Os alunos em recuperação de Ciências devem entregar as atividades abaixo.
Como saber se está de recuperação?
É simples, se não entregou as 3 atividades do 3º bimestre está de recuperação deste período.
Deve cumprir as atividades abaixo e postar as fotos no meu email
monicameira@prof.educacao.sp.gov.br
Esta atividade será na forma de um quiz de testes para fazer a atividade será necessário rever a aula da CMSP cujos links estarão anexos abaixo e observar as imagens anexas.
Os testes e questões dissertativas seguem a sequência da aula do cmsp de link abaixo, faça com calma e vá entregando somente as respostas copiadas a caneta, até a data determinada 31/08/20
Questões da Atividade 7
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade
8 - Ecossistemas Brasileiros - parte 2
Esta
atividade será multidisciplinar, incluindo Ciências, Matemática e Inglês, na
forma de um quiz de testes, para fazer a atividade será necessário a leitura e
interpretação de uma adaptação do texto Megadiversidade no Brasil.
Habilidade
de Ciências: (EF07CI07) Caracterizar os principais
ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de
solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas
características à flora e fauna específicas.
Habilidade
de Inglês: (EF06LI08) Identificar o assunto de um texto,
reconhecendo sua estrutura textual e palavras cognatas.
Habilidade
de Matemática: H28. Compreender as operações que envolvam
números naturais para resolver problemas. H163. Aplicar os conhecimentos de
porcentagem na solução de problemas.
Nome:
_______________________________________ nº _______ 7º _______
Leia atentamente o texto e
responda os testes.
Megadiversidade no Brasil
A Megadiversidade que marca o território do
Brasil possibilita a existência de inúmeras espécies animais e vegetais.
A biodiversidade corresponde ao número de
variedades de espécies da fauna e da flora de um determinado lugar. No Brasil,
a biodiversidade é um patrimônio nacional, somente na Amazônia existem pelo
menos 55 mil espécies de vegetais, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de
répteis e 516 de anfíbios.
O Brasil ocupa o primeiro lugar em escala
global em espécies de aves.
Em nível mundial, o Brasil é o primeiro em
abrigar uma maior variedade de anfíbios, terceiro em aves e quarto em mamíferos
e répteis.
A
biodiversidade rica do Brasil é proveniente das dimensões continentais e também
por causa da localização geográfica propícia à proliferação de espécies de
animais e vegetais. O Brasil possui os elementos necessários para o surgimento
de diversas espécies, isso porque apresenta durante todo o ano temperaturas
elevadas e uma grande umidade.
O conjunto de ecossistemas concentra
aproximadamente 10% de 1,4 milhão de espécies vivas de plantas e animais já
descritos pela ciência.
Apesar desses impressionantes números, uma
grande parcela da população brasileira contribui com a destruição de ambientes
de extrema importância, como a Mata Atlântica e o Cerrado. Assim, no caminho
que estamos seguindo, certamente teremos no futuro somente fotos do que era
esse importante e rico ecossistema. Atualmente restam aproximadamente 7% de
Mata Atlântica e cerca de 20% do Cerrado, o último corre um risco ainda maior,
pois a agricultura e a pecuária têm ocupado extensas áreas desse domínio.
Existem estudos que mostram que várias espécies
podem ser usadas no tratamento de doenças em humanos, como a utilização da
hortelã para combater a esquistossomose, o caju na cura do câncer, fungos na
produção de ração para animais, entre muitos outros casos.
A partir dessas afirmações, é possível supor
que podemos ter uma planta ainda desconhecida da ciência que possui a chave
para o descobrimento de curas de doenças que assolam a sociedade, tais como a
AIDS, câncer, diabetes e dezenas de outras.
Em suma, se a biodiversidade pode fornecer
tantos elementos para o homem e para sua própria saúde, a única atitude a ser
tomada é preservar os ambientes para que no futuro possamos encontrar
princípios ativos de plantas a serem descobertas que servirão para melhorar a
vida de milhões de pessoas no mundo, pois se continuar a exploração desordenada
de ecossistemas ricos biologicamente, certamente espécies ainda não conhecidas
serão extintas sem serem catalogadas e estudadas.
Texto
adaptado da internet 17/08/20.
Por
Eduardo de Freitas Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola
Questões
de Inglês:
1) Assinale a alternativa correta. Atenção
ao uso da preposição.
(a)
Biodiversity is very big in Brazil.
(b)
Biodiversity is very big on Brazil.
(c)
Biodiversity is very big at Brazil.
(d)
Biodiversity is very big next to Brazil.
2) Atenção ao uso do verbo (simple
present). Assinale a alternativa
correta.
(a) Many
mammals lives in our forests.
(b) Many
mammals live in our forests.
(c) Many
mammals lived in our forests.
(d) Many
mammals is in our forests.
3) Assinale a alternativa correta com
relação ao uso do verbo there to be (there is/there are):
(a) There
be many plant species in the Atlantic Forest.
(b) There
is many plant species in the Atlantic Forest.
(c) There many
plant species in the Atlantic Forest.
(d) There
are many plant species in the Atlantic Forest.
Questões de Ciências:
4) Biodiversidade é:
(a) somente a variedade de espécies
animais de uma região.
(b) somente a variedade de espécies
vegetais de uma região.
(c) número de variedades de
espécies da fauna e da flora de um determinado lugar.
(d) número de variedades de espécies
animais de um determinado lugar.
5) Os elementos necessários para gerar uma grande
biodiversidade que o Brasil possui são:
(a) sua dimensão continental e
localização geográfica propícia somente.
(b) sua dimensão continental, localização
geográfica propícia, temperaturas elevadas durante todo o ano e grande umidade.
(c) temperaturas elevadas durante
todo o ano e grande umidade.
(d) Somente sua dimensão continental.
6) As duas atividades que vem
contribuindo com a destruição dos cerrados são;
(a) a indústria e a pecuária.
(b) a indústria e a agricultura.
(c) o comércio e a indústria.
(d) a agricultura e a pecuária.
7) O risco que a humanidade corre com a destruição
da biodiversidade dos ecossistemas brasileiros é:
(a) espécies ainda não conhecidas serão extintas sem serem
catalogadas e estudadas.
(b) faltar espaço para a agricultura e pecuária.
(c) encontrar princípios ativos de
plantas a serem descobertas.
(d) encontrar a cura para a AIDS.
Questões de Matemática
8) A bioversidade de seres vivos na
Amazônia pode ser quantificada em valores numéricos que correspondem em:
(a) 50.333 espécies
(b) 60.000 espécies
(c) 58.000 espécies
(d) 58.033 espécies
9) O conjunto de
ecossistemas concentra aproximadamente 10% de 1,4 milhão de espécies vivas de
plantas e animais já descritos pela ciência. Calculando a porcentagem da fauna
e flora do ecossistema Amazônico, temos:
(a) 1.400.000
(b) 140.000
(c) 14.000
(d) 1400
10) No Brasil, a
biodiversidade é um patrimônio nacional, somente na Amazônia existem pelo menos
55 mil espécies de vegetais, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e
516 de anfíbios. Assinale a alternativa correta:
(a) 94% corresponde as espécies
vegetais
(b) 2% corresponde as espécies de
mamíferos
(c) 4% corresponde as espécies de
aves
(d) 9% corresponde as espécies de
anfíbios
1. Classifique
os itens da primeira coluna como pertencente a 1ª ou 2ª ou 3ª ou 4ª revoluções
industriais, colocando nos parêntesis os números 1, 2, 3 ou 4.
( ) Telégrafo
( )
Telefone ( ) Máquina à Vapor ( )
Nuvem
( ) Micro-ondas ( ) Drive
(
) CD ( )
Biologia Sintética
( ) Motor à combustão ( )
Eletrônicos ( )
Impressoras 3 D
( ) Internet das coisas ( )
Fita cassete ( )
Ficha Telefônica
( ) Cartão magnético ( ) Chip ( ) Inteligência artificial
2.
Existe diferença entre Ciência e Tecnologia?
Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Quem vem primeiro a Ciência ou a Tecnologia?
Cite um exemplo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Atualmente qual o problema prioritário que
precisa ser resolvido pela tecnologia?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Quais são os 4 componentes da 4ª Revolução
Industrial vistos nesta aula?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Explique a relação entre a biologia sintética e
a produção de plásticos biodegradáveis.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário