foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 8 de março de 2021

Professora Karen – Geografia 6º A B C 🌎

Professora Karen – Geografia 🌎

6º A B C

 

Olá, como vocês estão?

Espero que todos estejam bem!

Por favor, façam a atividade e me enviem fotos por e-mail ou pelo Google Classroom.

Por enquanto, as minhas atividades serão postadas no blog da nossa escola e no Google Classroom. Elas são idênticas, portanto, você poderá fazer por aqui ou por lá.

Meu email: 👇

karenzaremba@prof.educacao.sp.gov.br

 

A atividade de hoje será referente às aulas de 18/2/2021 e 26/02/2021, exibidas no Centro de Mídias. Caso precise assisti-la novamente, clique nos links abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=-jtxsdZHcUs&list=PLAdEu5NtlLkZbNpcwdItu5bK9Of-pI8Fk&index=2

https://www.youtube.com/watch?v=VliwboXSQgk&list=PLAdEu5NtlLkZbNpcwdItu5bK9Of-pI8Fk&index=4

 

Habilidades do Currículo Paulista: (EF01GE01) Observar e descrever características de seus lugares de vivência (moradia, escola, bairro, rua entre outros) e identificar as semelhanças e diferenças entre esses lugares.

(EF02GE05) Identificar e analisar as mudanças e as permanências ocorridas na paisagem dos lugares de vivência, comparando os elementos constituintes de um mesmo lugar em diferentes tempos.

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuições culturais e econômicas de grupos sociais de diferentes origens.

 

👉Data de entrega: até 22/03/2021


As informações e enunciados de questões deverão ser copiados a caneta e os exercícios deverão ser feitos a lápis ( Use grafite escuro). Não é necessário copiar as imagens.


COPIAR NO CADERNO A PARTIR DAQUI 👇👇👇👇


Atividade n. 1 – 1ºBimestre

 

Tema: PAISAGEM

A transformação da paisagem ao longo do tempo

Tipos de paisagem e seus elementos

 

Leia, interprete e copie o texto a seguir em seu caderno de Geografia:

 

“Tudo o que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas de volumes, mas também de cores, movimento, odores, sons etc. […] A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por fração de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade ou por qualquer outro critério. […] suscetível a mudanças irregulares ao longo do tempo, a paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço”.

Fonte: SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1997.

 


A partir do texto acima, podemos dizer que Paisagem é tudo aquilo que podemos ver, respeitando uma certa distância. Elas podem são formadas por elementos naturais (que não foram feitos pelo ser humano) e também podem ser constituídas por elementos sociais ( aqueles que foram produzidos pelo ser humano através de seu trabalho.)

Além disso, as paisagens apresentam movimentos, sons, cheiros diferentes e são transformadas ao longo do tempo, tanto pelo homem quanto pelas forças da natureza.


EXERCÍCIOS

 

1.    Pesquise em um dicionário e anote em seu caderno, o significado das 4 palavras destacadas no texto do geógrafo Milton Santos.

 

2.    Descreva as paisagens a seguir. Anote os elementos (naturais/sociais) que aparecem em cada uma:

 

Paisagem 1

 


Paisagem da cidade maravilhosa.

O morro do Pão de Açúcar: símbolo maior da Cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: varejototal.zip.net

 

 

Paisagem 2

 


https://pt.slideshare.net/RitaRocha3/paisagem-natural-e-humanizada-63396185

 

3.    Você já notou algumas transformações da paisagem de seu bairro? Quais?

  

4.  Sem sair de casa, entreviste um morador antigo do bairro para verificar quais transformações que ele já notou na paisagem do município. (Você pode perguntar quantos anos ele mora nesse local, como era antes, o que foi modificado, etc.) Anote o nome do entrevistado.

 

5.    Agora, desenhe uma paisagem que tenha um significado especial para você. Pode ser aquela que você observa através de uma janela, de algum que você tenha ido ou gostaria de ir passear, etc.

Não esqueça de incluir o maior número possível de elementos naturais e sociais. (utilize lápis de cor, canetinha, giz de cera, ou o que você preferir para colorir)

O desenho deverá ser feito em uma folha de caderno inteira, no sentido horizontal.

 

 


Por hoje é isso!

 

 

👉Peço que ao final da atividade, tire uma foto da folha do caderno, no sentido vertical, e me envie por email.

 

karenzaremba@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Bons estudos!

 

Cuidem-se!! Evitem sair de casa!! Caso precisem sair, usem máscara!!


😉

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário