foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


quarta-feira, 10 de março de 2021

9A Prof. Eduardo Alencar atividade 2 1o bimestre: PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

 

PLANO DE AULA

 

ESCOLA:                               E.E. José Calvitti Filho

PROFESSOR:                       Eduardo Alencar eduardoalencar@prof.educacao.sp.gov.br

DISCIPLINA:                        História

TÍTULO DA AULA:            PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO E                               MODERNIZAÇÃO                                                DA SOCIEDADE BRASILEIRA

 

1.     CONTEÚDO:           Esta Situação de Aprendizagem possibilitará a identificação dos processos de urbanização e industrialização no período republicano que aconteceram nos grandes centros, assim como seus problemas e contradições. Com o crescimento desordenado, houve o crescimento das favelas e dos cortiços no Rio de Janeiro, desencadeando uma valorização das áreas centrais. É importante que os(as) estudantes reflitam sobre as contradições sociais da modernização e sua relação com a ampliação das desigualdades

 

HABILIDADES:        (EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e     modernização da    sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

 

OBJETIVO DA AULA:        Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo; A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos

NÚMERO DE AULAS:       08

PERÍODO:                            15 a 26 de março de 2021.

ESTRATÉGIAS:                    Faça a análise do material enviado, pesquise mais fontes e referências e responda as questões .

 

 

MATERIAIS E RECURSOS:

Esta Situação de Aprendizagem possibilitará a identificação dos processos de urbanização e industrialização no período republicano que aconteceram nos grandes centros, assim como seus problemas e contradições. Com o crescimento desordenado, houve o crescimento das favelas e dos cortiços no Rio de Janeiro, desencadeando uma valorização das áreas centrais. É importante que os(as) estudantes reflitam sobre as contradições sociais da modernização e sua relação com a ampliação das desigualdades.

 

fonte 1                              

fonte 2                             


  Fonte     1:     Arquivo     Estado     de     São     Paulo.     Coleção     de     Fotos     Guilherme     Gaensly.     Disponível     em:

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Guilherme_Gaensly__S%C3%A3o_Paulo._Avenida_Paulista_I,_Acervo_do_Museu_Pauli sta_da_USP.jpg>. Acesso em: 04 out. 2019.

 

Fonte 2: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Av,_Paulista_900.jpeg>. Acesso em: 04 de out. 2019.

 

AVALIAÇÃO:  QUESTÕES

1-      Entre as imagens da Avenida Paulista em diferentes épocas há transformações bastante visíveis. Descreva algumas dessas transformações.

2-     Você já parou para observar como é a cidade em que mora? Tente descrevê-la, pontuando como são as ruas, as construções, o comércio de seu bairro, além de pesquisar e anotar seu número de habitantes.

3-     O vídeo disponibilizado abaixo apresenta características das moradias e dos comércios na Avenida Paulista durante passagem do século XIX para o século XX. Assista ao vídeo, escreva sobre as permanências e mudanças que ocorreram neste lugar.

Passeio Guiado na Paulista 01. 

Fonte: Canal Janela da História. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=sDQ1V6QCed0>. Acesso em: 20 ago. 2020.

FONTE 1

Urbanização e higienização

 

Assim como o Rio de Janeiro, São Paulo também se tornou uma metrópole nos fins do século XIX. De província pacata, se transformou em importante centro político e polo econômico, movido pela industrialização. O café, seu principal produto, impulsionou as principais transformações, atraindo milhares de trabalhadores, imigrantes e nacionais.

Para a construção de uma importante capital, os projetos de urbanização buscavam mostrar, por meio de suas edificações, os ideais de progresso e modernidade. Em São Paulo, com um crescimento urbano acelerado, novos bairros surgiram. As novas construções, avenidas e bairros que foram surgindo, entre o final dos séculos XIX e início do XX, foram pensadas nos moldes de outras grandes metrópoles estrangeiras. 

Foi nesse momento que foram criados bairros como os Campos Elíseos, Higienópolis e a Bela Vista. Mas, ao mesmo tempo que realizava a urbanização destes bairros, a elite política paulista realizava obras para esconder os rios (os canalizando e encobrindo juntamente com o esgoto) e aterrava também as áreas de várzea, alterando seus contornos. 

No entanto, nesse mesmo contexto surgiram cortiços e bairros sem saneamento básico e com condições precárias de higiene. Neste momento passaram a bater à porta das casas e cortiços, homens que estavam à serviço dos chamados “Desinfetórios”, e o argumento do governo era que essas vistorias iriam melhorar as condições higiênicas das habitações. Alguns se indignaram com a meticulosidade dessas visitas, por nem sempre serem pacíficas as observações das casas.

Por vezes ocorreram conflitos diante da aplicação rigorosa de normas e medidas sanitárias, preconizadas pelas concepções científicas que as autoridades públicas da época defendiam. Entendia-se que esse processo de higienização, ao promover transformações sociais, e inclusive raciais, transformaria a nação em um corpo sadio e, na mentalidade de alguns cientistas do final do século XIX e início do XX, apto ao progresso. Ressalta-se que, naquele momento, não havia diálogo por parte do governo, muito menos educação sobre prevenção às doenças.

 

 

 

 

FONTE 2



Propaganda veiculada no Jornal Estado de São Paulo em 11 de novembro de 1928.  Apresentação do bairro nobre paulistano Jardim Europa.

Fonte: Jornal Estado de São Paulo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Propaganda_de_1928__Jardim_Europa.jpg>. Acesso em: 20 ago. 2020. 

 

AVALIAÇÃO:  QUESTÕES

a)  Após ter realizado a leitura e análise das fontes, responda: o que motivou as transformações na cidade de São Paulo no fim do século XIX?

b)  Descreva os principais aspectos desta transformação da cidade de São Paulo. 

c)  O texto apresenta o nome de novos bairros que surgiram na cidade de São Paulo no processo de crescimento urbano da cidade, quais são eles? 

d)  Na fonte 2 é apresentada uma propaganda de um empreendimento. Qual é o nome do bairro em que este empreendimento seria realizado? Você tem alguma hipótese em relação ao motivo da existência de bairros com nomes como este?

e)  Explique qual era a função dos Desinfetórios. Qual era sua importância?

f)   Como surgiram os cortiços? Quem eram seus habitantes e o que significou a expansão do território em São Paulo para eles?

 

2.2.  Você já identificou os processos de urbanização e modernização na região em que vive? Você sabe como seu bairro ou cidade se formou? Seu bairro ou cidade já passaram por um processo de urbanização e modernização? Quais foram os impactos desse processo? Faça uma pesquisa sobre este assunto e responda a essas questões em seu caderno. 

 

2.3.  Vamos criar uma História em Quadrinhos (HQ)?  

Após ter lido o texto, pesquise mais sobre a questão da urbanização na cidade de São Paulo e o processo de higienização ocorridos entre o final do século XIX e início do XX. Não deixe de buscar imagens do período, em diferentes lugares da cidade. Após a socialização das pesquisas, você e seus(suas) colegas deverão formar grupos e elaborar uma HQ com a temática: Processo de urbanização na cidade de São Paulo e seus desdobramentos, narrando o cotidiano e as relações entre os moradores da cidade e o processo de higienização ocorrido no período. Após ter finalizado essa elaboração, compartilhe o resultado com seu professor , ele irá escolher entre os melhores e publicar nas redes sociais da escola.

 

Data da entrega: 26 de março de 2021

Prof.  Eduardo Alencar

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário