Olá, alunos!
Como estão?
Espero que bem!
Estou enviando esta atividade sobre Substantivo para vocês realizarem no caderno.
Após realizarem, por favor, tirem uma foto e enviem para um dos meus e.mails: reginaaguirre@prof.educacao.sp.gov.br  ou  profreginaaguirre@gmail.com
Estamos no segundo bimestre já e cada atividade valerá um conceito, uma nota.
Estou postando as atividades no Google Classroom também. Se você tem o acesso, poderá visualizar por lá.
Os códigos de acesso para o Classroom são:
6º ano A: dqjw57y
6º ano B: 6nljin5
6º ano C: bxpw3on
6º ano D: acrbykg 
Só mais um recado: Quem ainda não enviou o gabarito da AAP, por favor encaminhe foto para um dos e.mails acima, ok?
Vamos lá?
Bom trabalho a todos!
SUBSTANTIVO
1)     
Observe bem a
pintura abaixo:
Copie no seu caderno os exercícios e
responda-os . (Copie tudo o que
está nesta atividade).
2)      Imagine que você tenha passado suas férias num lugar
como esse. Usando sua sensibilidade e seu poder de observação, escreva os nomes
dos seres (coisas, objetos, animais, pessoas, lugares...) que você observou na
pintura.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)      As palavras que você escreveu servem para:
(    ) indicar ação
(    ) indicar uma característica
(    ) dar nomes a lugares, objetos, animais...
Essas palavras classificam-se como substantivos.
Substantivo é a palavra que dá nome às pessoas,
  aos animais, aos lugares, aos sentimentos, aos objetos, enfim, a todos os
  seres reais ou imaginários. 
 | 
 
4)      Leia o texto:
Gravadores
emplumados
(Por que os
papagaios repetem o que falamos?)
Os _____________________ são aves que vivem em
________________ numerosos e têm uma _________________ social complexa.  A comunicação vocal tem um _______________
importante em vários aspectos dessa vida social: no reconhecimento de
______________________ da mesma espécie, na manutenção da coesão do
________________, na procura de ________________ para o acasalamento.  Como muitas vezes esses __________________
têm de se incorporar a novos grupos, a capacidade de aprender novos “dialetos”
é fundamental.  Os animais mantidos em
___________________ estão privados de uma vida social normal – e por isso
repetem as _______________________ de quem encontram por perto: os
__________________.
            Se esses animais tivessem outro
papagaio com quem interagir, ignorariam as ___________________. É importante
lembrar que, além de este ______________________ social ser uma
____________________ cruel, é ilegal manter em cativeiro _________________
nativas brasileiras.
Eduardo B. Ottoni, professor do Departamento de
Psicologia Experimental da USP.
O Globo. Rio de Janeiro, 14/7/2002
a)     
Você entendeu o
que leu? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)     
Agora complete o
texto com os substantivos abaixo. Atenção ao sentido do texto.
pessoas – prática – isolamento –
  espécies – papagaios – grupos – papel – vida – parceiros – indivíduos – grupo
  – animais – cativeiro – vocalizações – humanos  
 | 
 
5)     
Releia o texto
com os substantivos. E agora? Deu para entender? Qual é o assunto principal do
texto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)      O que se pode concluir a respeito do emprego dos
substantivos no texto? Eles são importantes para o entendimento do texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nas próximas aulas estudaremos um pouco mais sobre os
substantivos, como sua classificação.
Mantenham sempre suas atividades em ordem!
Até a próxima!
Fiquem bem!
Profª Regina
Nenhum comentário:
Postar um comentário