6ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA - Profª Mirley
ATIVIDADE 3 - 3º BIMESTRE
Período de 14 à 18/09/2020
Olá meus queridos, como vocês estão? Espero que todos estejam bem.
FRAÇÃO: PARTE – TODO – TANGRAM
Para essa atividade será utilizado o CADERNO DO ALUNO – VOLUME 3.
Caso vocês não tenham assistido a videoaula, ou queiram assistí-la novamente, cliquem no link abaixo:
https://www.pebsp.com/videos/6-ano-matematica-parte-todo-aula-v-11-08-2020/
Habilidade: EF06MA15 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Realizem os exercícios
Caderno do aluno – Volume 3 – Páginas 66 e 67
1º) 3.1- O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças, sendo elas: triângulos, quadrado e paralelogramo.
a) Observando o Tangram, quantos triângulos vermelhos são necessários para ocupar a área do triângulo verde? E quantos triângulos vermelhos são necessários para ocupar a área do triângulo azul?
b) Se o Tangram fosse formado por apenas triângulos vermelhos, quantos seriam necessários para completar o Tangram?
c) Complete a tabela abaixo com a fração e a porcentagem de cada figura em relação ao Tangram.
2º) 3.2- Durante a exposição, havia um espaço de venda de flores. Um buquê de flores custa R$ 350,00, mas, se for pago em dinheiro, tem um desconto de 15%, e se for pago com cartão à vista, o desconto é de 5%. Determine o valor a ser pago pelo buquê de flores nas duas situações.
3º) Após assistir ao vídeo, faça seu TANGRAM e monte 2 figuras à sua escolha.
https://www.youtube.com/watch?v=VmYtiwdu3kY
Ao final, tirem as fotos e enviem para:
professoramirley@gmail.com
ou
mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br
Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.
Bons estudos!!
Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade.
O que é Tangram?
O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.
Lenda do Tangram
Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram e, dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O mensageiro e o Imperador” e “O discípulo e o mestre”. Que tal conhecer um pouquinho destas histórias?
O mensageiro e o Imperador
“Há cerca de 4000 atrás, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.”
O discípulo e o mestre
“Um jovem chinês despedia-se do seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo.Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
– Com esse espelho, registrarás tudo o que vires durante a viagem para me mostrares na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
– Mas mestre, como poderei mostrar-lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos e quebrou-se em sete peças.
Então o mestre disse:
– Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viste durante a viagem.”
Os benefícios do Tangram
Para quem não conhece, o jogo é formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de “tans”.
Com estas peças, é possível criar diversas formas e os benefícios desta atividade são muitos, tanto para os adultos quanto para as crianças! Enquanto os pequenos se divertem montando as figuras, eles treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas.
Além disso, este quebra-cabeça é capaz de estimular tanto a lado esquerdo do cérebro, responsável pela lógica, quanto o lado direito, que é encarregado das informações abstratas. Portanto, ao realizar esta atividade, exploramos e desenvolvemos várias áreas e habilidades.
Os conteúdos e conceitos geométricos necessários para a construção do Tangram são:
Diagonal, equidistância, ponto médio, segmento de reta, vértices, paralelismo e figuras geométricas (quadrado, triângulo e o paralelogramo).
AS FRAÇÕES NO TANGRAM
O tangram é um jogo do tipo quebra-cabeças.
Para montar uma figura com peças do tangram é necessário seguir as seguintes regras:
Todas as peças do tangram devem ser utilizadas;
As peças não podem ficar umas sobre as outras (sobrepostas);
Cada peça precisa estar unida com outra peça, pelo menos, por um vértice.
As figuras podem ser:
ANIMAIS, OBJETOS, CONSTRUÇÕES, FIGURAS GEOMÉTRICAS, PESSOAS, SÍMBOLOS, entre outros.
Alguns modelos de figuras:
Bons estudos!
Saudades de vocês :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário