PLANO
DE AULA
ESCOLA: E.E. José Calvitti Filho
PROFESSOR: Eduardo Alencar
DISCIPLINA: História
TÍTULO DA AULA: PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA
SOCIEDADE BRASILEIRA
1. CONTEÚDO: Esta Situação de Aprendizagem
possibilitará a identificação dos processos de urbanização e industrialização
no período republicano que aconteceram nos grandes centros, assim como seus
problemas e contradições. Com o crescimento desordenado, houve o crescimento
das favelas e dos cortiços no Rio de Janeiro, desencadeando uma valorização das
áreas centrais. É importante que os(as) estudantes reflitam sobre as
contradições sociais da modernização e sua relação com a ampliação das
desigualdades
HABILIDADES: (EF09HI05)
Identificar os processos de urbanização e
modernização da sociedade
brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
OBJETIVO DA AULA: Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões
e disputas do mundo contemporâneo; A proclamação da República e seus primeiros
desdobramentos
NÚMERO DE
AULAS: 08
PERÍODO: 15 a 26 de março de 2021.
ESTRATÉGIAS: Faça a análise do material enviado, pesquise mais fontes e referências
e responda as questões .
MATERIAIS
E RECURSOS:
Esta Situação de Aprendizagem
possibilitará a identificação dos processos de urbanização e industrialização
no período republicano que aconteceram nos grandes centros, assim como seus
problemas e contradições. Com o crescimento desordenado, houve o crescimento
das favelas e dos cortiços no Rio de Janeiro, desencadeando uma valorização das
áreas centrais. É importante que os(as) estudantes reflitam sobre as
contradições sociais da modernização e sua relação com a ampliação das
desigualdades.
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Guilherme_Gaensly__S%C3%A3o_Paulo._Avenida_Paulista_I,_Acervo_do_Museu_Pauli
sta_da_USP.jpg>. Acesso em:
04 out. 2019.
Fonte 2: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Av,_Paulista_900.jpeg>. Acesso em:
04 de out. 2019.
AVALIAÇÃO: QUESTÕES
1-
Entre as imagens da Avenida Paulista em diferentes
épocas há transformações bastante visíveis. Descreva algumas dessas
transformações.
2- Você já parou para observar como é a
cidade em que mora? Tente descrevê-la, pontuando como são as ruas, as
construções, o comércio de seu bairro, além de pesquisar e anotar seu número de
habitantes.
3-
O vídeo disponibilizado abaixo apresenta características das moradias e
dos comércios na Avenida Paulista durante passagem do século XIX para o século
XX. Assista ao vídeo, escreva sobre as permanências e mudanças que ocorreram
neste lugar.
Passeio Guiado na Paulista 01.
Fonte: Canal
Janela da História. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=sDQ1V6QCed0>.
Acesso em: 20 ago. 2020.
FONTE 1
Urbanização e higienização
Assim como o Rio de Janeiro, São
Paulo também se tornou uma metrópole nos fins do século XIX. De província
pacata, se transformou em importante centro político e polo econômico, movido
pela industrialização. O café, seu
principal produto, impulsionou as principais transformações, atraindo milhares
de trabalhadores, imigrantes e
nacionais.
Para a construção de uma importante
capital, os projetos de urbanização buscavam mostrar, por meio de suas
edificações, os ideais de progresso e
modernidade. Em São Paulo, com um crescimento urbano acelerado, novos
bairros surgiram. As novas construções, avenidas e bairros que foram surgindo,
entre o final dos séculos XIX e início do XX, foram pensadas nos moldes de
outras grandes metrópoles estrangeiras.
Foi nesse momento que foram criados
bairros como os Campos Elíseos, Higienópolis e a Bela Vista. Mas, ao mesmo
tempo que realizava a urbanização destes bairros, a elite política paulista
realizava obras para esconder os rios (os canalizando e encobrindo juntamente
com o esgoto) e aterrava também as áreas de várzea, alterando seus
contornos.
No entanto, nesse mesmo contexto
surgiram cortiços e bairros sem saneamento básico e com condições precárias de
higiene. Neste momento passaram a bater à porta das casas e cortiços, homens que estavam à serviço
dos chamados “Desinfetórios”, e o
argumento do governo era que essas vistorias iriam melhorar as condições
higiênicas das habitações. Alguns se indignaram com a meticulosidade dessas
visitas, por nem sempre serem pacíficas as observações das casas.
Por vezes ocorreram conflitos diante
da aplicação rigorosa de normas e medidas
sanitárias, preconizadas pelas concepções científicas que as autoridades
públicas da época defendiam. Entendia-se que esse processo de higienização, ao promover
transformações sociais, e inclusive raciais, transformaria a nação em um corpo
sadio e, na mentalidade de alguns cientistas do final do século XIX e início do
XX, apto ao progresso. Ressalta-se que, naquele momento, não havia diálogo por
parte do governo, muito menos educação sobre prevenção às doenças.
FONTE
2
Propaganda veiculada no Jornal Estado
de São Paulo em 11 de novembro de 1928.
Apresentação do bairro nobre paulistano Jardim Europa.
Fonte: Jornal Estado de São Paulo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Propaganda_de_1928__Jardim_Europa.jpg>.
Acesso em: 20 ago. 2020.
AVALIAÇÃO: QUESTÕES
a) Após ter realizado a
leitura e análise das fontes, responda: o que motivou as transformações na
cidade de São Paulo no fim do século XIX?
b) Descreva os principais
aspectos desta transformação da cidade de São Paulo.
c) O texto apresenta o
nome de novos bairros que surgiram na cidade de São Paulo no processo de
crescimento urbano da cidade, quais são eles?
d) Na fonte 2 é
apresentada uma propaganda de um empreendimento. Qual é o nome do bairro em que
este empreendimento seria realizado? Você tem alguma hipótese em relação ao
motivo da existência de bairros com nomes como este?
e) Explique qual era a função
dos Desinfetórios. Qual era sua importância?
f)
Como surgiram os cortiços? Quem eram seus habitantes e o que
significou a expansão do território em São Paulo para eles?
2.2.
Você já identificou os processos de urbanização e modernização
na região em que vive? Você sabe como seu bairro ou cidade se formou? Seu
bairro ou cidade já passaram por um processo de urbanização e modernização?
Quais foram os impactos desse processo? Faça uma pesquisa sobre este assunto e
responda a essas questões em seu caderno.
2.3. Vamos criar uma História em Quadrinhos (HQ)?
Após ter lido o texto, pesquise
mais sobre a questão da urbanização na cidade de São Paulo e o processo de
higienização ocorridos entre o final do século XIX e início do XX. Não deixe de
buscar imagens do período, em diferentes lugares da cidade. Após a socialização
das pesquisas, você e seus(suas) colegas deverão formar grupos e elaborar uma
HQ com a temática: Processo de
urbanização na cidade de São Paulo e seus desdobramentos, narrando o
cotidiano e as relações entre os moradores da cidade e o processo de
higienização ocorrido no período. Após ter finalizado essa elaboração,
compartilhe o resultado com seu professor , ele irá escolher entre os melhores
e publicar nas redes sociais da escola.
Data da entrega: 26 de
março de 2021
Prof. Eduardo Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário