e finalize as tarefas, pois além de contabilizar as presenças, também valem nota em Matemática.
2º) ATIVIDADES 1, 2 e 3 - Estão postadas no Blog da Escola e também no Google Classroom, são as mesmas atividades.
3ª) AAP – 1º Bimestre.
ATIVIDADE 1
Habilidades do Currículo Paulista: EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais. EF06MA03: Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Caso vocês não tenham assistido as videoaulas no CMSP, ou queiram assisti-las novamente, cliquem nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=7T-bWsn7dq0 – 24/02/2021
https://www.youtube.com/watch?v=7zgDl7zkUHw - 19/04/2021
https://www.youtube.com/watch?v=aXSc_186Az0 - 20/04/2021
QUESTÕES:
Apostila Aprender Sempre - Volume 1
Páginas 76 e 77
Páginas 108,109,110 e 111
1. Para um passeio da escola, foram alugados 13 micro-ônibus, com capacidade máxima de 24 passageiros sentados. Considerando que todos os micro-ônibus tiveram a sua capacidade máxima atingida e nenhum micro-ônibus viajou com passageiros em pé, quantas pessoas da escola (sem considerar os motoristas dos micro-ônibus) foram ao passeio?
2. Nelson comprou três camisetas, pagando, por essa compra, R$20,00. Quanto Nelson pagará na compra de seis camisetas?
3. Mariana pretende fazer vitamina. Tem seis tipos de frutas e pode bater com água, leite ou suco de laranja. Para cada vitamina, usa uma fruta e um tipo de líquido. Quantos sabores de vitaminas diferentes Mariana poderá fazer?
4. (SARESP 2010) - Angélica faz bombons para vender. Ela armazena os bombons em caixinhas com seis bombons cada. Para arrumar 120 bombons, ela precisará de
a) 12 caixinhas.
b) 20 caixinhas.
c) 120 caixinhas.
d) 720 caixinhas.
5. No anfiteatro da escola, as poltronas estão dispostas em 18 fileiras com 13 cadeiras em cada. No máximo, quantas pessoas sentadas este anfiteatro pode comportar?
6. (SARESP 2009) - Para uma competição de corrida com obstáculos, o professor de Educação Física formou equipes, organizando os estudantes em quatro filas, com sete estudantes em cada fila. Ao todo, ele organizou
a) 11 estudantes.
b) 21 estudantes.
c) 24 estudantes.
d) 28 estudantes
7. Os 135 estudantes das turmas de 6º ano de uma escola farão apresentações na Feira Cultural. Pretendem-se formar cinco grupos de estudantes, com a mesma quantidade em cada grupo. Quantos estudantes haverá em cada grupo?
8. (SARESP 2011) - Luísa foi à sorveteria. Lá, havia três sabores de sorvete: chocolate, morango e flocos; e dois tipos de cobertura: caramelo e chocolate. A quantidade de maneiras diferentes que Luísa pode escolher o seu sorvete com apenas um sabor e um tipo de cobertura é igual a
a) 8.
b) 7.
c) 6.
d) 4.
9. Os estudantes dos 6º e 7º anos de uma escola pretendem formar times de basquete. Cada time é formado por cinco jogadores. Quantos times podem ser formados com um total de 105 estudantes?
10.(SARESP 2010) - Vilma já sabe que, com 1 cartolina, consegue fazer 12 convites de aniversário. Para fazer 36 convites, quantas cartolinas ela irá precisar?
ATIVIDADE 2
HABILIDADE DO CURRÍCULO PAULISTA: EF05MA18: Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e/ou com o uso de tecnologias digitais.
Caso vocês não tenham assistido às videoaulas no CMSP, ou queiram assisti-las novamente, cliquem nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Nv-v-Bw8ekM
https://www.youtube.com/watch?v=aldDh1pt52M
https://www.youtube.com/watch?v=wQxW3ygLoYE
https://www.youtube.com/watch?v=xtAfRQoR88w
https://www.youtube.com/watch?v=x9gNpAghJkc
https://www.youtube.com/watch?v=XIhzZlspsIc
QUESTÕES:
1º) Utilizando a notação para nomear segmentos, nomeie os três lados do triângulo FGH a seguir, lembrando que os lados são segmentos.
2º) Observe os triângulos ABC e DEF a seguir:
Complete as sentenças:
A) O lado AB corresponde ao lado ______.
B) O lado AC corresponde ao lado ______.
C) Os lados BC e _______ são correspondentes.
3º) O pentágono MNPQR é uma ampliação do pentágono HIJKL, conforme representados a seguir:
Complete as sentenças:
A) O lado HL corresponde ao lado ______.
B) Os lados IJ e ______ são correspondentes.
4º) Represente com um desenho o que se pede:
a) um ângulo reto
b) um ângulo agudo
c) um ângulo obtuso
5º) Relacione a primeira coluna com a segunda.
a) ângulo reto ( ) menor que 90°
b) ângulo agudo ( ) igual a 90°
c) ângulo obtuso ( ) maior a 90°
6º) Identifique os ângulos abaixo:
7º) Observe, na malha quadriculada a seguir, o quadrilátero BETO e sua ampliação MILA.
a) Qual o ângulo correspondente ao ângulo BÊT? Qual a medida deles?
b) Na ampliação do quadrilátero BETO, as medidas dos ângulos correspondentes sofreram alguma alteração?
8º) Assinale a alternativa correta:
Quando um polígono é reduzido, podemos afirmar que:
As medidas de seus ângulos não se alteram.
As medidas de seus ângulos e de seus lados se alteram
As medidas de seus lados não se alteram.
9º) Observe as figuras na malha quadriculada abaixo:
Elas são proporcionais em sua forma e tamanho? Quais figuras são proporcionais?
10º) O pai de Enzo quer construir uma piscina no sítio onde mora, então resolveu pegar uma malha quadriculada e produzir o modelo para a construção da piscina. Observe o desenho feito por ele:
Porém, sugeriu que o filho fizesse uma redução da figura de modo que suas dimensões se tornassem duas vezes menores. Enzo não compreendeu as especificações dadas pelo pai, então reproduziu de diferentes formas. Analise as reduções das figuras feitas por Enzo e ajude escolher qual a redução correta.
ATIVIDADE 3
HABILIDADE DO CURRÍCULO PAULISTA: EF05MA20: Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Caso vocês não tenham assistido às videoaulas no CMSP, ou queiram assisti-las novamente, cliquem nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=YPdf-FthwCc 17/05
https://www.youtube.com/watch?v=YPdf-FthwCc 18/05
https://www.youtube.com/watch?v=cdcuxZ-28i4 19/05
https://www.youtube.com/watch?v=tTPrtr79Fa0 24/05
https://www.youtube.com/watch?v=PCjWSKXvfK4 25/05
https://www.youtube.com/watch?v=7wyzI1Qspsk 26/05
QUESTÕES:
1º) Observe as figuras poligonais desenhadas na malha quadriculada a seguir.
Se cada lado do quadradinho mede 2 cm, o PERÍMETRO de cada superfície poligonal desenhada na malha quadriculada é:
2º) O lado de cada quadradinho da malha quadriculada, a seguir, mede 1 cm.
Das figuras desenhadas na malha, a que possui PERÍMETRO igual a 12 cm é?
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.
3º) Considere que o lado de cada quadradinho representa uma unidade de medida u de comprimento. Dentre as figuras desenhadas a seguir a de maior PERÍMETRO é?
4º) Observe as figuras poligonais desenhadas na malha quadriculada a seguir:
Se cada quadradinho equivale a uma unidade de medida u², a ÁREA de cada figura é?
5º) A área de cada quadradinho da malha, a seguir, mede 1 cm². Qual é a medida da área, em cm², da figura desenhada na malha?
6º) Observe, a seguir, o desenho que Lukas fez representando a planta baixa do seu apartamento.
a) Qual é a ÁREA total do apartamento de Lukas?
b) Quais cômodos têm ÁREAS de 6 unidades?
c) Qual é o PERÍMETRO da COZINHA?
d) Qual é a ÁREA do CORREDOR?
7º) As figuras, a seguir, representam modelos de canteiros de flores.
Calcule o PERÍMETRO de cada canteiro e registre esse valor no quadro a seguir:
8º) Carla, Ana e Paula estão prontas para iniciar um jogo. Observando a maneira como se organizaram, podemos notar que suas posições formam um triângulo. Sabendo que o triângulo tem 30 cm de perímetro e Carla está a 8 cm de distância de Ana e Ana está a 12 cm de distância de Paula, qual a distância de Carla e Paula?
(A) 10 cm
(B) 11 cm
(C) 12 cm
(D) 13 cm
9º) Maria caminha todos os dias em volta de um parque que tem o formato e as medidas representados na figura a seguir. Quantos metros Maria percorre ao completar uma volta?
10º) Na malha quadriculada abaixo, todos os quadradinhos possuem o mesmo tamanho e o lado de cada um deles corresponde a 1 cm. Duplicando- se as medidas dos lados desse polígono, podemos concluir que o perímetro do novo polígono será:
(A) metade do atual
(B) o dobro do atual
(C) um terço do atual
(D) o triplo do atual
Bons estudos!
Profª Mirley
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