foto calvitti

foto calvitti

Utilize a versão WEB do seu celular para visualizar as Atividades!!

UTILIZE A VERSÃO WEB DO SEU CELULAR PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MENU PRINCIPAL

MENU PRINCIPAL

ATIVIDADES (Ensino Fundamental II)

ATIVIDADES (Ensino Médio)


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

6ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA - Profª Mirley ATIVIDADE 3 - 3º BIMESTRE

 

6ºs A/B/C/D - MATEMÁTICA -  Profª Mirley

ATIVIDADE 3 - 3º BIMESTRE

Período de 14 à 18/09/2020

Olá meus queridos, como vocês estão?  Espero que todos estejam bem.

FRAÇÃO: PARTE – TODO – TANGRAM

Para essa  atividade será utilizado o CADERNO DO ALUNO – VOLUME 3.

Caso vocês não tenham assistido a videoaula, ou queiram assistí-la novamente, cliquem no link abaixo:

https://www.pebsp.com/videos/6-ano-matematica-parte-todo-aula-v-11-08-2020/


Habilidade: EF06MA15 – Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

 Realizem os exercícios

Caderno do aluno – Volume 3 – Páginas 66 e 67

1º)  3.1- O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças, sendo elas: triângulos, quadrado e paralelogramo.

a) Observando o Tangram, quantos triângulos vermelhos são necessários para ocupar a área do triângulo verde? E quantos triângulos vermelhos são necessários para ocupar a área do triângulo azul?

 

b) Se o Tangram fosse formado por apenas triângulos vermelhos, quantos seriam necessários para completar o Tangram?

 

c) Complete a tabela abaixo com a fração e a porcentagem de cada figura em relação ao Tangram.

 

2º)  3.2-  Durante a exposição, havia um espaço de venda de flores. Um buquê de flores custa R$ 350,00, mas, se for pago em dinheiro, tem um desconto de 15%, e se for pago com cartão à vista, o desconto é de 5%. Determine o valor a ser pago pelo buquê de flores nas duas situações.

 

3º)  Após assistir ao vídeo, faça seu TANGRAM e monte 2 figuras à sua escolha.

https://www.youtube.com/watch?v=VmYtiwdu3kY

 

 Ao final, tirem as fotos e enviem para:

 professoramirley@gmail.com

 ou

 mirleyr@prof.educacao.sp.gov.br

 Não esqueçam de colocar nome, série e o número da atividade que está enviando.

 Bons estudos!!

 

Esse texto não precisa ser copiado, é somente para uma maior compreensão da atividade.


O que é Tangram?

O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (960 – 1279 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.

Lenda do Tangram

Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram e, dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O mensageiro e o Imperador” e “O discípulo e o mestre”. Que tal conhecer um pouquinho destas histórias?


O mensageiro e o Imperador

“Há cerca de 4000 atrás, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.” 


O discípulo e o mestre

“Um jovem chinês despedia-se do seu mestre para fazer uma grande viagem pelo mundo.Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:

– Com esse espelho, registrarás tudo o que vires durante a viagem para me mostrares na volta.

O discípulo, surpreso, indagou:

– Mas mestre, como poderei mostrar-lhe, com um simples espelho, tudo o que encontrar durante a viagem?

No momento em que fazia essa pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos e quebrou-se em sete peças.

Então o mestre disse:

– Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que viste durante a viagem.”


Os benefícios do Tangram

Para quem não conhece, o jogo é formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de “tans”. 

Com estas peças, é possível criar diversas formas e os benefícios desta atividade são muitos, tanto para os adultos quanto para as crianças! Enquanto os pequenos se divertem montando as figuras, eles treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas.

Além disso, este quebra-cabeça é capaz de estimular tanto a lado esquerdo do cérebro, responsável pela lógica, quanto o lado direito, que é encarregado das informações abstratas. Portanto, ao realizar esta atividade, exploramos e desenvolvemos várias áreas e habilidades.


Os conteúdos e conceitos geométricos necessários para a construção do Tangram são: 

Diagonal, equidistância, ponto médio, segmento de reta, vértices, paralelismo e figuras geométricas (quadrado, triângulo e o paralelogramo).

 

AS FRAÇÕES NO TANGRAM

O tangram é um jogo do tipo quebra-cabeças.

Para montar uma figura com peças do tangram é necessário seguir as seguintes regras:

Todas as peças do tangram devem ser utilizadas;

As peças não podem ficar umas sobre as outras (sobrepostas);

Cada peça precisa estar unida com outra peça, pelo menos, por um vértice. 

 

As figuras podem ser:

ANIMAIS, OBJETOS, CONSTRUÇÕES, FIGURAS GEOMÉTRICAS, PESSOAS, SÍMBOLOS, entre outros.

Alguns modelos de figuras:












Bons estudos!

Saudades de vocês  :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário