foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Recuperação de Ciências 3º bim. 7º A Prof. Mônica

 Os alunos em recuperação de Ciências devem entregar as atividades abaixo. 

Como saber se está de recuperação?

É simples, se não entregou as 3 atividades do 3º bimestre está de recuperação deste período. 

Deve cumprir as atividades abaixo e postar as fotos no meu email 

monicameira@prof.educacao.sp.gov.br 

Esta atividade será na forma de um quiz de testes para fazer a atividade será necessário  rever a aula da CMSP cujos links estarão anexos abaixo e observar as imagens anexas.

Os testes e questões dissertativas seguem a sequência da aula do cmsp de link abaixo, faça com calma e vá entregando somente as respostas copiadas a caneta, até a data determinada 31/08/20

                                         Questões da Atividade 7 

  4. O que é Ecossistema?                                                                                                  1 ponto
           ________________________________________________________________________
           ________________________________________________________________________


_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 8 - Ecossistemas Brasileiros - parte 2

Esta atividade será multidisciplinar, incluindo Ciências, Matemática e Inglês, na forma de um quiz de testes, para fazer a atividade será necessário a leitura e interpretação de uma adaptação do texto Megadiversidade no Brasil.

Habilidade de Ciências: (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Habilidade de Inglês: (EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua estrutura textual e palavras cognatas.

Habilidade de Matemática: H28. Compreender as operações que envolvam números naturais para resolver problemas. H163. Aplicar os conhecimentos de porcentagem na solução de problemas.

 A atividade terá valor de 0 a 10 pontos para as disciplinas de Ciências, Inglês e Matemática.

 

Nome: _______________________________________ nº _______    7º _______

 

Leia atentamente o texto e responda os testes.

Megadiversidade no Brasil

 

A Megadiversidade que marca o território do Brasil possibilita a existência de inúmeras espécies animais e vegetais.

A biodiversidade corresponde ao número de variedades de espécies da fauna e da flora de um determinado lugar. No Brasil, a biodiversidade é um patrimônio nacional, somente na Amazônia existem pelo menos 55 mil espécies de vegetais, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e 516 de anfíbios.

O Brasil ocupa o primeiro lugar em escala global em espécies de aves.

Em nível mundial, o Brasil é o primeiro em abrigar uma maior variedade de anfíbios, terceiro em aves e quarto em mamíferos e répteis.

 A biodiversidade rica do Brasil é proveniente das dimensões continentais e também por causa da localização geográfica propícia à proliferação de espécies de animais e vegetais. O Brasil possui os elementos necessários para o surgimento de diversas espécies, isso porque apresenta durante todo o ano temperaturas elevadas e uma grande umidade.

O conjunto de ecossistemas concentra aproximadamente 10% de 1,4 milhão de espécies vivas de plantas e animais já descritos pela ciência.

Apesar desses impressionantes números, uma grande parcela da população brasileira contribui com a destruição de ambientes de extrema importância, como a Mata Atlântica e o Cerrado. Assim, no caminho que estamos seguindo, certamente teremos no futuro somente fotos do que era esse importante e rico ecossistema. Atualmente restam aproximadamente 7% de Mata Atlântica e cerca de 20% do Cerrado, o último corre um risco ainda maior, pois a agricultura e a pecuária têm ocupado extensas áreas desse domínio.

Existem estudos que mostram que várias espécies podem ser usadas no tratamento de doenças em humanos, como a utilização da hortelã para combater a esquistossomose, o caju na cura do câncer, fungos na produção de ração para animais, entre muitos outros casos.

A partir dessas afirmações, é possível supor que podemos ter uma planta ainda desconhecida da ciência que possui a chave para o descobrimento de curas de doenças que assolam a sociedade, tais como a AIDS, câncer, diabetes e dezenas de outras.

Em suma, se a biodiversidade pode fornecer tantos elementos para o homem e para sua própria saúde, a única atitude a ser tomada é preservar os ambientes para que no futuro possamos encontrar princípios ativos de plantas a serem descobertas que servirão para melhorar a vida de milhões de pessoas no mundo, pois se continuar a exploração desordenada de ecossistemas ricos biologicamente, certamente espécies ainda não conhecidas serão extintas sem serem catalogadas e estudadas.

 

Texto adaptado da internet 17/08/20.

Por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola

 

Questões de Inglês:

1) Assinale a alternativa correta. Atenção ao uso da preposição.

(a)  Biodiversity is very big in Brazil.

(b)  Biodiversity is very big on Brazil.

(c)  Biodiversity is very big at Brazil.

(d)  Biodiversity is very big next to Brazil.

 

2) Atenção ao uso do verbo (simple present). Assinale a alternativa correta.

(a) Many mammals lives in our forests.

(b) Many mammals live in our forests.

(c) Many mammals lived in our forests.

(d) Many mammals is in our forests.

 

3) Assinale a alternativa correta com relação ao uso do verbo there to be (there is/there are):

(a) There be many plant species in the Atlantic Forest.

(b) There is many plant species in the Atlantic Forest.

(c) There  many plant species in the Atlantic Forest.

(d) There are many plant species in the Atlantic Forest.

 

Questões de Ciências:

 

4) Biodiversidade é:

(a) somente a variedade de espécies animais de uma região.

(b) somente a variedade de espécies vegetais de uma região.

(c) número de variedades de espécies da fauna e da flora de um determinado lugar.

(d) número de variedades de espécies animais de um determinado lugar.

 

5) Os elementos necessários para gerar uma grande biodiversidade que o Brasil possui são:

(a) sua dimensão continental e localização geográfica propícia somente.

(b) sua dimensão continental, localização geográfica propícia, temperaturas elevadas durante todo o ano e grande umidade.

(c) temperaturas elevadas durante todo o ano e grande umidade.

(d) Somente sua dimensão continental.

 

6) As duas atividades que vem contribuindo com a destruição dos cerrados são;

(a) a indústria e a pecuária.

(b) a indústria e a agricultura.

(c) o comércio e a indústria.

(d) a agricultura e a pecuária.

 

7) O risco que a humanidade corre com a destruição da biodiversidade dos ecossistemas brasileiros é:

(a) espécies ainda não conhecidas serão extintas sem serem catalogadas e estudadas.

(b) faltar espaço para a agricultura e pecuária.

(c) encontrar princípios ativos de plantas a serem descobertas.

(d) encontrar a cura para a AIDS.

 

Questões de Matemática 

8) A bioversidade de seres vivos na Amazônia pode ser quantificada em valores numéricos que correspondem em:

(a) 50.333 espécies

(b) 60.000 espécies

(c) 58.000 espécies

(d) 58.033 espécies

 

9) O conjunto de ecossistemas concentra aproximadamente 10% de 1,4 milhão de espécies vivas de plantas e animais já descritos pela ciência. Calculando a porcentagem da fauna e flora do ecossistema Amazônico, temos:

 

(a) 1.400.000

(b) 140.000

(c) 14.000

(d) 1400

 

10) No Brasil, a biodiversidade é um patrimônio nacional, somente na Amazônia existem pelo menos 55 mil espécies de vegetais, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e 516 de anfíbios. Assinale a alternativa correta:

 

(a) 94% corresponde as espécies vegetais

(b) 2% corresponde as espécies de mamíferos

(c) 4% corresponde as espécies de aves

(d) 9% corresponde as espécies de anfíbios

                                                 Atividade 9 - Quarta Revolução Industrial

1.    Classifique os itens da primeira coluna como pertencente a 1ª ou 2ª ou 3ª ou 4ª revoluções industriais, colocando nos parêntesis os números 1, 2, 3 ou 4.

 

(     ) Telégrafo      (     ) Telefone    (     ) Máquina à Vapor     (     ) Nuvem

(     ) Micro-ondas      (     ) Drive     (      ) CD      (     ) Biologia Sintética

(     ) Motor à combustão     (     ) Eletrônicos     (     ) Impressoras 3 D

(     ) Internet das coisas     (     ) Fita cassete      (     ) Ficha Telefônica

(     ) Cartão magnético        (     ) Chip       (     ) Inteligência artificial

2.    Existe diferença entre Ciência e Tecnologia? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.    Quem vem primeiro a Ciência ou a Tecnologia? Cite um exemplo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.    Atualmente qual o problema prioritário que precisa ser resolvido pela tecnologia?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.    Quais são os 4 componentes da 4ª Revolução Industrial vistos nesta aula?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.    Explique a relação entre a biologia sintética e a produção de plásticos biodegradáveis.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário