foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


terça-feira, 30 de março de 2021

CIÊNCIAS - ATIVIDADE 2- Estados Físicos da Matéria e Ciência no dia a dia - 9ºA (Profª Elisana) e 9ºD (Profª Mônica)

 Habilidade: (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas. (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. 

Enviar até 12/04/21

Instruções:

1. Assista as aulas de 15/02/21 e de 19/02/21 da cmsp dos links abaixo para executar a atividade com bom desempenho.

https://www.youtube.com/watch?v=1ygQGDu1QO0

https://www.youtube.com/watch?v=09aETVlE1lM

2. Utilize caneta azul ou preta para copiar as atividades , mas responda à lápis com letra legível , porém com traço forte para que eu possa enxergar e corrigir, mas se não conseguir pode usar caneta preta. Caso você tenha como imprimir pode imprimir, mas deve responder com sua letra e colar no caderno para fotografar e enviar).

3. De uma questão para outra, depois de respondida, deixe sempre 3 linhas em branco para fazer a correção que eu pedir.

4. Você vai utilizar o caderno de Ciências, o Caderno do Aluno e outras fontes de pesquisa como livros e internet.

5. Ao executar a atividade coloque seu nome, turma, o tema da aula e a data.

Como fotografar a atividade:

Travar o rotador do celular, em local bem iluminado fotografar a folha do caderno na vertical, verificar se a foto está bem focada, se não estiver fotografe novamente. 

Enviem para os emails: 

9º D 

monicameira@prof.educacao.sp.gov.br 

 9º A

elisanamendes@prof.educacao.sp.gov.br 

___________________________________________________________________________________

Nome: _______________________________________________________ nº _____ 9º D

Atividade 2 de Ciências 9º Ano – Estados Físicos da Matéria e Ciência no dia a dia

(1,0) 1. Quando podemos dizer que houve uma reação ou transformação química?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(1,0) 2. Há diferença de massa (“peso”) entre o mesmo alicate novo e o enferrujado? Não considere a corrosão. Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Observe as imagens e responda às questões:





(0,5) a) Explique quais são as vantagens para a vida no planeta das plantas e algas realizarem esta reação química?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 (0,5) b) Qual componente não está sendo demonstrado, mas faz parte desta reação?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(0,5) c) Quantos átomos de Hidrogênio existem de cada lado da equação?

__________________________________________________________________________

(0,5) d) Quantos átomos de Oxigênio existem de cada lado da equação?

__________________________________________________________________________

(0,5) e) Quantos átomos de Carbono existem de cada lado da equação?

__________________________________________________________________________

 (0,5) f) Qual o significado da lei de Lavoisier “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Observe a imagem, de início foi colocada água gelada em um copo seco por dentro e por fora. Após uns minutos a parede externa do copo ficou cheia de gotículas de água.


(1,0) a)   Sabendo que o vidro é impermeável de onde vêm as gotas da parede externa
           do copo? Explique
                       ________________________________________________________________________
                       ________________________________________________________________________
                       ________________________________________________________________________ 
                    
 (1,0)   Qual é o nome da mudança de estado físico da água que aconteceu?
                      ________________________________________________________________________
 

(1,0) 5.  Se eu pegar uma colher de sopa, colocar um pedaço de margarina e aproximar de uma chama o que vai acontecer? Qual é o nome da mudança de estado?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ 

(2,0) 6. Experimento do final da aula. A construção de um relatório sobre um experimento científico segue obrigatoriamente as etapas abaixo.

Relatório

Título: nome do experimento. Escolha um nome relevante:

__________________________________________________________________________

Material: 1 maçã, 1 limão, 1 faca e 1 pires.

Procedimento: Corte a maçã e o limão ao meio, passe o limão em uma das metades da maçã e em outra não. Observe o que acontece por alguns minutos

Resultado: Escreva o que aconteceu com cada metade da maçã: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Conclusão: Escreva o porquê dos diferentes resultados em cada metade da maçã:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário